Início Gatos Como tranquilizar um novo gatinho escondido

Como tranquilizar um novo gatinho escondido

Não se preocupe se o seu novo gatinho escondido não quer sair do esconderijo; esse comportamento pode ser um mecanismo de enfrentamento para um animal de estimação assustado ou ansioso. 

Quer estejam escondidos debaixo da cama, atrás do sofá ou em qualquer outro lugar da sua casa, compreender as razões por detrás do esconderijo pode ajudá-lo a encontrar a melhor forma de confortar e tranquilizar o seu amigo peludo.

Lidando com um gatinho escondido que não quer sair do esconderijo

Embora você possa se sentir o único entusiasta felino que já enfrentou esse problema, você realmente não está sozinho. 

A maioria das pessoas já passou por esse mesmo cenário ao lidar com um gatinho. Assim que você vira as costas, o gatinho se divide em partes desconhecidas e você pode não vê-los por dias.

É certo que a situação pode deixá-lo frustrado e um pouco como um fracasso, mas o comportamento do seu gatinho na verdade tem menos a ver com seu apelo pessoal do que você pode imaginar. 

Vamos dar uma olhada mais de perto na situação de algumas perspectivas diferentes.

Lidando com um novo animal de estimação

Trazer para casa um novo gatinho pode ser uma experiência maravilhosa, especialmente quando você e sua nova responsabilidade se conhecerem melhor. 

No entanto, a personalidade de cada gatinho é única e você nunca pode prever como um indivíduo reagirá ao seu novo ambiente.

Alguns gatinhos são bastante ousados ​​e começarão a reivindicar sua casa como seu território a partir do momento em que entrarem pela porta. Isso pode até incluir a apresentação de seus outros animais de estimação residentes de uma maneira nada gentil. 

Por outro lado, alguns gatinhos são muito cautelosos ao entrar em um novo território, e ainda mais quando já existem outros animais de estimação na residência.

Em situações como essas, muitos gatinhos novos procurarão imediatamente por pequenos cantos afastados para se esconder. 

Infelizmente, a menos que você veja seu animal de estimação entrar no esconderijo escolhido, você pode não ter ideia de para onde eles foram. Você também pode não vê-los novamente por dias, mas tenha certeza de que, com tempo e paciência suficientes, eles acabarão surgindo em sua presença.

Dicas para evitar que um novo gatinho se esconda

gatinho escondido - 01
Imagem (retirada do Google)

Aqui estão algumas dicas a seguir sempre que você trouxer um novo gatinho para casa.

  • Antes de abrir a caixa de transporte e deixar o seu gatinho solto em casa, certifique-se de que o ambiente está seguro. Feche todas as portas que dão para fora ou para salas potencialmente inseguras, como garagem ou espaço de rastreamento.
  • Se possível, confine seu gatinho em um quarto pequeno com fácil acesso à caixa de areia, comida e água durante os primeiros dias. Isso lhes dará tempo para se acostumarem a um ambiente silencioso à medida que se acostumam com os níveis de ruído típicos de sua casa. Isso também ajuda o treinamento da caixa de areia a ter um bom começo.
  • Antes de fazer qualquer outra coisa, apresente ao seu gatinho a localização da caixa de areia e dos pratos de comida. Dessa forma, se o seu gatinho fizer um ato de desaparecimento, ele saberá para onde ir para cuidar dos negócios depois que todos forem para a cama.
  • Se o seu gatinho se esconder em sua casa, não tente arrastá-lo para fora do esconderijo. Isso pode realmente incomodá-los mais do que o necessário, e eles provavelmente desaparecerão novamente na próxima oportunidade.
  • Em vez disso, cuide da sua vida, falando calmamente consigo mesmo enquanto faz isso. Isso dará ao seu gatinho a chance de se acostumar com sua voz e também com sua “vibração”.
  • Preste atenção aos sinais de que seu gatinho saiu quando não há ninguém por perto. Você pode descobrir que a caixa de areia foi usada ou que os níveis nas tigelas de comida estão mais baixos do que antes.

Se você fornecer um ambiente calmo e não ameaçador, seu gatinho deve gradualmente começar a sair do esconderijo com mais frequência e por períodos mais longos, eventualmente assumindo seu lugar na hierarquia familiar.

Se eles continuarem a se esconder

Imagem (retirada do Google)

Você foi paciente e fez tudo corretamente, mas o gatinho ainda se esconde. O que deve ser feito? Bastante como isso acontece. 

A chave para o sucesso é construir a confiança do gato e usar seu senso natural de curiosidade para distraí-lo do esconderijo. 

A Cats Protection League faz algumas sugestões sobre como fazer isso:

  • Passe algum tempo na companhia deles : Sim, você já faz isso, mas você faz isso deitado no chão? As pessoas são gigantes para gatos e gatinhos, então torne-se menos ameaçador deitando-se no chão. Isso o torna menos imponente para eles investigarem.
  • Não olhe diretamente para eles : um olhar direto é um desafio para uma luta. Por mais que você esteja obcecado com a nova adição, evite encarar. Em vez disso, vire a cabeça para o lado e observe com o canto do olho.
  • Torne-se super irresistível : encontre as guloseimas para gatos mais saborosas, crocantes e irresistíveis que puder encontrar. Enquanto estiver deitado no chão, com a cabeça desviada, jogue uma ou duas guloseimas perto do gato. Agora feche os olhos e tire uma soneca. A ideia é não reagir de forma alguma se eles se aventurarem a pegar a guloseima. Isso aumentará a confiança deles. À medida que eles ficam mais ousados ​​e emergem com mais frequência, reduza gradualmente a distância em que você joga a guloseima. Eventualmente, você deve ser capaz de colocar uma guloseima na palma da mão e fazer com que ela a pegue.
  • Use apertos de mão com cheiro : para aqueles momentos em que você não pode passar tempo com eles, coloque uma peça de roupa em sua cama ou esconda-se. Isso os ajuda a se acostumar com o seu cheiro e a aceitá-lo.
  • Aumente a aposta com feromônios : Feliway é um feromônio sintético para gatos, que envia uma mensagem de cheiro dizendo ao gato que ele está seguro. Borrife suas mãos e roupas com spray Feliway , para se tornar o encantador de gatos, e use um difusor Feliway plug-in perto da cama.

