InícioGatosSaúde e Bem-EstarPorque meu gato chora quando meu marido vai embora?

Porque meu gato chora quando meu marido vai embora?

Meu gato chora quando seu outro significativo sai da sala? Este é um sinal de um problema muito comum encontrado pelos donos de gatos – ansiedade de separação. 

Anúncios

Também indica que seu gato se agarrou ao seu marido como seu principal cuidador.

Os gatos podem ficar ansiosos quando são deixados sozinhos por longos períodos de tempo. 

Anúncios

Isso é chamado de ansiedade de separação e pode ser doloroso para nós e nossos gatos. É um equívoco comum pensar que os gatos são animais muito independentes e pouco sociáveis. 

Na verdade, os gatos precisam de atenção e carinho como todos nós. É certo que às vezes eles têm uma maneira estranha de mostrar isso, mas eles o fazem!

Então, o que significam aqueles miados tristes do gato? Vamos explorar o motivo pelo qual seu gato pode chorar quando você ou seu parceiro sai da sala.

Anúncios

Sinais de ansiedade de separação

Porque meu gato chora quando meu marido vai embora - 01
Imagem (retirada do Google)

O vínculo entre um gato e seu cuidador pode ser muito forte e, em uma casa com vários humanos, os gatos geralmente selecionam um indivíduo em particular como seu favorito.

O vínculo entre nós e nossos gatos pode ser muito forte, por isso é natural que nossos gatos fiquem chateados quando se deparam com a perspectiva de serem deixados sozinhos. 

Anúncios

No entanto, se o seu gato está sempre chorando quando você ou seu parceiro saem da sala, isso pode ser resultado de apego excessivo, onde eles não lidam quando não estão na presença de seu cuidador principal com quem eles formaram um apego .

Se seu gato só fica chateado quando seu marido sai do quarto ou de casa, é um sinal de que seu gato o percebe como seu principal cuidador.

Eles geralmente expressam seus sentimentos miando excessivamente alto ao primeiro sinal de que saímos da sala. 

Eles podem tentar seguir você ou seu parceiro porta afora também. Qualquer gato pode sentir ansiedade de separação em qualquer idade e afeta gatos machos e fêmeas.

Sinais de que seu gato tem ansiedade de separação:

  • Vocalização excessiva
  • Micção fora da caixa de areia
  • Defecação fora da caixa de areia
  • Excesso de higiene
  • Comportamento destrutivo na casa
  • Hiper apego a uma pessoa
  • Carregar brinquedos na boca

Se você quiser saber o que seu gato está fazendo quando você ou seu marido vão embora, você pode configurar uma câmera de gato ou CCTV para monitorá-los.

O que causa a ansiedade de separação?

Porque meu gato chora quando meu marido vai embora - 02
Imagem (retirada do Google)

Se o seu gato se tornou particularmente apegado ao seu marido, ele pode se sentir inseguro e inseguro quando ele for embora.

A ansiedade de separação geralmente é desencadeada por uma grande mudança ou um incidente traumático. 

Pode ser algo como uma viagem ao canil enquanto você está de férias, sendo realojado ou uma visita noturna ao veterinário.

Outras coisas que podem desencadear a ansiedade de separação incluem a morte de um membro da família ou a adição de um novo membro da família (animal ou humano) ou uma grande mudança em sua rotina de qualquer forma. Alguns gatos podem desenvolvê-lo, por exemplo, se o dono estiver trabalhando em casa e depois passar a trabalhar em um escritório.

Certas coisas também predispõem seu gato à ansiedade de separação. Esses incluem:

  • Viver dentro de casa com apenas um cuidador principal
  • Ser o único gato da casa
  • Sendo alimentado com mamadeira , desmamado muito cedo ou órfão

Como diagnosticar a ansiedade de separação?

Porque meu gato chora quando meu marido vai embora - 03
Imagem (retirada do Google)

A ansiedade de separação em gatos pode apresentar sintomas também observados em gatos doentes; 

é importante descartar a doença antes de assumir que a ansiedade de separação é a culpada.

O importante a lembrar é que, embora a ansiedade de separação possa ser uma mudança comportamental, também pode ser uma indicação de um problema de saúde subjacente. 

O primeiro passo no diagnóstico deve ser uma visita ao seu veterinário para descartar quaisquer problemas médicos.

