Início Gatos Saúde e Bem-Estar A Importância da Dieta Específica para Gatos Castrados

A Importância da Dieta Específica para Gatos Castrados

A castração é uma demonstração de cuidado e responsabilidade com o seu felino. A partir desse procedimento, o tutor deve prestar atenção redobrada à alimentação do pet.

Mas, por que é tão importante os gatos castrados ter uma dieta adequada? Vamos esclarecer isso!

A Ligação entre Castração e Aumento de Peso nos Felinos

Após a castração, os gatos tendem a ganhar peso significativamente. Por quê? A resposta está nas mudanças fisiológicas que ocorrem após o procedimento.

A castração leva à diminuição de hormônios como estrogênio, estradiol e testosterona, impactando a regulação do apetite e nível de atividade do gato.

Os Efeitos Hormonais da Castração nos Felinos

O estrogênio, por exemplo, estimula a leptina, que controla o apetite e a saciedade. Com a diminuição do estrogênio, o gato torna-se menos ativo e mais propenso a comer em excesso.

A queda do estradiol também resulta em maior ingestão de alimentos, enquanto a diminuição da testosterona reduz a atividade física do macho, que deixa de buscar uma parceira sexual e defender o território.

Comportamento Alimentar Pós-Castração

A Importância da Dieta Específica para Gatos Castrados - 01
Imagem (retirada do Google)

A maioria dos tutores costuma disponibilizar comida à vontade para os seus pets. Porém, após a castração, essa prática deve ser revista.

Estudos mostram que tanto gatos machos quanto fêmeas apresentam aumento significativo de peso nos meses seguintes à castração.

Além disso, o metabolismo dos felinos castrados é menor, contribuindo ainda mais para o ganho de peso.

Para evitar o aumento excessivo de peso em gatos castrados, a alimentação deve ser ajustada de acordo com as recomendações do fabricante da ração e acompanhada por um profissional veterinário.

Os Riscos da Obesidade em Gatos

A obesidade em felinos está associada a uma série de problemas de saúde. Gatos obesos têm maior probabilidade de desenvolver diabetes, doenças articulares, doenças de pele não alérgicas e problemas urinários, como a formação de cálculos e urólitos. Por isso, é essencial garantir uma dieta adequada após a castração.

A Dieta Adequada para Gatos Castrados

Imagem (retirada do Google)

A alimentação de gatos castrados deve ser balanceada e conter menos energia metabolizável, entre 20% e 30% menos, em comparação à ração comum.

A dieta deve ser rica em proteínas e fibras, para ajudar na manutenção da massa muscular, controle da glicemia e saciedade. A adição de L-carnitina também é benéfica para a queima de calorias.

Assim que o gato se recuperar da cirurgia, é fundamental iniciar a transição para a nova dieta de forma gradual, evitando possíveis alterações gastrointestinais.

Variedade de Ração para Gatos Castrados

As rações específicas para gatos castrados estão disponíveis para todas as faixas etárias: filhotes, adultos e idosos.

Dessa forma, além de controlar o peso, a dieta também atende às necessidades nutricionais de cada fase da vida do felino.

Outras Medidas para Prevenir o Ganho de Peso

Imagem (retirada do Google)

Incentivar brincadeiras e atividades físicas, como simular caçadas e proporcionar enriquecimento ambiental com prateleiras altas, arranhadores, tocas e brinquedos inteligentes, são outras formas de ajudar a controlar o peso do gato castrado.

Visitas periódicas ao veterinário e o envolvimento de todos os membros da família no cuidado com o pet são essenciais para garantir a saúde do felino.

A Importância das Rações Úmidas

As rações úmidas são uma opção completa e balanceada para gatos castrados. Além de serem ricas em proteínas e auxiliarem no controle do peso, possuem maior teor de água, o que ajuda na prevenção de doenças do trato urinário.

Agora que você entende a importância de uma dieta adequada para gatos castrados, lembre-se de que cuidar da saúde do seu pet é uma responsabilidade do tutor.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Gatos podem comer laranjas?

Leia: Gatos podem comer carne de porco?

Sair da versão mobile