Saiba que alguns gatos requerem um suprimento infinito de paciência. 

Alguns gatos são tão ansiosos ou medrosos que leva semanas, meses ou anos para conquistá-los… mas você chegará lá eventualmente.

O gato que começa a se esconder

Imagem (retirada do Google)

Se o seu gato normalmente sociável começar a se esconder, a primeira coisa a fazer é se perguntar: “Por quê?” As chances são de que eles se sintam ameaçados, assustados ou ansiosos e estejam obedecendo ao seu instinto natural de ir para o chão. 

Em vez de forçá-los a sair do esconderijo, seja um detetive e procure pistas sobre o que mudou em seu mundo. 

Pode ser que um vira-lata invadiu seu espaço, você pode ter reformas em andamento, construção externa ou eles não gostam do novo cachorro.

Esconder-se gradualmente ou repentinamente também pode ser uma indicação de doença em gatos. 

Um gato que não se sente bem não se aventura com tanta frequência e pode se esconder em lugares confortáveis ​​longe dos outros. 

Mesmo que seu gato não pareça doente, uma ida ao veterinário pode revelar quaisquer doenças ocultas ou lhe dar a tranquilidade de saber que seu amigo está bem.

O Animal Planet sugere que, depois de identificar a causa do esconderijo, pense na melhor forma de corrigi-lo. 

Isso pode exigir um pensamento lateral, como confinar o gato em um quarto com banheiro privativo completo, até que o trabalho de construção seja concluído. No entanto, uma coisa é certa: nunca os force a sair do esconderijo. 

Na verdade, o oposto é verdadeiro. Tente fornecer a eles esconderijos extras ( caixas de papelão vazias funcionam bem) em cada cômodo. 

Os gatos gostam de se empoleirar, então as árvores para gatos com patamares cobertos podem servir como um ótimo ponto de vista para ver toda a sala. 

Então eles estarão mais propensos a se aventurar novamente, sabendo que nunca estão longe da segurança.

Socializando um gato de rua

Imagem (retirada do Google)

Socializar um gato de rua ou felino costuma ser mais difícil do que fazer amizade com um gatinho que já está acostumado a conviver com pessoas. 

Se por acaso você encontrar um vira-lata escondido embaixo da sua varanda, em seus arbustos ou morando em sua garagem, é muito importante que você não tente puxar o animal de seu esconderijo. 

Isso provavelmente fará com que eles tenham mais medo de você. É mais produtivo conquistar a confiança do gatinho aos poucos até conseguir convencê-lo de que você só tem a melhor das intenções.

  • Comece colocando comida e água perto de seu esconderijo.
  • Certifique-se de falar suavemente com eles ao fazê-lo e sempre que passar por sua localização.
  • Eventualmente, você deve ser capaz de permanecer à vista deles quando eles chegarem aos pratos.
  • Tente diminuir a distância um pouco a cada dia até estar ao alcance do braço do gatinho quando ele jantar.
  • Quando estiver dentro desse intervalo, comece a trazer uma guloseima especialmente tentadora, como uma sardinha. Se você tiver sorte, poderá atrair o gatinho um pouco mais para perto, mesmo que tenha que jogar a guloseima no chão para convencê-lo a pegá-la.
  • Se tudo correr como planejado, o gatinho acabará querendo pegar a guloseima de sua mão. Se você for lento e gentil, poderá tocar o gatinho brevemente neste momento.
  • Continue neste caminho até que o gatinho permita que você o acaricie livremente. Assim que puder, o gatinho provavelmente vai parar de se esconder e procurar sua companhia por vontade própria.
  • Gatinhos de rua podem transmitir doenças, por isso é uma boa ideia proteger você e qualquer outro animal de estimação até que o gatinho tenha visto o veterinário.
  • Assim que eles confiarem em você, leve-os para uma verificação de bem-estar e para serem esterilizados ou castrados. Mesmo que você não consiga manter o gato de rua como animal de estimação, esterilizá-lo ajudará a manter a população de rua baixa. Muitos programas Trap, Neuter, Release (TNR) cuidarão do custo para que você não precise.

Tempo e Paciência

É o instinto natural de um gato se esconder quando está ansioso. No entanto, não há atalhos, e forçá-los a deixar um santuário apenas os traumatizará. 

Siga as dicas acima, seja paciente e, eventualmente, você ganhará a confiança deles. 

O resultado final é um belo relacionamento com seu amigo peludo baseado na confiança e compreensão mútuas: uma coisa maravilhosa pela qual vale a pena esperar.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Caixas de Papelão: 06 Motivos para os gatos gostarem tanto dela
Leia: Como fazer mudança com gato? 04 Formas menos estressantes
Sair da versão mobile