Início Gatos Por que os gatos ronronam?

Por que os gatos ronronam?

Os gatos ronronam como uma forma de comunicação. No entanto, pode haver mais neste negócio ronronante do que aparenta. 

Há algumas evidências de que o ronronar do gato também pode promover a cura.

Gatos ronronam para comunicar sentimentos

Se você mora com um gato, certamente já o ouviu ronronar várias vezes. Os gatos ronronam em várias situações.

  • Às vezes, o ronronar ocorre quando o gato está sendo acariciado. A maioria das pessoas interpreta isso como um sinal de contentamento, especialmente se o gato parece relaxado.
  • Às vezes, os gatos ronronam quando se esfregam nas suas pernas. Isso geralmente é um sinal de que eles querem sua atenção, talvez para serem acariciados ou talvez porque querem ser alimentados.
  • Às vezes, uma rainha ronrona enquanto amamenta seus filhotes. Ela pode fazer isso porque se sente segura tendo todos os seus gatinhos seguros ao seu redor, mas é difícil dizer com certeza. Ela também pode ronronar para dar conforto aos gatinhos, bem como ensiná-los a fazer o seu próprio ronronar, semelhante à forma como um bebê aprende a falar com os pais.

Ronronar nem sempre é um sinal de contentamento

Assim como as pessoas, os gatos podem usar suas vocalizações para expressar suas emoções. 

Um ronronar suave e constante pode significar que um gato está se sentindo relaxado, mas o ritmo e o volume de um ronronar podem indicar sentimentos muito diferentes.

Gato ronronando alto pode sinalizar agitação

Se o ronronar de um gato ficar significativamente mais alto e começar a correr, isso pode ser um sinal de que o animal está agitado. 

Por exemplo, isso pode acontecer quando o gato se cansa de ser acariciado e quer que você o deixe em paz agora. 

Às vezes, ela confirma seu aviso tentando morder. Isso não significa que ela é cruel, ela está simplesmente se comunicando com você usando sua própria linguagem de gato .

Conexão entre o ronronar e a saúde do gato

Por que os gatos ronronam - 01
Imagem (retirada do Google)

De acordo com Leslie A. Lyons, professora assistente da Escola de Medicina Veterinária da UC Davis, há algumas evidências de que o ronronar afeta a saúde de um gato.

Em um artigo publicado na Scientific American , o professor Lyons afirma que a frequência consistente do ronronar de um gato varia entre 25 e 150 Hertz, e que o som nessa faixa de frequência pode promover a densidade óssea, bem como a cicatrização. 

Ela também teoriza que o ronronar pode estimular ossos e músculos sem fazer o gato gastar muita energia.

A teoria da cura pode ser apoiada por um estudo citado pela Universidade do Alasca, Fairbanks. 

O estudo foi conduzido pelo Dr. Wayne Whitney e pela Dra. Cheryl Mehlhaff no Animal Medical Center em Manhattan, Nova York. 

Dos 115 gatos trazidos para o centro com ferimentos resultantes de uma queda média de cinco andares no pavimento, 104 sobreviveram e se recuperaram. 

Isso equivale a uma taxa de sobrevivência de 90%, o que é bastante impressionante, considerando as circunstâncias. Talvez o ronronar promova a cura.

Mais pesquisas são necessárias

Ninguém entende completamente como os gatos ronronam, então não é de admirar que as pessoas ainda questionem exatamente por que eles ronronam. 

Os cientistas geralmente acreditam que os gatos criam o ronronar usando sua laringe e diafragma para produzir aquele chocalho constante enquanto inspiram e expiram. Talvez haja algum benefício de cura nessa vocalização, mesmo que seja tão simples quanto usar essas vibrações para liberar o estresse. 

No entanto, apenas observar o que seu gato faz quando ronrona ajudará você a entender o que ele está tentando lhe dizer. 

No final, algumas das respostas podem permanecer um pouco misteriosas. Afinal, os gatos nunca gostam de revelar todos os seus segredos.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Gatos machos x fêmeas: comparando os principais fatores
Leia: Por que meu gato dorme em cima de mim? 6 razões explicadas
Sair da versão mobile