Início Gatos Os gatos sempre caem de pé? “Reflexo de Endireitamento” Explicado

Os gatos sempre caem de pé? “Reflexo de Endireitamento” Explicado

Se você já viu um gato pular ou cair, pode parecer que eles sempre aterrissam. Isso levanta a questão: os gatos sempre caem de pé? A resposta é sim, mas isso não garante que eles sempre pousarão com segurança. 

Os gatos possuem um reflexo de endireitamento natural que lhes permite torcer seus corpos no ar para se orientar, mas se eles pousam sem danos depende da altura de onde eles caem. 

Dados coletados pelo Animal Medical Center da cidade de Nova York sugerem que os gatos sofrem mais ferimentos quando caem entre dois e seis andares, enquanto quedas entre sete e 32 andares podem dar a eles tempo suficiente para se endireitarem. 

No entanto, há mais ciência por trás de como e por que os gatos caem de pé.

O que é o “reflexo de endireitamento” felino?

O reflexo de endireitamento de um gato é uma habilidade inata de torcer seu corpo e alinhar-se para pousar com segurança. 

Gatinhos com apenas 3 semanas de idade começam a praticar essa manobra e normalmente a dominam por volta das 7 semanas de idade. 

Graças à sua coluna vertebral altamente flexível e clavícula flutuante, todos os gatos podem fazer isso.

Quando um gato cai, seu corpo sofre um torque de tal forma que a metade da frente e a metade de trás giram em eixos diferentes. 

A extensão e dobra intencional das patas dianteiras e traseiras contribuem para esse alinhamento. 

Uma vez orientado, seu corpo relaxa e se achata, como se criasse um paraquedas para deslizar para baixo.

Quando esse reflexo de endireitamento entra em ação? Os gatos precisam cair pelo menos 30 centímetros ou quase 12 polegadas para orientar seus corpos para cair em pé. Qualquer menor, e eles podem se machucar. 

Mas, infelizmente, alturas ainda maiores podem resultar em ferimentos graves.

Apoio Estudos e Notícias

Um estudo concluído ao longo de cinco meses pelo Animal Medical Center da cidade de Nova York revisou 132 casos de síndrome de arranha-céus. 

Esses gatos eram pacientes que se apresentaram no hospital veterinário após cair de várias alturas, e noventa por cento desses gatos sobreviveram com o tratamento. 

Com base nos resultados, eles concluíram que os gatos que caíram entre dois e seis andares sofreram os ferimentos mais significativos em comparação com aqueles que caíram de andares mais altos. 

Indiscutivelmente, o caso mais impressionante foi o de um gatinho que caiu de 32 andares e recebeu alta do hospital alguns dias depois com apenas um pulmão colapsado e um dente quebrado.

Outra história milagrosa é a de um gato que se jogou da janela do quinto andar de um prédio em chamas em Chicago em 2021.

Os espectadores testemunharam o gato cair com segurança na grama e fugir sem nenhum sinal óbvio de ferimento.

Por que os gatos caem de lugares altos?

Os gatos sempre caem de pé - 01
Imagem (retirada do Google)

Os gatos não têm necessariamente prazer em se lançar de grandes alturas, mas gostam de se empoleirar. 

Não é incomum ver um gato ao ar livre posicionado em um galho de árvore ou telhado. Mesmo os gatos domésticos domésticos procuram lugares altos em uma árvore de gato ou no topo da geladeira. 

Os gatos preferem instintivamente ter esse ponto alto para observar o perigo e, como os gatos gostam de altura, as quedas ocorrem naturalmente.

Quando os gatos caem, geralmente não é intencional. Talvez um pássaro chame sua atenção e eles percam momentaneamente o equilíbrio, ou suas garras não consigam segurar a superfície adequadamente. 

Independentemente do motivo, se um gato cair do alto, mesmo que caia de pé, pode se machucar.

Síndrome de cintura alta em gatos

Infelizmente, os gatos caem de lugares altos e sofrem ferimentos com tanta frequência que os especialistas deram à condição seu próprio nome: síndrome do arranha-céu. 

A síndrome dos arranha-céus refere-se às lesões que os gatos podem sofrer após uma queda. Isso ocorre mais comumente nos meses mais quentes, quando as janelas e portas estão abertas e em gatos mais jovens que estão mais inclinados a explorar. 

No entanto, qualquer gato pode cair inesperadamente. Dependendo da altura da queda, da superfície em que o gato cai e da posição em que se encontram ao entrar em contato com o solo, um gato pode sofrer qualquer uma das seguintes lesões.

  • Palato duro fraturado
  • Mandíbula ou dentes quebrados
  • Pulmões perfurados ou machucados
  • membros quebrados
  • Lágrimas de tecidos moles
  • Ferimentos na cabeça
  • Danos em órgãos internos
  • Morte

O que fazer se o seu gato cair

Se o seu gato cair, ele pode não mostrar nenhum sinal externo de trauma, mas isso nem sempre significa que não foi ferido. 

Uma queda de qualquer altura justifica uma visita ao veterinário para confirmar que seu gato está seguro. 

Monitore seu animal de estimação de perto por 12 a 48 horas e procure atendimento veterinário se apresentar algum dos seguintes sintomas.

  • ofegante
  • Dificuldade ao respirar
  • Feridas ou sangramento
  • letargia geral
  • Desconforto
  • Incapacidade ou falta de vontade de ficar de pé ou andar
  • mancando
  • Dificuldade para comer ou beber
  • Incapacidade de urinar
  • eliminações anormais

O tratamento para a síndrome dos arranha-céus varia de acordo com as lesões do paciente. 

Seu veterinário ER avaliará a condição do seu gato e pode primeiro tratá-lo para choque com oxigenoterapia, fluidos IV e analgésicos. 

Além de um exame físico, diagnósticos como raios-x e exames de sangue são normalmente recomendados para identificar quaisquer lesões internas. 

Infelizmente, nem todos os gatos que caem de grandes alturas sobrevivem.

Dicas para evitar que os gatos caiam

Se você mora em um prédio de apartamentos ou tem uma casa de dois ou três andares, é importante tomar precauções para prevenir a síndrome dos arranha-céus.

  • Mantenha seu gato dentro de casa para evitar que ele suba em árvores ou prédios.
  • Evite aparar as garras em gatos ao ar livre para dar-lhes tração se escorregarem.
  • Coloque telas seguras em todas as janelas ou portas de varanda.
  • Não deixe seu gato na varanda, a menos que esteja completamente fechado.
  • Crie uma varanda “catio” com uma tela de malha segura ou tela de galinheiro.

Os gatos sempre caem de pé?

Os gatos são criaturas fascinantes que de alguma forma parecem desafiar as regras da física. 

Seu reflexo de endireitamento é um fenômeno que ainda irrita muitos especialistas. Embora não seja seguro ou recomendado derrubar um gato para testar o reflexo, saiba que seu amigo felino tem esse mecanismo especial de proteção embutido. 

E se o seu gato sofrer uma queda, procure atendimento veterinário para garantir que ele não tenha sofrido nenhum ferimento para um resultado positivo.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Presentes para Amantes de Gatos: 30 Ideias surpreendentes para se inspirar
Leia: Raças de gatos verdadeiramente diferentes
Sair da versão mobile