Se o seu gato tiver um atestado de saúde física, ele poderá aconselhá-lo sobre questões comportamentais ou encaminhá-lo a um especialista em comportamento felino. 

É importante prestar atenção ao comportamento do seu gato e observar quaisquer mudanças ou qualquer coisa estranha que você esteja percebendo pela primeira vez.

Tratamento para ansiedade de separação em gatos

Porque meu gato chora quando meu marido vai embora - 04
Imagem (retirada do Google)

É possível resolver a ansiedade de separação.

A maioria dos problemas de ansiedade de separação pode ser resolvida com relativa facilidade por meio da modificação de horários e rotinas ou do ambiente do seu gato. 

Isso depende de quanto tempo o problema está acontecendo e também do que desencadeou o comportamento em primeiro lugar.

Um exemplo de como você pode modificar o ambiente de vida do seu gato inclui fornecer enriquecimento para o seu gato. 

Existem muitas maneiras de alterar o ambiente do seu gato para mantê-lo ocupado e divertido. Qualquer tipo de brinquedo que os faça trabalhar ou caçar para comer funciona muito bem. Os gatos são caçadores instintivos. Eles prosperam com estimulação mental e física.

Você pode comprar alimentadores de quebra-cabeça para eles, que liberam comida quando são jogados. 

Você também pode iniciar uma sessão de jogo antes que você ou seu parceiro saiam. As varas de pescar são ótimas para estimular o seu gato e fazer com que ele gaste alguma energia. Alguns gatos também ficam loucos por catnip.

Você pode deixar a televisão ou o rádio ligados enquanto você ou seu parceiro estiverem fora. Isso funcionará como um ruído de fundo para eles e os fará sentir que há pessoas na casa e eles não estão sozinhos. 

Você pode considerar uma câmera Wi-Fi interativa. Isso permite que você converse com seu gato quando não estiver em casa. Alguns até dispensam guloseimas para o seu gato!

A reação sua ou de seu parceiro ao seu gato também pode desempenhar um papel importante na redução da ansiedade de separação. 

Você pode recompensar o bom comportamento dando atenção ou uma guloseima ao seu gato quando ele estiver relaxado e não tentar se envolver com você. Quando você sair e voltar para sua casa, fique o mais calmo possível.

Apenas reconheça e cumprimente seu gato quando ele estiver calmo e tranquilo. Procure reforçar o bom comportamento com elogios ou guloseimas e ignore completamente o comportamento indesejado.

É importante ter uma rotina rígida e consistente de manhã e à noite ou a qualquer hora que você esteja saindo e voltando. 

Isso dará dicas ao seu gato para que ele saiba o que vai acontecer a seguir e possa seguir o cronograma. Isso ajuda, pois se for uma rotina consistente, eles estarão familiarizados com tudo e serão capazes de prever o que está por vir, causando menos estresse e ansiedade.

Você também pode tentar alterar o comportamento do seu gato condicionando-o. Você pode ensiná-los a associar um objeto com segurança e tranquilidade. 

Por exemplo, você pode trazer um brinquedo especial ou cobertor sempre que eles estiverem calmos e relaxados e oferecer-lhes guloseimas, agitar e acariciar.

Pode ser um brinquedo especial com o qual você brinca de vez em quando. Eventualmente, seu gato aprende a associar aquele objeto com experiências felizes e calmas.

Você pode trazê-lo para fora quando você ou seu parceiro estiverem saindo, para que seja uma fonte de conforto para eles. 

Se o seu gato estiver muito ansioso, você pode ter que tomar medidas para apenas deixá-lo com o objeto e sentar-se do outro lado da sala, depois se afastar lentamente até poder sair da sala e depois da casa.

Seu gato pode estar mostrando sinais de angústia em certas pistas, por exemplo, você ou seu parceiro colocando os sapatos e o casaco. 

Se for esse o caso, ao fazer essas coisas, você pode dar uma guloseima ao seu gato.

Isso os condicionará a associar a ação a algo positivo e reduzirá sua ansiedade. Essas são formas suaves de modificação comportamental que levarão um pouco de tempo antes de você ver grandes resultados.

Existem também alguns medicamentos que podem ser prescritos pelo veterinário para o seu gato para ajudar na ansiedade de separação. 

Um exame físico completo e avaliação são necessários antes que isso aconteça. Se você tiver alguma dúvida, é melhor marcar uma consulta o mais rápido possível.

