Início Gatos Saúde e Bem-Estar Gato com Diarreia: O que Fazer para Ajudar Seu Felino

Gato com Diarreia: O que Fazer para Ajudar Seu Felino

Você já se deparou com um gato com diarreia? No caso de um episódio de diarreia, é altamente recomendável procurar um veterinário o mais rápido possível.

A diarreia em gatos pode ser mais comum do que pensamos e, muitas vezes, é um sinal de que algo não está bem com a saúde do nosso amigo felino.

A manutenção do ambiente de higiene do seu gato não é apenas uma necessidade por questões de limpeza, mas também é um momento crucial para observar a saúde do seu pet.

Portanto, não há dúvidas de que a higiene do seu gato é uma prioridade, não apenas para manter um ambiente limpo, mas também para monitorar a saúde do seu pet.

No entanto, estamos aqui para oferecer algumas orientações que podem facilitar a sua jornada de cuidados com o seu gato nesse momento delicado.

Identificando um gato com diarreia: Quais são os sinais?

Gato com Diarreia-01
Imagem (retirada do Google)

Detectar um gato com diarreia não é uma tarefa complexa. Se notar que o seu felino está indo ao banheiro mais do que o habitual e suas fezes apresentam consistência líquida ou um aspecto incomum, é provável que ele precise de auxílio.

Adicionalmente, os gatos são conhecidos por seus hábitos de limpeza meticulosos.

Assim, alterações notáveis na limpeza do gato, como a presença de sujeira, odor forte ou desleixo, podem indicar um problema de saúde.

Por que meu gato está com diarreia? Quais são as causas?

Imagem (retirada do Google)

Assim como os humanos, os gatos também podem sofrer de perturbações intestinais. Os felinos são exigentes, e isso se estende à sua dieta. Uma pequena mudança na rotina alimentar pode resultar em uma manhã difícil para o seu gato.

As principais causas de diarreia em gatos incluem:

  • Parasitas – vermes podem causar problemas digestivos no seu gato. Gatos jovens e aqueles com vermifugação atrasada são os mais afetados;
  • Mudança na dieta – gatos podem ser muito específicos com relação à sua comida. Eles geralmente se acostumam com um tipo de ração e podem necessitar de algum tempo para se adaptar a uma nova;
  • Estresse – surpreendentemente, o estresse pode levar a diarreia em gatos! Preste atenção em gatos mais sensíveis;
  • Alergias ou intolerâncias alimentares – gatos podem ser alérgicos a diversos alimentos. Alimentos como frango, atum ou sardinha podem ser prejudiciais. E falando nisso, muito cuidado com o leite! Apesar da imagem comum de gatos adorando laticínios, a verdade é que o leite pode ser prejudicial aos felinos.

Recomendamos sempre procurar a orientação de um veterinário. Se o seu gato apresentar outros sintomas além da diarreia, a causa pode ser mais séria. Um gato com diarreia e vômito pode estar intoxicado e necessitar de atendimento especializado imediatamente!

Como o diagnóstico é realizado? E o tratamento?

Imagem (retirada do Google)

O veterinário questionará sobre o histórico do animal: se ele tomou vermífugo recentemente, se é vacinado e qual é a sua dieta. Após isso, ele realizará o exame físico.

Esse é o momento em que o gato será examinado de forma geral para checar se o pet não está desidratado ou apresentando sinais de outras condições médicas.

Ocasionalmente, apenas com o exame físico, o profissional é capaz de determinar um diagnóstico.

Contudo, é comum que o médico-veterinário solicite exames adicionais, como exames de sangue, fezes ou ultrassonografia abdominal. A prescrição do medicamento para um gato com diarreia será feita após a análise desses exames.

Lembre-se de que um gato com diarreia pode estar sofrendo de uma enfermidade grave que pode se agravar rapidamente. Portanto, é crucial procurar atendimento veterinário sem demora.

O que é o melhor tratamento para gato com diarreia?

Imagem (retirada do Google)

Seu primeiro recurso ao observar qualquer problema de saúde no seu gato deve ser a consulta a um médico-veterinário. Contudo, após o diagnóstico, existem algumas medidas simples para aqueles que querem saber mais sobre diarreia em gatos e como tratar essa condição.

  • Hidratação – Garanta sempre água limpa e fresca para o gato. Lembre-se de que gatos não gostam de água velha, suja ou morna. Uma ótima opção é ter um bebedouro tipo fonte, facilmente encontrados em lojas pet.
  • Descanso – Seu amigo de quatro patas precisará conservar energia para se recuperar. Portanto, evite atividades que o cansam! Gatos se estressam facilmente com barulho e agitação. Proporcione um ambiente tranquilo, calmo e confortável para o seu felino.
  • Nutrição – Apesar de estar com o sistema digestivo debilitado, o gato deve se alimentar bem para se recuperar. Assim, ofereça boas opções de ração para gatos com diarreia, conforme indicação do veterinário.

Tenha em mente que todo o tratamento deve ser orientado por um veterinário. Não tente administrar um medicamento para diarreia canina no seu gato, especialmente sem consultar um especialista.

Como prevenir a diarreia em gatos

Imagem (retirada do Google)

A diarreia é um problema comum nos gatos, e é provável que seu pet passe por algum desconforto intestinal ao longo da vida. No entanto, existem algumas precauções que podem ajudar a prevenir essa condição.

Manter a vermifugação em dia é fundamental para a saúde do seu gato. Outro aspecto crucial é fornecer uma ração de qualidade, feita com ingredientes saudáveis.

Dessa forma, você pode prevenir a diarreia e garantir uma vida saudável e feliz para o seu felino.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Como identificar se o seu gato está doente: 11 dicas úteis

Leia: A Importância da Dieta Específica para Gatos Castrados

Sair da versão mobile