InícioGatosPor que os gatos mordem?

Por que os gatos mordem?

Nem sempre é fácil identificar por que os gatos mordem, porque existem inúmeras razões pelas quais um gato pode atacar uma pessoa, outro animal de estimação ou uma peça de roupa ou mobília. 

Anúncios

Você realmente tem que voltar e pensar sobre o que estava acontecendo antes de ocorrer a mordida. 

Alguns gatos são mais propensos a esse hábito do que outros, então sua principal preocupação deve se concentrar na frequência e gravidade da mordida.

Anúncios

Por que os gatos mordem?

Os gatos podem morder por uma variedade de razões que vão do medo à frustração para brincar. 

Como os gatos são nossos companheiros amorosos, é fácil esquecer que eles são descendentes de gatos selvagens que dependiam de muitos comportamentos para sobreviver e principalmente para se defender. 

Esses instintos ainda existem em gatos domesticados, mesmo que em menor grau.

Anúncios

Medo de Morder Estranhos

Que tipos de comportamento ameaçam o gatinho doméstico comum e o levam a morder? Um hóspede desconhecido que gosta de acariciar gatos costuma ser o alvo principal.

  • Embora muitos gatos gostem de ser acariciados, a maioria desses animais prefere ser acariciado por alguém em quem confiam, e pode demorar um pouco para um gato se ajustar a estranhos.
  • Infelizmente, alguns humanos que entram em uma casa e avistam um gato estão tão confiantes em sua natureza confiável que falham em conceder a esse gato um período de adaptação.
  • Qualquer tentativa aparentemente amigável de acariciar este adorável felino será recebida com hostilidade e, na pior das hipóteses, com mordidas.
  • Se você tem um gato que não se sente confortável em conhecer novas pessoas, dê a ele a chance de conhecer estranhos quando estiver confortável e não force as interações. Certifique-se de que seus convidados não aglomerem seu gato e façam com que ele se sinta ameaçado o suficiente para que ele precise se defender.

Medo ou ansiedade redirecionados

Alguns felinos são particularmente propensos à ansiedade e, embora amem muito seus donos, qualquer coisa, desde um alarme de carro até um aspirador de pó, pode induzir o modo de ataque. 

Anúncios

Isso pode ser um verdadeiro desafio para os donos de animais de estimação, pois as mordidas de gato podem ser mais do que pequenas mordidas em suas mãos ou corpo.

  • Infelizmente, nesses casos, um gato está confiando em seus instintos inatos e tal comportamento pode ser difícil de suprimir.
  • Os gatos não podem raciocinar com a mesma capacidade que os humanos, portanto, quando você tem um felino extremamente ansioso, é uma solução mais fácil controlar os aspectos indutores de estresse de seu ambiente do que mudar o comportamento do gato.
  • Você também pode tentar trabalhar em um plano para dessensibilizar seu gato para a coisa assustadora, trabalhando com um consultor profissional de comportamento animal ou um veterinário comportamentalista .

Acariciar agressão

Curiosamente, os gatos realmente mordem seus amados donos, mesmo depois de uma sessão de carinho muito satisfatória. 

Essa ação pode ser uma surpresa completa para o proprietário involuntário, já que o gatinho parecia ronronarmente satisfeito apenas alguns minutos atrás.

  • Nesse caso, o gato está comunicando que a sessão de carinho acabou. A maioria dos gatos não quer machucar seus donos, mas morder é apenas um sinal de “basta”.
  • Faça um plano para observar cuidadosamente a linguagem corporal do seu gato para ver quando ele está pronto para lhe dizer para parar.
    • Alguns desses sinais incluem um enrijecimento dos músculos do corpo, pupilas dilatadas, movimentos agitados da cauda e o aparecimento de suas garras.
    • Alguns gatos também podem rosnar, assobiar ou fazer outros ruídos antes de morder.
  • Você também pode tentar redirecionar seu gato quando vir que ele está prestes a morder, acenando com um brinquedo que ele gosta para distraí-lo. Você também pode encerrar suas sessões de carícias com um tempo de brincadeira para “interromper” o ciclo de carícias, abraços e depois mordidas.
  • Preste atenção também onde você os está acariciando. Muitos gatos são mais sensíveis na seção em torno de suas caudas e podem rapidamente ficar superestimulados lá. Em vez disso, concentre-se no rosto, cabeça, pescoço e ombros.

Dor e condições médicas

Alguns gatos podem morder porque estão com dor e não gostam de ser manuseados ou acariciados quando já se sentem desconfortáveis.

  • Gatos com artrite ou outras condições articulares definitivamente não gostam de ser apanhados de certas maneiras e podem avisá-lo com uma mordida.
  • A Síndrome de Hiperestesia Felina é uma condição rara em que acariciar um gato pode se tornar repentinamente doloroso e levar o gato a atacar para parar a dor.
  • Se você tem um gato que sempre gostou de carinho e começa a morder do nada, agende-o imediatamente para um check-up veterinário para ver se algo está causando dor.

Brincar de morder

Os gatos também mordem como uma forma de brincar. Os gatinhos adoram roer pessoas, irmãos e praticamente qualquer coisa que possa ser considerada uma “presa”.

  • Se você já teve um gatinho pequeno, provavelmente está familiarizado com a forma como os gatinhos podem brincar e atacar suas mãos ou até mesmo seus pés.
  • Seu gatinho não sabe que suas garras e dentes afiados podem ser armas incrivelmente dolorosas. Em vez disso, ele acredita que suas tentativas de proteger suas mãos ou pés vitimizados são simplesmente parte do jogo.
  • Se o seu gato adulto brincar de morder, provavelmente isso é uma reminiscência de sua juventude e ele não foi ensinado a parar de fazer esse comportamento.
  • Tanto para gatinhos quanto para gatos adultos que brincam de morder, use uma tática semelhante para lidar com a agressão de carinho envolvendo o gato com brinquedos antes que ele esteja prestes a morder. Brinquedos que são melhores para isso são brinquedos de varinha ou brinquedos que você pode jogar para eles perseguirem.
  • Evite brigar com seu gatinho e redirecione o comportamento de morder para um brinquedo, para que ele aprenda que morder você não vai acontecer.
  • Sempre reforce seu gato positivamente por fazer outro comportamento preferido e evite punições, pois isso pode levar a um problema de morder por medo, em vez de morder por brincadeira.

Lidando com um gato mordedor

Se essas mordidas se tornarem graves e resultarem em ferimentos graves, é hora de chamar um veterinário. Alguns ataques extremos de agressão podem ser sintomáticos de uma doença neurológica ou de uma doença subjacente ou de um sério problema de comportamento.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Opções eficazes de remédio para bola de pelo de gato para tentar
Leia: Como segurar um gato ou gatinho (com segurança)
ARTIGOS RELACIONADOS