Início Gatos Adotando dois gatos: eles vão se dar bem?

Adotando dois gatos: eles vão se dar bem?

Adotando dois gatos são mais felizes do que um? Com a combinação certa, sua dupla felina pode viver uma vida mais saudável, alegre e longa. 

Existem muitas combinações que você pode levar para casa com base na idade ou parentesco.

Adotando dois gatinhos ao mesmo tempo

Trazer para casa um par de gatinhos não apenas duplica a diversão, mas também garante que seus animais de estimação sempre tenham companhia. 

No entanto, muitos proprietários ainda se perguntam se os irmãos gatinhos são o melhor caminho a seguir.

Ninhada

A maioria dos gatinhos vadios são encontrados em ninhadas – abandonados por suas mães devido à morte dela ou encontrados e recolhidos enquanto a mãe está procurando comida. 

Por isso, é comum ver casais ou grupos de irmãos de ninhada disponíveis para adoção. 

Esses gatinhos irmãos já estão ligados e podem servir de conforto e companhia um para o outro em seu novo lar.

Mas se você também tem um irmão , sabe que o relacionamento nem sempre é borboletas e arco-íris. 

Os gatos podem se comportar da mesma maneira. Não há garantia de que dois irmãos de ninhada se darão melhor do que dois gatos não aparentados, pois eles podem se separar quando amadurecerem. É algo que só o tempo dirá.

No entanto, em muitos casos, os gatinhos da mesma ninhada desenvolvem um vínculo especial. Existe até um fenômeno chamado “síndrome do companheiro de ninhada” que descreve o forte relacionamento que esses pares desenvolvem. 

Com a síndrome de ninhada, os irmãos são tão apegados que se tornam co-dependentes e podem até sentir ansiedade de separação quando estão separados. Esse comportamento é mais comum em cães do que em gatos.

Gatinhos sem parentesco

Combinar ninhadas diferentes não é incomum no ambiente de abrigo, pois o espaço e os recursos nem sempre são abundantes. 

Tente escolher um par de gatinhos com idade e personalidade semelhantes para aumentar suas chances de se darem bem. 

Novamente, não há promessa de que eles se tornarão melhores amigos ou não se separarão à medida que envelhecem.

Adotando dois gatos - 01
Imagem (retirada do Google)

Adotando dois gatos adultos ao mesmo tempo

Embora os gatinhos possam trazer tanta alegria para uma casa, eles também podem dar muito trabalho. 

Em vez disso, você pode estar interessado em adotar dois gatos adultos.

Pares Ligados

Muitos abrigos adotam duplas de gatos como pares unidos. 

Esses gatos provavelmente cresceram juntos e foram abandonados juntos devido à morte de seu dono ou alguma outra circunstância, ou talvez tenham se apegado no mesmo abrigo enquanto aguardavam a adoção. 

Na maioria dos casos, separar gatos com um vínculo especial pode resultar em dois gatos muito tristes. Por esse motivo, esses pares são frequentemente esquecidos pelos donos que procuram um gato e podem ter que esperar mais para encontrar seu lar definitivo. 

Portanto, se você deseja adotar dois gatos ao mesmo tempo, esta pode ser a oportunidade perfeita.

Embora esses gatos fossem melhores amigos em sua casa anterior ou no abrigo, sempre há uma chance de a dinâmica mudar depois que você os traz para casa. Tenha em mente que os felinos são muito sensíveis ao ambiente. 

Você ainda deve tomar medidas para iniciar uma transição calma e sem estresse para pares ligados.

Gatos adultos sem parentesco

Se acontecer de você se conectar com dois gatos adultos separados, você pode se perguntar se pode trazer os dois para casa. 

Esta é definitivamente uma possibilidade, mas também há uma chance de não funcionar. Os gatos são criaturas solitárias por natureza. 

Na natureza, eles normalmente caçam e comem sozinhos, embora algumas espécies de felinos formem colônias como um bando de leões. 

Assim, quando os gatos domésticos atingem a maturidade, geralmente há algum grau de luta territorial. Esta não é uma regra rígida, mas é frequentemente o caso.

