Início Gatos 03 Dicas Práticas Para Lidar Com a Urina do Gato

03 Dicas Práticas Para Lidar Com a Urina do Gato

Lidar com a urina do gato é uma das partes mais difíceis de ter um gato. Os produtos de limpeza doméstica regulares não eliminam as manchas ou o odor, mas existem alguns métodos testados e comprovados que os donos de animais aperfeiçoaram ao longo dos anos. 

Obtenha dicas sobre quais métodos de limpeza funcionam melhor.

1 – Como limpar xixi de gato

Práticas Para Lidar Com a Urina do Gato-01
Imagem: (retirada do Google)

Como toda urina, a urina do gato é composta principalmente de uréia, urocromo e ácido úrico. O ácido úrico é o componente da urina que a torna tão difícil de limpar. 

A maioria dos produtos de limpeza elimina a ureia e o urocromo, muitas vezes criando a ilusão de que a urina foi removida. 

No entanto, o ácido úrico é feito de cristais que não são solúveis e se ligam firmemente às superfícies, portanto, os produtos de limpeza tradicionais não podem soltá-los ou dissolvê-los. 

Quando os outros componentes da urina são removidos, a aparência e o odor geralmente desaparecem temporariamente, apenas para voltar quando a área fica úmida. 

Os vestígios deixados para trás podem não ser perceptíveis para os humanos, mas os gatos ainda podem cheirá-los e são atraídos para a área para urinar.

Os métodos eficazes para se livrar da urina do gato variam de acordo com a idade da mancha. 

Existem vários métodos. Você pode até tentar uma combinação de métodos para limpar completamente a área.

Borrar primeiro

O primeiro passo para limpar qualquer acidente com urina é remover o máximo possível do líquido. Depois de fazer isso, é hora de aplicar uma das seguintes soluções de limpeza.

Vinagre

Para limpeza imediata, experimente primeiro o vinagre branco. Se a urina estiver em uma superfície sólida, como linóleo, uma mistura 50/50 de vinagre e água em um borrifador deve funcionar bem. 

Para tecidos e tapetes, tente absorver a urina primeiro com toalhas de papel. Em seguida, sature a área com vinagre. Deixe a área de molho e seque ao ar. Isso pode levar mais de uma aplicação. 

Se o odor persistir em alguns dias, ou se o seu gato continuar voltando para a área para urinar, você precisará usar um limpador enzimático.

Limpadores enzimáticos

Existem muitas marcas de limpadores enzimáticos. Alguns funcionam muito bem. Outros parecem não fazer nada. 

Um limpador enzimático eficaz realmente come os cristais de ácido úrico. A chave para fazer um limpador enzimático funcionar é tempo, paciência e saturação. 

As enzimas levam tempo para fazer seu trabalho e a área deve permanecer úmida ou elas param de funcionar. Uma maneira de evitar que a área seque é cobri-la com plástico. 

As manchas secas devem ser umedecidas, não encharcadas, com água antes da aplicação do limpador enzimático. 

Manchas muito antigas podem exigir várias aplicações antes que todo o ácido úrico seja removido. 

Os limpadores enzimáticos populares que podem ser encontrados na maioria das lojas de animais incluem marcas como:

2 – Urinar em locais impróprios

Imagem: (retirada do Google)

Os gatos aprendem a usar a caixa de areia praticamente sem treinamento. É instintivo e eles preferem viver em um lugar limpo. 

A prevenção é muito mais fácil do que limpar a urina do gato. Quando os gatos urinam longe da caixa de areia, há sempre um motivo.

Problemas com a caixa de areia

A maioria dos gatos não usará uma caixa de areia suja. Se o seu gato costuma “sair da caixa”, certifique-se de que a areia é trocada com frequência. 

Alguns gatos são mais exigentes do que outros sobre isso. 

Alguns gatos param de usar uma caixa de areia que foi movida, que não está em um local privado ou que está sendo usada por outros gatos. 

Portanto, mantenha a caixa bem limpa e forneça uma caixa para cada gato em sua casa.

Marcando território

Urinar é um comportamento de marcação. Gatos doentes, gatos sob estresse e gatos que se sentem ameaçados pela presença de um novo animal de estimação costumam pulverizar para marcar seu território e se sentirem mais seguros. Manchas de urina antigas podem estar causando o problema. 

Se um gato estiver pulverizando, a urina geralmente estará alta, mais ou menos no nível do nariz do gato, e não no chão, a menos que o gato esteja cobrindo o cheiro de urina velha. 

Mesmo a urina que é imperceptível para os humanos pode ser cheirada por cães e gatos. Eles continuarão a usar o local se houver algum resíduo deixado para trás. 

A esterilização e a castração geralmente resolvem esse comportamento, portanto, consulte seu veterinário sobre esse problema e examine seu gato para ver se uma doença pode estar envolvida antes de tomar qualquer decisão sobre alterar seu animal de estimação.

Problemas de saúde

Urinar em locais inadequados pode ser sinal de problemas de saúde. Infecções da bexiga, problemas renais e cristais na urina são alguns dos muitos problemas de saúde que podem fazer um gato urinar em lugares estranhos. 

Se o seu gato sempre foi bom em usar a caixa de areia e nenhuma mudança ocorreu dentro da casa, leve-o ao veterinário imediatamente. Ele pode ter uma doença com risco de vida.

3 – O Longo Caminho

Imagem: (retirada do Google)

Quase todos os donos de gatos terão que lidar com alguns percalços de urina ao longo da vida de seu animal de estimação. Um limpador eficaz é a solução mais rápida. 

No entanto, o potencial de qualquer agente de limpeza pode ser esgotado pelo uso contínuo, principalmente se você tiver carpetes ou pisos de madeira porosa. 

Os donos de animais de estimação que lidam repetidamente com odores de urina do gato podem se tornar quase imunes ao cheiro de sua própria casa. 

No entanto, seus convidados podem não ser tão indulgentes. 

Lembre-se de que, se esses problemas de urina do gato se tornarem concentrados e incontroláveis, você poderá eventualmente precisar de uma reforma séria em sua casa.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Sair da versão mobile