Início Gatos Saúde e Bem-Estar Doença de Lyme: Os gatos podem contrair? Confira!

Doença de Lyme: Os gatos podem contrair? Confira!

A doença de Lyme é transmitida por carrapatos e é uma doença comum em humanos e cães, e é natural se perguntar se os gatos também sofrem da doença de Lyme. 

No entanto, embora seus amigos felinos certamente possam ser vítimas de picadas de carrapatos, não há evidências atuais de que os gatos adoeçam com a de Lyme.

Os gatos podem contrair a doença de Lyme?

Os gatos podem ser picados pelos mesmos carrapatos que transmitem a doença de Lyme. Os carrapatos Ixodes são pequenos e não são facilmente percebidos. 

Os gatos podem até ser infectados com a bactéria Borrelia, a principal bactéria encontrada na doença de Lyme, e podem testar positivo em certos testes para a de Lyme. 

No entanto, não há evidências conclusivas de que os gatos sofram de alguma doença por causa disso. Eles parecem ter uma resistência natural a esse tipo de bactéria.

Os pesquisadores até tentaram infectar gatos com Borrelia em um ambiente experimental e não conseguiram produzir nenhum sintoma relevante. 

Muitas outras doenças de gatos podem ter sintomas semelhantes aos da doença de Lyme em outras espécies, o que pode ser enganoso.

Relatos da doença de Lyme em gatos

Algumas pessoas pensam ter visto gatos com a doença. No entanto, a bactéria Borrelia é difícil de crescer, por isso é difícil provar uma infecção. 

Alguns gatos com febre foram tratados com doxiciclina, o antibiótico mais comumente usado para tratar a doença de Lyme. 

Em muitos casos, esses gatos se recuperam da doença. No entanto, os gatos costumam ter outras infecções bacterianas que respondem bem a esse antibiótico. 

Alternativamente, as infecções virais geralmente melhoram depois que terminam, fazendo parecer que os antibióticos funcionaram bem.

Sintomas semelhantes à doença de Lyme

A doxiciclina pode ajudar a dor nas articulações e inflamação de outras causas. Este medicamento demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias. 

Em gatos, a doxiciclina pode causar danos ao esôfago e deve ser administrada por via oral na forma líquida, seguida de uma seringa com água. 

Muitos gatos não cooperam bem para isso. O tratamento com doxiciclina em gatos deve ser cuidadosamente considerado pelo seu veterinário.

O que mais poderia ser?

Embora os gatos não pareçam sofrer da doença , outras doenças que podem se parecer com a doença de Lyme em gatos incluem:

  • Anaplasmose
  • calicivírus
  • Hemobartonelose (anemia infecciosa felina)
  • Citauxzoonose
  • Erliquiose
  • Bartonelose
  • Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

Quais doenças os gatos podem contrair dos carrapatos?

Embora seu gato não contraia a doença devido a uma picada de carrapato, existem outras infecções que podem ser contraídas por carrapatos. 

Estes incluem anaplasmose e erliquiose. A melhor maneira de prevenir essas doenças é manter os carrapatos longe do seu gato. 

Manter os gatos dentro de casa impedirá que os carrapatos tenham acesso aos seus animais de estimação.

Prevenção de carrapatos

Para aqueles gatos que saem de casa, fale com seu veterinário sobre o uso de um produto que evite a fixação de pulgas e carrapatos. 

Estes incluem Frontline, um produto aplicado topicamente, ou colares Seresto. Uma coleira antipulgas comum não protege contra carrapatos. 

Além disso, certifique-se de que todos os produtos que você usa em seu gato sejam rotulados para gatos e não para cães. Os produtos para cães podem ser muito fortes para um gato e podem ser tóxicos.

O que é a doença de Lyme?

A doença de Lyme é causada por uma bactéria em forma de espiral chamada Borrelia burgdorferi , que é transmitida por certos carrapatos. 

De acordo com os Centros de Controle de DoençasIxodes scapularis é o carrapato que transmite a doença de Lyme no nordeste e centro-norte dos Estados Unidos, enquanto na parte oeste do condado, Ixodes pacificus é o portador.

A doença de Lyme é transmitida quando um carrapato se fixa na pele e se alimenta por um determinado período de tempo. 

Isso requer pelo menos 36 horas em pessoas. Em humanos e cães, a doença de Lyme pode causar sintomas como:

  • Uma erupção cutânea
  • Dor e inchaço nas articulações
  • Febre
  • Dores no corpo
  • efeitos neurológicos

Gatos estão a salvo da doença de Lyme

A doença de Lyme é um tema assustador e uma doença perigosa. Felizmente, você não precisa se preocupar com isso quando se trata do seu gato.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Dicas para lidar com alergias a gatos e deixar os sintomas de lado
Leia: Como limpar as orelhas de um gato
Sair da versão mobile