O abrigo ou equipe de resgate deve entender a personalidade de cada gato e pode aconselhar se eles seriam uma boa combinação. 

Em geral, gatos com personalidades semelhantes são mais compatíveis; portanto, eles podem recomendar o emparelhamento de dois gatos calmos, dois gatos brincalhões e dominantes ou dois gatos tímidos. Além da personalidade, o gênero pode desempenhar um papel nos pares. 

Acasalar um gato macho castrado com outro gato macho ou fêmea castrado pode ser mais sensato, já que os gatos machos são tipicamente mais complacentes. 

Mas todos os gatos são indivíduos, por isso pode ser difícil prever como eles se envolverão.

Você pode perguntar à instalação se eles estariam dispostos a fazer um meet-and-greet com dois gatos de sua escolha. 

No entanto, isso pode não ser uma boa indicação de que eles tolerarão um ao outro, pois provavelmente ficarão nervosos no ambiente de abrigo estrangeiro. 

A única maneira de saber se eles realmente se conectarão é fornecer-lhes amor paciente enquanto os apresenta lentamente à sua casa.

Adotando dois gatos de idades mistas

Que tal um gatinho e um gato adulto? Este cenário pode ser o melhor dos dois mundos. É provável que o gato adulto assuma o papel dominante e coloque o seu novo gatinho no seu devido lugar, pelo que não terá de se preocupar com a dinâmica territorial. Mas você deve considerar a idade e a saúde do gato mais velho. 

Um gatinho indisciplinado pode ser demais para um gato idoso que simplesmente quer dormir o dia todo. 

Certifique-se de combinar seus níveis de energia para garantir que seu gatinho tenha um companheiro adequado.

Considerações ao adotar ou introduzir dois gatos

Qualquer que seja a faixa etária ou a relação dos dois gatos que você escolheu, há algumas coisas cruciais a serem lembradas.

  • Personalidades. É importante combinar as personalidades dos dois gatos que você traz para casa ou do seu novo gato com o animal de estimação existente. Compreensivelmente, um gato dominante apenas intimidará ainda mais um parceiro já tímido. Em vez disso, dois gatos tímidos podem se complementar de forma mais adequada, ou dois gatos confiantes que podem brincar com mais entusiasmo e manter um ao outro na linha.
  • Estado reprodutivo. Os hormônios podem não apenas desempenhar um papel no comportamento entre os gatos, mas também podem levar a gestações inesperadas – mesmo entre irmãos. Certifique-se de esterilizar ou castrar seus gatos na idade apropriada para garantir que isso não ocorra.
  • Introdução lenta. Você vai querer apresentar gradualmente seus novos animais de estimação uns aos outros e à sua nova casa. Confine o(s) recém-chegado(s) a uma sala separada para não sobrecarregá-los muito cedo. Crie experiências positivas em torno do novo ambiente e do novo companheiro de casa. Sempre supervisione todos os encontros até ter certeza de que os dois gatos se sentem confortáveis ​​um com o outro e com seu novo lar.
  • Abordar conflitos . Sempre existe a possibilidade de que seu gato existente ou ambos os novos gatos possam agir. Podem ocorrer conflitos sociais ou comportamentos passivo-agressivos individuais, como pulverização . Para evitar esses cenários, é importante preparar seus gatos para o sucesso com tempo, espaço e atenção adequados enquanto eles embarcam nessa transição. Seja paciente – pode levar semanas ou até meses para que seus gatos se relacionem.

Ajude seu felino a encontrar seu par

Adicionar um novo gato à sua casa ou adotar dois gatos ao mesmo tempo é uma experiência emocionante. 

Existem inúmeros benefícios em fornecer companheiros aos gatos, mas encontrar o par certo é fundamental para o sucesso de todos.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Brigas de Gatos: 08 Motivos mais comuns que causam e que podem ser evitadas
Leia: Porque os gatos não são amigáveis como os cães? Conheça 03 motivos
Sair da versão mobile