InícioGatosOs gatinhos perdem os dentes de leite?

Os gatinhos perdem os dentes de leite?

Assim como os cachorros, os gatinhos perdem os dentes de leite. Embora esse processo geralmente represente pouca ou nenhuma dificuldade para um gatinho, é bom estar ciente de que a transição está ocorrendo. 

Anúncios

Dessa forma, você pode observar quaisquer problemas, como gengivas doloridas ou dentes de leite retidos, e resolvê-los conforme necessário.

Uma linha do tempo do que esperar com os dentes do seu gatinho

Os dentes do gatinho caem em um padrão definido; portanto, se você perceber que seu gatinho está perdendo os dentes, não se preocupe. 

Anúncios

O seguinte é uma linha do tempo e um processo para gatinhos que perdem dentes.

O primeiro conjunto de dentes de um gatinho: os dentes de leite crescem de três a seis semanas

Os primeiros dentes de um gatinho são conhecidos como dentes decíduos ou “dentes de leite”. 

Este primeiro conjunto tem 26 dentes que começam a irromper nas gengivas por volta das três semanas de idade e, normalmente, todos são visíveis quando o gatinho tem seis semanas de idade. 

Anúncios

Os primeiros dentes que você verá saindo da gengiva de um gatinho são os incisivos frontais. 

Estes serão seguidos pelos dentes caninos, que devem ser visíveis quando o gatinho tiver um mês de idade. Finalmente, em seis semanas, os pré-molares estarão visíveis.

Gatinhos perdem dentes de leite entre três e quatro meses

Anúncios

Em algum lugar entre três e quatro meses de idade, um gatinho começa a perder seus dentes decíduos enquanto os dentes adultos começam a empurrar as gengivas atrás deles. 

Você pode ver um dente permanente surgindo logo atrás do dente decíduo correspondente, uma vez que esses dois processos de erupção e queda acontecem quase simultaneamente. 

Embora não haja uma ordem definida sobre quais dentes são eliminados primeiro, os incisivos geralmente são os primeiros, seguidos pelas presas/caninos.

Conjunto de dentes adultos estão completos em cerca de seis meses

Quando um gatinho atinge os seis meses de idade, o conjunto completo de dentes adultos permanentes geralmente substituiu completamente os dentes decíduos. 

Este novo conjunto tem 30 dentes, incluindo quatro molares. O processo para os dentes adultos é muito parecido com os dentes dos gatinhos, pois os incisivos serão os primeiros a nascer e geralmente começa quando o gatinho tem cerca de três meses e meio a quatro meses de idade.

Cuidados com o seu gatinho durante a dentição

A transição dos dentes decíduos para os permanentes geralmente ocorre sem problemas, mas há algumas coisas a serem observadas .

Lidando com Gengivas Doloridas

Assim como acontece com os bebês humanos, a dentição pode irritar as gengivas. Enquanto seu gatinho está dentição, você pode notar:

  • Seu gatinho começa a mastigar muito mais, principalmente em itens inapropriados, como sapatos, móveis e roupas de cama.
  • Ela pode babar, pois a pressão dos dentes permanentes pressionando contra as pequenas raízes dos dentes decíduos sinaliza ao seu sistema para começar a dissolver as raízes decíduos para que possam cair mais facilmente.
  • Ela também pode colocar a pata na boca ou esfregar o rosto contra outros objetos mais do que o normal.
  • Ela pode até ficar relutante em comer se suas gengivas estiverem particularmente doloridas.

Se você notar algum desses sinais, certifique-se de que seu gatinho tenha brinquedos macios para mastigar que ela possa usar para ajudar no processo de eliminação. 

Ela se sentirá melhor assim que os dentes de leite nascerem e as pontas dos dentes adultos romperem as gengivas. 

Você também pode alimentá-lo com comida úmida em vez de seca, porque a comida úmida é mais fácil de mastigar. Você pode adicionar comida seca para gatinhos de volta à sua dieta assim que o pior de sua dentição passar.

Os gatinhos perdem os dentes de leite - 01
Imagem (retirada do Google)

Cuidado com dentes de leite retidos

Às vezes, um dente de leite permanece no lugar mesmo que o dente adulto tenha irrompido completamente nas gengivas. 

Isso é conhecido como dente decíduo retido e pode apinhar os dentes permanentes e interferir em sua colocação correta. 

Dentes desalinhados podem danificar outros dentes permanentes, bem como as gengivas e o céu da boca.

Às vezes, o dente retido acabará saindo por conta própria, mas um veterinário pode precisar remover o dente decíduo se não mostrar sinais de afrouxamento. 

Embora olhar na boca de um gatinho seja mais fácil dizer do que fazer, tente dar uma olhada e consultar seu veterinário se você ainda vir um dente decíduo retido depois que seu gatinho completar seis meses de idade. 

O veterinário pode examinar o gatinho e decidir se o dente realmente precisa ser removido ou se é seguro esperar mais um pouco e ver se ele sai sozinho. 

A remoção cirúrgica deve ser o último recurso porque o procedimento envolve a anestesia do gatinho.

Dentes saudáveis, vida feliz

Um conjunto saudável de dentes permanentes garante que seu animal de estimação possa comer sem problemas e mastigar seus brinquedos como bem entender. 

Ficar de olho em seu progresso enquanto ela perde seus primeiros dentes de leite ajudará você a identificar quaisquer problemas à medida que surgirem, o que pode minimizar os problemas. 

Também é uma boa ideia que seu veterinário examine os dentes de seu animal de estimação anualmente para garantir que eles permaneçam saudáveis ​​por toda a vida.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Nomes para gatos machos exclusivos e originais
Leia: 10 dicas para apresentar um gato a um cachorro com sucesso
ARTIGOS RELACIONADOS