Início Gatos Saúde e Bem-Estar 23 fatos interessantes sobre o pelo de gato que você talvez não...

23 fatos interessantes sobre o pelo de gato que você talvez não soubesse

Gatos são seres tão lindos. Aqueles olhos. Essas caudas longas. Aqueles pequenos bigodes inquietos. E, claro, aquelepelo de gato magnífico. 

Não importa se um gato tem pelo longo ou curto, a pelagem de cada gato é verdadeiramente única em sua própria maneira especial. 

Quando se trata de pelo de gato, também há muitos fatos interessantes que você pode aprender sobre o que torna o pelo tão especial.

Continue lendo para aprender alguns fatos interessantes sobre o pelo de gato que você talvez não saiba…

1 – Em primeiro lugar, você não pode falar sobre pêlo de gato sem primeiro falar sobre higiene – porque é algo que todo gato faz, independentemente do tipo e comprimento da pelagem. 

Então, quanto tempo os gatos realmente gastam cuidando de seus pelos de gato? Bem, sugere-se que os gatos passem quase 30% do dia se limpando.

23 fatos interessantes sobre o pelo de gato que você talvez não soubesse - 01
Imagem (retirada do Google)

2 – Algumas raças de gatos têm pelagem dupla espessa que lhes permitiu sobreviver a invernos rigorosos antes da domesticação – como o siberiano , o gato Maine Coon e o norueguês da floresta. Essas raças de gatos também costumam ter tufos nas orelhas e nas almofadas das patas.

Imagem (retirada do Google)

3 – Quando se trata de gatos Bengal e Cashmere Bengal , você não está vendo apenas manchas – você verá “brilho” também. 

Isso ocorre porque essa raça de gato de aparência selvagem tem o que é chamado de “gene do brilho” em sua composição genética, cujo resultado produz um brilho iridescente e brilhante em toda a pelagem.

Imagem (retirada do Google)

Quando se trata de gatos Bengal e Cashmere Bengal, você não está vendo apenas manchas – você verá “brilho” também.

4 – A maioria das raças de gatos tem três camadas de pelo. Essas três camadas são identificadas como pêlos de guarda, pêlos awn e pêlos para baixo. Existem algumas raças de gatos que possuem apenas pelos, como as raças de gatos Devon Rex e Cornish Rex . E também existem raças de gatos sem pelos, como o Sphynx e o Peterbald , que só têm penugem de pêssego em toda a pele do corpo. Esta penugem de pêssego encontrada em raças de gatos sem pêlos é tecnicamente chamada de pêlos velos.

Imagem (retirada do Google)

5 – Dois gatos malhados , smokings , calicos ou tartaruga jamais terão pelos verdadeiramente idênticos. Eles podem parecer estranhamente semelhantes, mas nunca serão idênticos um ao outro – mesmo que os dois gatos venham da mesma ninhada de gatinhos. Considere a pelagem do seu gato equivalente à impressão digital de um ser humano!

Imagem (retirada do Google)

6 – Algumas raças de gatos, como o Turkish Van e o Maine Coon, têm pelagem naturalmente repelente à água. E muitos gatos dessas raças também adoram água !

Imagem (retirada do Google)

Esta antiga raça de gato ama tanto a água que foi apelidada de “o gato nadador”.

7 – Existe apenas uma raça de gato que é exclusivamente preta na cor da pelagem – até os bigodes, o nariz e os dedos dos pés. Esses felinos exóticos e de aparência selvagem são conhecidos como a raça do gato Bombaim.

Imagem (retirada do Google)

8 – Os pelos grossos e lisos que protegem o corpo do seu gato e ajudam a mantê-los aquecidos são conhecidos como pelos protetores, também chamados de pelos primários. Esses pelos primários também auxiliam no sentido do tato do seu gato.

Imagem (retirada do Google)

9 – Se o seu gato vive exclusivamente dentro de casa, é mais provável que ele perca pelo o ano todo, enquanto um gato que vive ao ar livre muda principalmente nos meses de primavera e outono.

Imagem (retirada do Google)

10 – As cores de pelagem mais raras para gatos são marrom, canela, fumê, lilás, fulvo e chinchila.

