Início Gatos Saúde e Bem-Estar Por que os gatos mostram a língua? Aqui estão várias razões surpreendentes

Por que os gatos mostram a língua? Aqui estão várias razões surpreendentes

Você já se perguntou por que os gatos mostram a língua? Talvez você tenha notado seu gato fazendo isso e se perguntado se algo pode estar errado com eles.

Tente não se preocupar com isso. A maioria dos gatos mostra a língua ocasionalmente, fazendo com que esse comportamento seja chamado de “blep” na gíria da internet.

O que faz os gatos bipar? Exploraremos algumas possíveis razões por trás desse comportamento estranhamente adorável.

Por que os gatos mostram a língua? Você precisa se preocupar ou não?

Por que os gatos mostram a língua-03
Imagem (retirada do Google)

Uma das razões mais comuns para uma língua exposta é que seu gato está literalmente explorando os arredores. Quando seu gato deixa a boca aberta e a língua para fora, ele está coletando feromônios na língua – isso é chamado de resposta Flehmen.

Esses feromônios fornecem ao seu gato informações importantes sobre outros gatos ao redor, incluindo se eles estão no cio.

Seu gato pode estar assumindo essa postura estranha simplesmente para obter informações adicionais sobre os gatos ao redor.

Seu gato está sem dentes

Às vezes, os gatos deixam a língua um pouco para fora porque estão perdendo os dentes caninos.

Esses dentes ajudam a manter a língua dentro da boca, por isso, se seu gato não tem um ou dois desses dentes, é mais provável que a língua escorregue de vez em quando. Sem problemas!!

Seu gato está tentando agradá-lo

Você pode até, sem saber, reforçar a língua de fora do seu gato. Se você rir de seu gato, dar-lhe atenção ou dar-lhe uma guloseima quando ele faz esse comportamento, ele pode aprender rapidamente que mostrar a língua gera uma resposta positiva.

Você pode começar a ver seu gato fazer isso repetidamente, principalmente para obter uma reação positiva de você . Se isso é bom ou não, depende de você.

Seu gato está relaxado

Imagem (retirada do Google)

Às vezes, quando os gatos estão relaxados, suas línguas escorregam naturalmente. Isso acontece porque a mandíbula do seu gato se solta quando ele relaxa, então a boca dele se abre apenas o suficiente para deixar a língua passar.

Se o seu gato está mostrando a língua porque está relaxado, é mais provável que isso aconteça quando você está acariciando-o ou quando está dormindo.

Assim que seu gato acordar ou se concentrar em outra coisa, você provavelmente notará que ele puxa a língua de volta para a boca, engole e volta a atenção para outro lugar.

Seu gato tem algo preso na língua

Ao contrário das línguas humanas, as línguas dos gatos são secas e ásperas. Eles contêm milhares de papilas, que são pequenas farpas que ajudam os gatos a comer e beber água.

No entanto, também é possível que algo fique preso a eles. Pense em como é irritante quando um fio de cabelo entra em sua boca – e depois pense em como isso deve ser muito mais irritante para um gato!

Seu gato está se arrumando

Apesar de sua aparência fofa no meio do blep, a língua do seu gato é na verdade um instrumento poderoso adornado com ganchos pequenos e afiados que criam aquela textura distinta de lixa.

Esses ganchos eliminam com eficácia os pelos soltos e os detritos do pelo. Durante os períodos de descanso da higiene, os gatos podem casualmente deixar a língua para fora.

Seu gato tem problemas dentários

Embora em muitos casos seja normal que seu gato mostre um pouco a língua, pode haver problemas físicos por trás desse comportamento que requerem mais atenção.

Se o seu gato está tendo um problema dentário , ele pode colocar a língua para fora em resposta. Problemas como abscesso, doença gengival ou até mesmo cárie dentária podem ser dolorosos e podem provocar esse comportamento.

Uma inflamação ou infecção também pode fazer com que seu gato coloque a língua para fora.

Seu gato tem problemas de saúde

Outros problemas de saúde significativos, como a estomatite, podem causar desconforto significativo e fazer com que seu gato mostre a língua em resposta.

Às vezes, uma língua pendurada parcialmente para fora pode até indicar que seu gato tem um problema de saúde como demência.

Se você está preocupado que o comportamento do seu gato seja incomum e possa ser causado por um problema de saúde , agende uma consulta com seu veterinário. Seu veterinário provavelmente começará com um exame completo da boca e garganta do seu gato.

Em seguida, eles provavelmente farão um exame geral de bem-estar para garantir que não haja nenhum outro problema de saúde significativo.

Um gato que mostra a língua definitivamente tende a ser normal, no entanto. A frequência com que você vê esse comportamento realmente depende do seu gato; alguns raramente fazem isso, enquanto outros podem mostrar a língua várias vezes ao dia.

Imagem (retirada do Google)

Com muitas causas potenciais por trás desse comportamento, você precisará observar seu gato cuidadosamente para determinar exatamente o que está causando isso.

Na maioria dos casos, o comportamento é inofensivo, mas às vezes pode indicar um problema de saúde subjacente que precisa ser examinado.

Se o seu gato estiver colocando a língua para fora em uma quantidade incomum, ou se você observar que há excesso de baba ou sangue, ligue para o veterinário imediatamente para que o seu gato seja examinado.

Caso contrário, fique de olho nesse comportamento para garantir, mas é provável que seu gato esteja bem. Apreciá-lo!

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Meu gato está se escondendo e agindo de forma estranha: quando se preocupar

Leia: Gatos podem comer comida de cachorro?

Sair da versão mobile