Início Gatos Saúde e Bem-Estar Sintomas comuns de micose em gatos e como mantê-los afastados

Sintomas comuns de micose em gatos e como mantê-los afastados

Se o pelo do seu gato estiver sem brilho e ele estiver perdendo pelos em manchas circulares, é uma boa ideia aprender sobre os sintomas da micose em gatos. 

Esta condição não é um verme real, mas sim um fungo que pode se espalhar para outros animais e humanos em sua casa. 

Entender como detectar essa infecção e tratá-la com eficácia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu gato, sua aparência e prevenir a transmissão para outras pessoas.

Sinais de Micose em Gatos

As condições de pele em gatos podem se apresentar de maneira muito semelhante, por isso é importante aprender a diferenciar a micose de outras doenças.

Os gatos que sofrem do fungo da micose são atormentados por lesões esporádicas de perda de cabelo circular, e essas lesões tendem a parecer levemente irritadas e escamosas. Às vezes, o centro do “anel” contém uma pústula e o animal também pode parecer oleoso.

micose - 01
Imagem (retirada do Google)

Juntamente com esses anéis indicadores, os sinais de infecção por micose podem incluir o seguinte.

  • Cabelos quebradiços/quebrados
  • caspa extrema
  • calvície
  • Unhas com crostas
  • Derramamento excessivo, muitas vezes levando a um aumento de bolas de pelo
  • Prurido/automutilação
  • acne no queixo
  • Úlceras na boca

A maioria das lesões de micose é inicialmente encontrada em torno da cabeça, orelhas e regiões da cauda de um gato, mas uma infecção prolongada pode se espalhar e resultar em lesões por todo o corpo do animal. 

Também é possível que o fungo entre nos canais auditivos de um gato, levando a infecções crônicas no ouvido.

O que é Micose?

Apenas a palavra “micose” pode deixar algumas pessoas em pânico, mas a maioria não entende realmente o que é esse organismo. 

Embora algumas pessoas acreditem que é um verme, semelhante a outros vermes aos quais animais de estimação e pessoas podem ser suscetíveis , micose é na verdade o nome comum de um grupo de espécies de fungos.

Imagem (retirada do Google)

Deste grupo, o Microsporum canis é a causa mais comum de infecção por micose em animais de estimação e pessoas. 

Sim – a infecção é igualmente transferível entre cães, gatos e humanos. Então, a próxima pergunta é: como contraímos uma infecção por micose?

Transmissão de micose

A micose em gatos geralmente é contraída por meio do contato gato a gato, mas também pode ser contraída em equipamentos de higiene e alojamentos compartilhados. 

Os esporos de micose podem ser eliminados em qualquer lugar do ambiente, por isso são fáceis de pegar. 

Esse fungo parece preferir climas quentes e úmidos, mas como pode durar até 18 meses no ambiente, é possível contrair micose em quase qualquer época do ano.

Felizmente, um sistema imunológico forte geralmente é suficiente para evitar uma infecção completa em muitos casos. 

No entanto, gatos que sofrem de leucemia felina ou vírus da imunodeficiência felina correm maior risco de contrair o fungo devido a seus sistemas imunológicos suprimidos.

Como Diagnosticar Micose

A maioria dos casos de micose em gatos pode ser diagnosticada a partir das lesões reveladoras. 

No entanto, o fungo às vezes pode parecer fluorescente quando visto sob luz negra. Os métodos mais comuns de diagnóstico incluem o seguinte.

  • Exame visual das lesões.
  • Exame sob luz ultravioleta para avaliar se a área apresenta fluorescência.
  • Um exame microscópico dos cabelos arrancados da borda do anel, que pode revelar o fungo embutido nas hastes.
  • Uma amostra de uma das lesões crostosas pode ser cultivada para revelar crescimento fúngico.

Diagnóstico incorreto de micose na cauda de um gato

Um local muito comum para micose é o rabo de um gato. No entanto, a calvície neste local pode ser confundida com outras doenças. 

Alguns donos de gatos podem se preocupar com a perda de pelos na cauda devido a excesso de higiene, alergias, problemas nas glândulas anais, desequilíbrio hormonal ou trauma na cauda (como prendê-la em uma porta ou poltrona reclinável). 

Mas muitas vezes, isso é realmente micose. Da mesma forma, a perda de cabelo ou a formação de crostas nas têmporas podem se parecer com vários distúrbios de pele diferentes. É importante descartar a micose nesses casos.

Opções de tratamento

Se você suspeita que seu gato tem micose ou recebeu um diagnóstico de seu veterinário, existem algumas abordagens diferentes para o tratamento.

Pomada Tópica

Em alguns casos, uma infecção de micose menos avançada pode ser tratada raspando os pelos das áreas afetadas e aplicando um creme antifúngico, como o miconazol. 

Use apenas uma pomada em seu gato que tenha sido prescrita pelo seu veterinário. É importante evitar que os gatos lambam a pomada, por isso pode ser necessário um cone. 

Em raças de gatos de pelo longo, alguns veterinários recomendam raspar completamente o gato para erradicar o fungo nas hastes do pelo e revelar lesões ocultas que podem ser tratadas.

Imagem (retirada do Google)

Banhos ou Mergulhos Especiais

Um método comum usado em abrigos e hospitais veterinários é um mergulho de enxofre de cal. 

Esta solução interrompe o crescimento e a propagação da micose, mas pode ser cáustica se entrar nos olhos ou na boca de um gato. 

Existem diretrizes rígidas para banhos de enxofre de cal para garantir que funcionem de forma eficaz e para manter o gato seguro. 

Como o nome indica, a solução tem um cheiro terrível de enxofre e tingirá todas as partes de cor clara do pelo do seu gato de amarelo brilhante.

Medicação Oral

Às vezes, medicamentos antifúngicos orais, como o cetoconazol, também são usados ​​para curar uma infecção por micose, mas esse tratamento geralmente é reservado para infecções mais graves porque os medicamentos usados ​​apresentam risco de toxicidade.

Prevenção de infecções por micose

Evitar um caso de micose é certamente mais fácil do que tratá-lo, e existem medidas de proteção que você pode tomar para reduzir as chances de você e seu animal de estimação serem infectados.

  • Mantenha seu gato dentro de casa e longe de cães e gatos vadios.
  • Mantenha o seu ambiente, e especialmente a cama do seu gato, muito limpo.
  • Antes de trazer para casa um gato ou gatinho adotado, peça ao seu veterinário para examinar e possivelmente testar o animal quanto a micose.
  • Se comprar um animal de estimação de um gatil comercial, tente visitar um gatil fechado que não permita a entrada de outros animais de estimação no prédio.

Seja vigilante para pegar micose em gatos cedo

Micose não é uma sentença de morte, mas pode se tornar um problema crônico que prejudica severamente a qualidade de vida do seu gato. 

Ao dar ao seu gato a escovação semanal, reserve um momento para examinar o pelo em busca dos primeiros sinais de lesões na pele. 

Se você encontrar algo que pareça suspeito, entre em contato com seu veterinário imediatamente.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Convulsões Felinas: O que você precisa saber sobre e não ser pego de surpresa.
Leia: 26 melhores alimentos para gatos do mercado para qualquer necessidade
Sair da versão mobile