InícioGatosComo fazer repelentes caseiros para gatos?

Como fazer repelentes caseiros para gatos?

Às vezes, você precisa manter os gatos longe dos móveis ou de certas áreas da sua casa, como balcões de cozinha. 

Anúncios

Uma maneira eficaz de fazer isso é combinar a modificação de comportamento usando reforço positivo com alguns repelentes caseiros simples e seguros para gatos.

Mantenha um gato longe de áreas problemáticas

A melhor maneira de manter um gato longe de áreas nas quais você não deseja que ele entre é bloqueando completamente o acesso, como com uma porta fechada. 

Anúncios

No entanto, isso nem sempre é possível com a disposição das casas e apartamentos. Usar um repelente de gato pode impedir que seu gato entre em áreas que você deseja que ele saia ou pule, mas só será realmente eficaz se você fornecer a seu gato um lugar igualmente desejável para ele ir.

Repelentes caseiros para gatos

A maioria desses repelentes para gatos pode ser feita de forma barata com alguns suprimentos disponíveis em sua mercearia, loja de ferragens ou artesanato local. 

Certifique-se de usar itens seguros para o seu gato, pois deseja que o repelente seja irritante, mas não prejudicial ou tóxico de forma alguma.

Anúncios

Esteira para gatos

Este repelente funciona criando uma superfície na qual seu gato não vai gostar de andar, colocada como uma barreira em torno de áreas fora dos limites, como plantas da casa ou seus balcões. Para este repelente, você precisará destes suprimentos:

  • Fita dupla face, adesiva em ambos os lados e três polegadas de largura
  • Um tapete de cadeira de chão de plástico: Este é o tipo de tapete que você coloca sob uma cadeira de escritório e é transparente na parte superior com pontas de plástico na parte inferior. Certifique-se de que as pontas estejam arredondadas, pois você deseja que sejam desconfortáveis ​​para o gato, mas não afiadas o suficiente para machucá-lo.
  • Boa tesoura afiada para cortar o tapete de plástico

Para fazer o tapete de espinhos para gatos, siga estas etapas:

  1. Primeiro, você precisa encontrar todos os lugares que não quer que seu gato vá. Faça um mapa ou planta baixa de onde você fará seus limites. Lembre-se, isso não é para sempre, mas o tempo suficiente para treinar seu gato.
  2. Depois de ter seu plano, você deseja cortar a fita e colocá-la no chão onde não deseja que o gato vá.
  3. Em seguida, corte o tapete plástico na mesma largura da fita que acabou de cortar e coloque-o em cima da fita, certifique-se de colocá-lo de cabeça para baixo com as pontas de plástico voltadas para cima.

Repelentes à base de perfume

Anúncios

Outra maneira de impedir que os gatos acessem certas áreas é usar o cheiro. Existem muitos aromas, como lavanda e cítricos, que os humanos acham agradáveis, mas os gatos acham ofensivos e evitam. 

Esses repelentes podem ser usados ​​para manter os gatos longe de qualquer área, como balcões ou plantas domésticas, mas podem não ser tão eficazes quanto maior a área, os cheiros funcionam melhor em locais menores onde podem ser concentrados. Alguns repelentes de cheiro comuns incluem:

  • Uma mistura em um borrifador de canela, alecrim, lavanda, tangerina e vinagre.
  • Uma solução de quantidades iguais de vinagre de maçã e água em um borrifador.
  • Borrife uma pequena quantidade de suco de limão ou laranja fresco em um borrifador com duas gotas de óleo de eucalipto.

Outra opção é pegar qualquer uma dessas soluções e colocá-las em um pequeno difusor compatível com óleos essenciais e colocar na área que você deseja que seu gato evite.

Repelentes de ruído

Alguns donos de gatos fazem “armadilhas de ruído” colocando itens que farão um som alto se o seu gato entrar na área. Eles são comumente usados ​​em áreas nas quais o gato está pulando, mas não consegue ver a superfície do fundo, como o balcão da cozinha. 

Os itens podem ser alguns utensílios de metal, balões, latas de refrigerante vazias, bolinhas de gude ou potes. 

O problema com essas armadilhas é que elas podem assustar seriamente o seu gato, o que pode causar outros problemas de comportamento, sem mencionar que podem danificar o seu piso, dependendo do que você usa e do piso que possui. 

Seu gato também pode se machucar pulando do balcão com medo.

repelentes caseiros - 01
Imagem (retirada do Google)

Repelentes de textura

Seguindo a mesma ideia do tapete para gatos, você pode colocar itens em torno de áreas em que seu gato não deveria ir, evitando que ele ande ou pule. 

A folha de alumínio é uma substância que os gatos não gostam e colocar folhas ao redor de uma planta da casa ou nas bordas de um balcão pode ser um impedimento para alguns gatos.

Usando um repelente de gato de forma eficaz

Depois de fazer o repelente para o seu gato e colocá-lo onde deseja que o gato fique longe, forneça um lugar para o seu gato que ele vai adorar. 

Algumas ideias excelentes são arranhadores para gatos , árvores para gatos com várias camadas , prateleiras para gatos na parede, poleiros para janelas e brinquedos para abrir túneis. 

Alguns gatos até enlouquecem com uma simples caixa de papelão usada que pode funcionar se você tiver espaço e não se importar que fique em sua casa. 

Siga estas etapas depois de criar um local, ou vários locais, para ele:

  1. Leve-o ao seu “lugar feliz” algumas vezes ao dia.
  2. Fale com ele com uma voz alegre, escove-o, brinque com brinquedos e dê-lhe guloseimas ali. Basicamente, você quer usar o que ele mais ama para mostrar a ele que este é um lugar incrível para sair.
  3. Esfregue a área com catnip também para torná-la mais atraente.
  4. Sempre que seu gato se aproximar do local indesejável quando você estiver em casa e puder supervisionar, simplesmente pegue-o com calma e leve-o para o “lugar feliz” e reforce-o com coisas boas por estar ali.
  5. Seja paciente, pois esse processo pode levar algum tempo, mas eventualmente seu gato vai querer estar onde as coisas boas acontecem e evitar lugares que são desagradáveis ​​de se estar.
repelentes caseiros - 02
Imagem (retirada do Google)

Redirecione seu gato

Repelentes para gatos, sejam comprados em lojas ou caseiros, podem fazer um bom trabalho em manter seu gato fora de lugares e longe de seus móveis, mas eles são tão bons quanto seu plano de treinamento. 

Isso significa fornecer a seus gatos locais alternativos “aprovados” para gatinhos que eles acharão agradáveis ​​e ensinar seu gato com paciência e reforço positivo. 

Se você for consistente e trabalhar com a personalidade única do seu gato, você deve tê-lo gravitando em direção ao seu “lugar feliz” em breve!

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Presentes para Amantes de Gatos: 30 Ideias surpreendentes para se inspirar
Leia: Raças de gatos verdadeiramente diferentes
ARTIGOS RELACIONADOS