Início Gatos Como cortar as unhas de um gato

Como cortar as unhas de um gato

Aparar as unhas do seu felino deve fazer parte de sua rotina regular de cuidados. 

Com algumas instruções, algumas dicas úteis e um pouco de prática, você poderá saber como cortar as unhas de um gato de estimação em casa, em vez de depender do veterinário ou tosador para fazer isso por você.

Instruções para cortar as unhas de um gato

O processo real para aparar as unhas é bastante simples. 

No entanto, requer prática para dominar essa habilidade, bem como alguma cooperação de seu gato para realizá-la.

Suprimentos

  • O aparador de unhas de sua escolha
  • Lima de unhas, opcional
  • Pó adstringente , para parar qualquer sangramento

instruções

Antes de começar a aparar, despeje um pouco de pó adstringente na tampa do recipiente e mantenha-o próximo para o caso de cortar rapidamente. 

Para parar o sangramento, mergulhe a unha ferida no pó.

Aparar:

  1. Segure seu felino no colo com as patas voltadas para longe de você e trabalhe uma pata de cada vez.
  2. Com uma mão, pegue a primeira pata e pressione suavemente a parte superior de um dedo do pé e a almofada correspondente na parte inferior para expor a unha.
  3. Localize o centro rosa da unha, conhecido como sabugo, e planeje cortar mais ou menos na metade entre o sabugo e a ponta afiada da unha. O sabugo é o suprimento de sangue da unha e você deve evitar cortá-lo ou causará dor e sangramento.
  4. Segurando os aparadores com a mão oposta, corte a ponta afiada da garra. Se necessário, alise as arestas com pinceladas leves.
  5. Solte a pata e dê uma pequena guloseima ao seu gato.
  6. Repita o processo com cada garra que você cortar.

Assista a um vídeo de demonstração de corte

Os DVMs de recife oferecem uma demonstração prática de uma maneira segura de aparar as unhas dos gatos. 

Assista várias vezes para se familiarizar com o processo.

Condicionando seu gato para cortar as unhas

A American Society for the Prevention of Cruelty to Animals recomenda reservar um tempo para condicionar seu gato a ter suas patas manuseadas antes de tentar aparar suas garras. Este processo leva tempo e não deve ser apressado. 

Você pode trabalhar em uma pata ou até mesmo em um ou dois dedos de cada vez. Mova-se no ritmo que seu gato estiver disposto a aceitar até ganhar a confiança dele.

  1. Quando seu gato estiver sentado com você, manuseie suas patas com cuidado. Se ele se afastar no início, ofereça-lhe guloseimas para que ele comece a associar você a lidar com as patas dele com uma recompensa.
  2. Uma vez que ele não é tão sensível sobre ter suas patas tocadas, comece a massageá-las levemente e alimente-o com guloseimas como recompensa por sua cooperação. Aprender a aceitar essa leve pressão o preparará para expor as unhas.
  3. Como as garras de um gato são naturalmente retraídas na maioria das vezes, pressione suavemente cada almofada para expor a garra antes de aparar. Pratique isso em um dedo de cada vez, expondo brevemente a garra, procurando a localização do sabugo e, em seguida, soltando o dedo do pé e dando uma guloseima ao seu gato. Repita o processo com cada dedo até que seu gato aceite ter as unhas expostas.

Selecionando um aparador de unhas

Existem vários tipos de aparadores que você pode usar, e cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Tipos de aparadores de unhas
Corta unhas Esses cortadores de unha padrão podem funcionar bem para gatinhos jovens. Simplesmente corte as pontas afiadas das unhas. No entanto, se as bordas do aparador estiverem um pouco cegas, elas tendem a quebrar as garras de um gato adulto e deixar um corte irregular que exigirá lixamento.
aparadores de guilhotina Você coloca a unha do seu gato pela abertura do aparador e, em seguida, pressiona as alças para fazer a lâmina deslizar pela unha e cortá-la. A principal desvantagem é que é um pouco difícil acompanhar onde está o sabugo com esse tipo de aparador , o que pode ser um problema real se o seu gato mover a pata repentinamente enquanto você está aparando.
aparadores de tesoura Estes aparadores podem ser usados ​​em gatinhos e gatos adultos. Contanto que sejam nítidas, você obterá um corte limpo, quer as segure perpendicularmente ou horizontalmente enquanto apara. Você precisará substituí-los quando ficarem opacos, mas duram muito tempo.

Dicas que facilitam o corte

Ensinar um gato a aceitar o corte de unhas é mais fácil se você começar quando ele é um gatinho jovem, mas gatos de qualquer idade podem ser condicionados a aceitar que suas unhas sejam aparadas. 

Além da condição comportamental, você pode achar essas outras dicas úteis para ensinar seu gato a tolerar o corte de unhas:

  • Aparar é geralmente mais fácil quando seu gato está cansado, então planeje aparar quando ele estiver relaxado e com sono. Isso deve torná-lo mais fácil de lidar.
  • Às vezes é mais fácil pedir a outro adulto que segure o gato para você. Isso o deixará livre para se concentrar apenas em aparar as garras dele.
  • Sempre use aparadores afiados, independentemente do estilo que você usa. Os aparadores afiados fazem um corte limpo, enquanto os aparadores cegos fazem um corte irregular ou apenas parcial. Substitua seus aparadores assim que perceber que eles não cortam mais corretamente.
  • Você não precisa aparar todas as garras do seu animal de estimação de uma só vez. Você pode aparar algumas garras de cada vez ao longo de vários dias, se necessário. A chave é evitar estressar demais seu gato a ponto de ele sentir a necessidade de evitá-lo quando você estiver com os aparadores em mãos.
  • Recompense seu gato com frequência durante o processo de corte. Um pouco de atum ou algum outro petisco favorito pode eventualmente deixá-lo feliz em cooperar.

Procure ajuda quando necessário

Embora seja possível cortar as unhas do seu gato, não há nada de errado em pedir ao seu veterinário ou tratador para cuidar dessa tarefa se você se sentir intimidado em lidar com isso sozinho, especialmente se o seu gato for particularmente agressivo e se recusar a responder ao condicionamento. 

Pergunte se você pode observar como isso é feito e, em seguida, faça perguntas à medida que elas ocorrerem. Com esta instrução extra, talvez você se sinta confiante o suficiente para fazer o próximo corte sozinho.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Como tirar um gato de uma árvore?
Leia: O que torna os gatos malhados machos únicos? Mitos vs. Fatos
Sair da versão mobile