Imagem (retirada do Google)

As cores de pelagem mais raras para gatos são marrom, canela, fumê, lilás, fulvo e chinchila.

11 – As cores mais comuns da pelagem dos gatos são as marcas tabby pretas e marrons.

Imagem (retirada do Google)

12 – O cromossomo que resulta em gatos de cor laranja também controla seu sexo. É por isso que tantos gatos malhados laranja são machos, com apenas 1 em 3.000 sendo fêmea; e vice-versa para nossas amigas rainhas dos gatos malhados. Felizmente, as gatas ruivas ainda podem viver vidas longas e saudáveis. Para gatos malhados machos, o mesmo geralmente não pode ser dito

Imagem (retirada do Google)

13 – Sabemos que os gatos têm muito pelo. Mas quanto eles têm? Diz-se que o felino domesticado médio tem 130.000 cabelos.

Imagem (retirada do Google)

14 – Para raças de gatos de pêlo comprido com pelagem dupla espessa, estima-se que quase um quarto do peso corporal seja composto pelo pelo.

Imagem (retirada do Google)

15 – Embora tenha sido dito que nenhuma raça de gato é realmente hipoalergênica, diz-se que a raça de gato Russian Blue produz níveis significativamente mais baixos de Fel d 1 em sua saliva (que é a proteína responsável por desencadear alergias a gatos em humanos). Algumas outras raças de gatos hipoalergênicos podem ser encontradas aqui.

Imagem (retirada do Google)

Sophie, a atual recordista mundial do Guinness Book para o gato com o pelo mais longo já registrado.

16 – Na Califórnia, há um gato resgatado com pelo tão longo que detém um recorde mundial do Guinness! Sophie, a gata, tem pelo que mede 25,68 cm (10,11 pol. )

Imagem (retirada do Google)

O falecido Coronel Meow

17 – A condição da pelagem de um gato pode fornecer informações importantes sobre sua saúde. Além disso, os gatos selvagens costumam ter pelagens limpas e bem cuidadas, enquanto os gatos vadios têm pelagens que parecem desgrenhadas e desgrenhadas.

Imagem (retirada do Google)

18 – Seu gato não precisa se barbear para se refrescar nos meses mais quentes do ano. Na verdade, o pelo do seu gato é especial porque funciona para resfriar seu corpo naturalmente, pois pode prender o ar frio perto de sua pele. Os gatos só devem ser barbeados se forem considerados clinicamente necessários e nunca por moda.

Imagem (retirada do Google)

19 – O pelo de um gato preto pode “enferrujar” com o tempo. Mas não é por passar muito tempo ao sol, é porque sua dieta carece da proteína necessária para melhorar sua pelagem. E se você olhar atentamente para o casaco de um gato preto sob a luz forte, muitas vezes verá listras fracas.

Imagem (retirada do Google)
Imagem (retirada do Google)

Algumas outras raças que têm pontos de cor são o balinês, o tonquinês e o marrom de Havana. Isso porque eles têm o DNA do gato siamês em sua linhagem.

21 – Algumas outras raças que podem ter pontos de cor são o balinês , o tonquinês e o oriental de pelo curto . Isso porque eles têm o DNA do gato siamês em sua linhagem.

Imagem (retirada do Google)

22 – Existem vários padrões de pelagem que as pessoas costumam pensar que são raças de gatos, mas, na verdade, muitas raças diferentes de gatos podem possuir a composição genética para ter esses padrões de pelagem. Isso inclui gatos tigrados ruivos, gatos de smoking, gatos malhados e gatos de tartaruga. Todos esses são padrões de pelagem de gato e não raças de gatos.

Imagem (retirada do Google)

23 – Você já testemunhou um gato assustado cujo cabelo fica em pé? Isso acontece porque cada folículo do pelo do seu gato está ligado a pequenos músculos conhecidos como eretores dos pêlos.

Imagem (retirada do Google)

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: 8 razões pelas quais você nunca deve punir seu gato
Leia: Os gatos podem sentir o mau tempo?
Sair da versão mobile