Você também pode comprar difusores plug-in especiais que liberam produtos químicos chamados feromônios, como o Feliway. Estes são projetados para acalmar e relaxar seu gato em sua casa.

Coisas a evitar se o seu gato tiver ansiedade de separação

Adotar outro gato pode parecer uma solução para a ansiedade de separação em gatos, mas pode causar mais problemas.

Essas coisas podem parecer úteis para começar, mas, infelizmente, acabam causando mais problemas.

Um deles está pegando outro gato . Alguns donos acham que, se conseguirem uma companhia para o gato, não ficarão sozinhos. 

A menos que seu gato tenha um companheiro de ninhada ou você tenha mais de um gatinho junto ao mesmo tempo, a adição de um novo gato geralmente causa mais estresse e aumenta a ansiedade sentida por seu gato.

Seu gato precisará se ajustar ao novo membro da família. Eles podem não se dar bem e precisarão estabelecer uma hierarquia familiar que pode causar conflitos e pode ser estressante para ambos os gatos. Isso também se aplica a qualquer outro novo animal de estimação introduzido na casa.

O segundo maior erro que os donos cometem é punir o gato por exibir um comportamento ansioso. Se você colocar seu gato em um quarto sozinho, confinado, isso apenas aumentará sua angústia. Se você repreendê-los ou gritar, eles definitivamente ficarão mais estressados.

Os gatos não estão mostrando que a ansiedade de separação é irritante ou nos deixa chateados, eles não podem evitar seu comportamento. Então temos que ter paciência com eles e tentar ajudar, por mais que isso nos incomode.

Seu gato chorando quando seu marido sai é um sinal de ansiedade de separação, mas com o conhecimento certo, você pode ajudar a resolver essa ansiedade e dar ao seu gato uma vida mais calma e feliz.

Ansiedade de separação ou problemas de comportamento relacionados à separação ocorrem comumente em gatos. 

Se o seu gato está exibindo sinais de ansiedade de separação, isso não significa que você tenha feito algo errado ou que tenha um gato excessivamente ansioso. 

Os gatos são criaturas de hábito e rotina e qualquer interrupção pode desencadear esse comportamento. Seu gato pode chorar quando seu parceiro sai da sala.

Sinais de ansiedade de separação em gatos podem estar ligados à saída de um determinado membro da família, mesmo que outras pessoas ainda estejam por perto. Portanto, mesmo que você deixe seu gato com alguém em casa, ainda poderá notar mudanças comportamentais. 

Existem muitas soluções para ajudar nossos gatos e, se você já está lendo este artigo, seu coração está no lugar certo e você é um pai de estimação brilhante.

Perguntas frequentes

Por que meu gato chora quando alguém sai?

Os gatos formam laços muito fortes com seus cuidadores primários. Se eles perceberem que estão prestes a sair de casa, isso pode ser angustiante para eles. 

Freqüentemente, eles ficam chateados e vocalizam para informar ao dono que não querem que eles saiam e para que saibam que estão chateados.

Como faço para meu gato parar de chorar após a ansiedade de separação?

Há muitas maneiras de ajudar seu gato se ele estiver mostrando sinais de ansiedade de separação. Algumas das soluções mais populares incluem:

·  Deixe uma televisão ou rádio ligado para ruído de fundo.

·  Deixe um suéter ou cobertor com o cheiro do seu marido para eles se aconchegarem.

·  Coloque uma árvore de gato ou poleiro para o seu gato ver pelas janelas.

·  Compre uma câmera Wi-Fi interativa

·  Deixe alimentadores de quebra-cabeça e brinquedos de enriquecimento fora

·  difusores de feromônios

Os gatos ficam tristes quando um membro da família vai embora?

Sim, seu gato certamente pode ficar triste quando um membro da família vai embora. A reação deles depende de quão bem eles são apegados à pessoa. 

Se for o cuidador principal ou a pessoa da casa de quem está mais próximo, eles podem ficar muito chateados e angustiados.

Os gatos sofrem de ansiedade de separação de seus donos?

Sim, eles fazem. Muitas pessoas pensam que os gatos são criaturas independentes que não dependem de atenção e carinho de seus donos, mas o contrário é que é verdade! Os gatos podem sofrer muito com a ansiedade de separação, pois formam laços estreitos com seus donos e sentem falta deles quando saem de casa.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Sintomas de diabetes felino a serem observados em seu gato
Leia: Compreendendo a doença renal felina
ARTIGOS RELACIONADOS