Início Gatos O que fazer se um gato está deitado em sua caixa de...

O que fazer se um gato está deitado em sua caixa de areia

Pode parecer estranho encontrar seu gato está deitado em sua caixa de areia, mas esse é um comportamento comum. 

As razões por trás disso podem variar de condições médicas a ansiedade e estresse. 

É importante determinar por que seu gato está dormindo na caixa de areia para que você possa aliviar os motivos pelos quais ele sente necessidade de fazer isso.

Por que meu gato deita na caixa de areia?

Os gatos são animais muito limpos, por isso os donos devem se preocupar sempre que um gato decidir deitar e até mesmo dormir em sua caixa de areia. 

É um sinal claro de que algo está errado com seu gato, o que pode significar que ele está doente ou sob muito estresse.

Seu gato pode ter problemas urinários

Uma das razões médicas mais comuns por trás dos gatos que deitam na caixa de areia são as infecções do trato urinário. 

Não é tanto nesses casos que o gato está dormindo na caixa de areia, mas eles podem passar muito tempo na caixa porque estão se esforçando para ir. 

Outro problema urinário comum que afeta mais os gatos machos do que as fêmeas são os cristais na urina, que podem ser muito dolorosos e possivelmente fatais se não forem tratados imediatamente. 

Se você perceber que seu gato está repentinamente ficando na caixa de areia por longos períodos de tempo, está bebendo mais do que o normal e não está vendo muita urina na caixa, uma visita ao veterinário é necessária imediatamente.

Seu gato pode ter uma condição médica

Alguns gatos com um sério problema médico subjacente permanecerão na caixa de areia, e essas condições não precisam estar relacionadas ao trato urinário. 

A razão pela qual seu gato pode ficar na caixa e deitar lá é porque, quando não está se sentindo bem, a caixa de areia pode parecer um lugar seguro para se estar. 

Os gatos tendem a se esconder quando estão doentes ou estressados, e as caixas de areia, principalmente as cobertas, são locais bons e familiares para um gato se esconder.

apetite e esconde-esconde excessivo, leve-o imediatamente para um check-up veterinário.

gato está deitado em sua caixa de areia - 01
Imagem (retirada do Google)

Seu gato pode estar sentindo ansiedade e estresse

Assim como os gatos doentes tendem a se esconder, os gatos ansiosos também usam o esconderijo como uma forma de lidar com a situação. 

Se algo aconteceu em sua casa para estressar seu gato, você pode vê-lo deitado ou dormindo na caixa de areia. Exemplos são adicionar um novo animal de estimação à casa, trazer um bebê para casa ou durante uma forte tempestade ou fogos de artifício. 

Os gatos, em particular , reagirão a um novo gato em casa dessa maneira, pois podem querer estabelecer seu “território” ao redor da caixa de areia para o felino desconhecido. 

Há várias coisas que você pode fazer nessa situação:

  • Fale com o seu veterinário sobre a possibilidade de dar ao seu gato algum medicamento anti-ansiedade para ajudar a aliviar o estresse
  • Certifique-se de ter várias caixas de areia se adicionar um novo gato à casa. Idealmente, você deve ter pelo menos uma caixa a mais do que gatos, portanto, uma casa com dois gatos deve ter três caixas e assim por diante.
  • Tente passar tempo com seu gato para ajudá-lo a se sentir menos ansioso, como brincar com ele , escová-lo ou apenas acariciá-lo.
  • Aumente o exercício do seu gato adicionando alguns brinquedos interativos para eles , árvores e poleiros para gatos, e até mesmo considere treiná-los para caminhadas.

Você se mudou para uma nova casa

Relacionado ao estresse, é muito comum que os gatos se escondam e durmam em sua caixa de areia após uma mudança para uma nova casa. 

Os gatos são muito sensíveis às mudanças em seu ambiente, e uma nova casa está cheia de sons, imagens e cheiros que inicialmente serão avassaladores para um gato. Gatos mais tímidos e quietos terão mais dificuldade do que os mais ousados ​​e extrovertidos. 

É normal que os gatos fiquem em suas caixas de areia por alguns dias em uma nova casa, pois é um lugar que cheira familiar para eles e parece um esconderijo seguro. 

Na maioria dos casos, se você permitir que o gato saia sozinho, ele acabará explorando a nova casa e se acostumando. 

Se você tem um gato sensível, também pode querer falar com seu veterinário sobre algum medicamento anti-ansiedade temporário. 

Você também pode colocar uma caixa de papelão ou umesconderijo de gato feito comercialmente ao lado da caixa de areia para ver se ele a usa.

Uma gata grávida está pronta para dar à luz

Se sua gata está grávida e começa a se aconchegar em sua caixa de areia, isso é um sinal de que ela pode estar pronta para dar à luz muito em breve. 

Os gatos procuram um espaço seguro e fechado para dar à luz seus filhotes. Se você não fornecer uma vaga, eles procurarão a próxima melhor alternativa. 

Nesta situação, forneça à sua mãe gata uma caixa macia e limpa onde ela possa dar à luz.

Mantenha-a perto da caixa de areia para que ela possa ter acesso fácil sem precisar se afastar muito dos filhotes.

Você mudou a ninhada

Se você sempre usou um tipo de areia , como areia de barro, e depois mudou para um tipo completamente diferente, como papel reciclado, pinho ou cristais, seu gato pode ficar confuso. 

Às vezes, um gato se aconchega em um novo tipo de areia porque não a associa ao local onde faz “suas necessidades”. Neste caso, tente desacelerar a mudança da ninhada para uma mistura de metade do tipo antigo e metade do novo. 

Faça isso por alguns dias e depois diminua a proporção do tipo antigo para cerca de 25% e, em seguida, esmaeça completamente nos próximos dias.

Lidando com gatos deitados na caixa de areia

Se o seu gato começar a deitar e até dormir na caixa de areia, é aconselhável ligar primeiro para o veterinário, pois isso costuma ser um sinal de um problema médico. 

Se for devido ao estresse, seu veterinário pode prescrever medicamentos anti-ansiedade enquanto você trabalha em um plano para fornecer ao seu gato mais enriquecimento físico e mental para que ele se sinta melhor. 

Algumas gatas terão esse comportamento apenas temporariamente em relação a eventos estressantes, como mudança para uma nova casa ou, em alguns casos, se estiverem prontas para dar à luz. 

Fornecer a eles um lugar alternativo para ficar pode aliviar o problema, pois você não quer que eles continuem dormindo e ficando em uma caixa de areia anti-higiênica.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Quantas vezes um gato deve fazer xixi? A Resposta Saudável
Leia: Com que frequência trocar a areia do gato: guia rápido por tipo
Sair da versão mobile