Início Gatos Por que seu gato deita no seu peito? Conheça 05 razões prováveis

Por que seu gato deita no seu peito? Conheça 05 razões prováveis

Por que seu gato deita no seu peito? É comum que os gatos escolham um membro da família para ser seu “parceiro de sono” e se deitem em cima deles, especialmente no peito.

Não há dúvida de que os gatos adoram deitar em lugares peculiares, que geralmente incluem partes do seu corpo. 

Mas por que seu gato está escolhendo deitar no seu peito? É possível que eles estejam buscando segurança, passando mal ou tentando se aquecer, entre outras explicações comuns. 

Descubra o que seu gato pode estar tentando se comunicar com você, deitando-se em seu peito.

Por que seu gato deita no seu peito?

O local de dormir do seu gato pode ser uma maneira de tentar enviar uma mensagem para você. Estas são as cinco razões mais comuns pelas quais eles podem estar no seu peito.

Eles querem o seu calor

Especialistas acreditam que os gatos se originaram do deserto , o que pode explicar por que eles procuram raios de sol e outros lugares quentes. 

E mesmo que a temperatura do seu corpo seja mais baixa que a deles (os gatos flutuam naturalmente entre 100 e 102,5 graus Fahrenheit ), você ainda está quente. Deitar em você é semelhante a deitar em um cobertor aquecido, portanto, sentir-se em casa em seu peito pode ser simplesmente um meio de regular a temperatura corporal.

Eles estão reivindicando você como seu território

Os gatos são naturalmente territoriais. 

Eles usam spray , bandeirolas e esfregam as bochechas (que contêm glândulas de cheiro) nas coisas como uma forma de reivindicá-las. Se você tiver outros animais de estimação em casa, seu gato pode estar deitado em seu peito para deixar seus feromônios em você para afirmar o domínio. 

Isso permite que outros animais de estimação saibam que você é o território deles. Gatos solitários também podem fazer isso se você acabou de sair de casa com outro animal – eles vão reclamar de você com o cheiro deles.

Por que seu gato deita no seu peito - 01
Imagem (retirada do Google)

Eles estão buscando segurança

Seu gato sabe que você é o pai e o protetor dele, então é compreensível que ele corra até você se alguém estiver mexendo com ele. 

Em lares com vários animais de estimação, não é incomum que um gato busque segurança ficando perto de seu dono. 

Eles sabem que você não vai deixar os outros gatinhos intimidá-los enquanto estiverem sentados em você.

Fique atento a outros sinais de bullying do gato , incluindo perseguir, esconder , assobiar ou urinar fora da caixa de areia. 

Se você perceber que seu gato está sendo perseguido, você pode trabalhar para criar uma casa calma com difusores de feromônio, adicionando poleiros para gatos e conversando com seu veterinário.

Eles não estão se sentindo bem

Infelizmente, o aumento do afeto pode ser um sinal de doença. 

Se o seu amigo felino de repente quiser deitar no seu peito ou se enroscar no seu colo, é possível que ele não esteja se sentindo bem. 

Os gatos são famosos por esconder sinais de doença como um instinto de sobrevivência, então é possível que algo esteja se formando internamente sem que seu gato mostre sinais externos.

Eles te amam

É possível que seu gato esteja simplesmente tentando dizer “eu te amo” nessa posição. 

O vínculo humano-animal é mutuamente benéfico; seu gato também ganha muito com seu relacionamento. 

Além das necessidades básicas, como alimentação, abrigo e assistência médica, você também oferece companhia e conforto. Então, seu gato pode estar demonstrando seu amor sentando em você.

Outras posições de postura do gato

Além de dormir no seu peito, há outros lugares onde seu amigo felino pode decidir tirar uma soneca.

Imagem (retirada do Google)
  • Na sua cabeça . Um gato pode dormir em seu travesseiro perto de sua cabeça pelas mesmas razões que eles dormem em seu peito – a cabeça é um lugar seguro e quente.
  • Em seus pés . A maioria dos gatos se sentará em seus pés se quiser protegê-lo, porque esse local permite que eles fiquem de olho nos predadores.
  • Entre suas pernas . Um gato profundamente ligado a você ou com frio pode dormir entre suas pernas.
  • Nas suas costas. Deitar de costas enquanto dorme pode ser uma posição protetora, pois você não consegue se defender enquanto dorme de barriga para baixo.

Considere quando esse comportamento começou

Se o seu gato deita no seu peito desde filhote, há uma boa chance de ser apenas o local preferido para dormir. 

No entanto, se esta for uma nova ocorrência, pode valer a pena investigar. Seu gato pode estar tentando lhe dizer algo. 

Monitore quaisquer outras mudanças em seu comportamento ou hábitos e, em seguida, leve-os ao veterinário para descartar quaisquer outras causas para esse novo ponto de sono. 

Se o seu gato parece saudável e feliz, você pode aproveitar esse tempo extra de carinho juntos.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Cuidado: 06 Doenças que gatos e humanos compartilham
Leia: Como Dar Banho no seu Gato de Estimação? 08 Dicas simples para você executar
Sair da versão mobile