Início Gatos Meu gato quer sair e não para de miar

Meu gato quer sair e não para de miar

Ter um gato não é tão simples quanto apenas jogar algumas tigelas de comida e água. 

Meu gato quer sair e não para de miar oque fazer? Todos nós temos o dever de responsabilidade de manter nossos gatos seguros, satisfeitos e felizes, e isso pode implicar em algumas decisões complicadas. 

Existem prós e contras em deixar os gatos do lado de fora, e isso inclui alguns riscos reais à segurança.

Visão geral rápida

01 Manter os gatos dentro de casa ou deixá-los sair é uma escolha pessoal, com prós e contras de cada lado.

02 Os gatos mantidos estritamente dentro de casa ainda precisam de estimulação física e mental e da capacidade de expressar comportamentos naturais, como brincar, arranhar e marcar o cheiro.

03 Envolva o corpo e a mente do seu gato interno com brincadeiras ativas e enriquecimento adicional, como árvores para gatos, postes para arranhar e alimentadores de quebra-cabeças.

Se o seu gato está miando desesperadamente para ser solto, existem algumas outras opções que equilibram a segurança com o desejo de liberdade do seu gato. 

No entanto, tenha em mente que a vocalização excessiva pode ser um sintoma de algumas preocupações comportamentais e médicas, e não apenas um desejo de ar fresco.

Devo Deixar Meu Gato Fora?

Meu gato quer sair e não para de miar - 01
Imagem (retirada do Google)

Manter os gatos dentro de casa ou deixá-los sair é uma decisão pessoal, com prós e contras de cada lado.

Não existe uma resposta perfeita para saber se você deve deixar seu gato sair, e também há várias opções para equilibrar a segurança com o acesso externo. Vamos dar uma olhada nos prós e contras de os gatos poderem vagar.

Os prós

Existem três vantagens principais para os gatos que podem andar livremente. Esses benefícios incluem o seguinte.

1. Exercício

Imagem (retirada do Google)

Explorar o exterior é uma boa maneira de os gatos fazerem mais exercício.

Gatos que podem ir ao ar livre têm um território naturalmente maior do que aqueles confinados a um ambiente interno. 

Também é provável que eles passem mais tempo em brincadeiras e explorações ativas, em vez do comportamento de gato mais sedentário que você pode achar normal para gatos de interior (os gatos adoram tirar uma soneca!).

2. Enriquecimento

Imagem (retirada do Google)

Os gatos que saem geralmente ficam menos entediados do que os gatos mantidos dentro de casa sem oportunidades adequadas de enriquecimento.

Gatos ao ar livre têm uma ampla gama de estímulos físicos e mentais constantemente. 

Seus sentidos são continuamente desafiados pela mudança de imagens, sons, cheiros e texturas do mundo natural ao seu redor, bem como pelo exercício físico envolvido na exploração, como escalar cercas ou pular obstáculos.

3. Comportamentos instintivos

Imagem (retirada do Google)

Embora os gatos ao ar livre tenham o benefício de expressar seus comportamentos naturais, a predação indesejada da vida selvagem local é um problema quando os gatos podem caçar.

Os gatos são altamente motivados a realizar certos comportamentos, como arranhar, marcar cheiros e caçar. 

É por isso que eles podem arranhar seus móveis ou pular em seus pés se não tiverem alternativas adequadas. Lá fora, os gatos são livres para expressar esses comportamentos naturais.

Os contras

Imagem (retirada do Google)

Estatisticamente, os gatos são mais seguros quando mantidos dentro de casa.

As desvantagens de permitir que os gatos saiam estão principalmente relacionadas à sua segurança. 

Os gatos são crepusculares, o que significa que são mais ativos ao amanhecer e ao entardecer, o que infelizmente coincide com horários mais perigosos para estar fora de casa.

Aqui estão alguns dos principais riscos para gatos ao ar livre:

  1. acidentes de trânsito
  2. Infecção por parasita
  3. Lesões de outros animais selvagens ou de animais de estimação vizinhos, como cães grandes
  4. Doenças transmissíveis de outros gatos, como FIV (vírus da imunodeficiência felina) ou FeLV (vírus da leucemia felina)
  5. Gravidez indesejada se você possui uma gata não castrada
  6. Exposição a plantas tóxicas , pesticidas e anticongelantes
  7. Mais vulneráveis ​​à crueldade animal, roubo ou confisco
  8. Potencial de dano às populações locais de vida selvagem se o seu gato for um caçador

Como posso manter meu gato feliz dentro de casa?

Imagem (retirada do Google)

Gatos mantidos estritamente dentro de casa precisam de muito enriquecimento ambiental para seu bem-estar físico e mental.

Se você ponderou os riscos e prefere manter seu gato são e salvo dentro de casa, ainda é importante cuidar do bem-estar dele.

Se o seu gato miar em portas e janelas constantemente, ele está tentando comunicar que suas necessidades não estão sendo atendidas. 

Aqui estão algumas maneiras de apimentar a rotina do seu gato, evitar o tédio e a frustração e mantê-los felizes, enriquecidos e saudáveis.

1. Enriquecimento

Imagem (retirada do Google)

Ofereça ao seu gato interior coisas para explorar e brincar para manter a vida interessante.

Se o seu gato quer sair, pode estar perdendo um dos três principais benefícios da vida ao ar livre: exercícios, enriquecimento e a capacidade de realizar comportamentos naturais. 

Felizmente, existem métodos para atender a essas necessidades cruciais na segurança do lar. Não basta fornecer uma tigela cheia de comida e uma tigela de água; seu gato tem outras necessidades a serem atendidas.

Reserve um tempo para ficar com seu gato e participe de atividades física e mentalmente estimulantes com ele, como brincadeiras ativas, higiene, carinho e até mesmo treinamento básico usando guloseimas como recompensa por bom comportamento. 

É fácil deixar esses hábitos escaparem, então reserve horários específicos para se envolver com seu gato todos os dias, para mantê-lo ativo e estimulado.

Mais entretenimento passivo também é possível. Forneça um poste para arranhar, uma árvore para gatos ou poleiro para escalar e alguns brinquedos de quebra-cabeça ou bolas de guloseimas para um enriquecimento mais silencioso. 

Seu gato precisa ser mantido ocupado para evitar o tédio, e ser capaz de realizar comportamentos importantes, como escalar, brincar e arranhar, evitará a frustração.

Se o seu gato for deixado sozinho por longos períodos, considere uma babá para aparecer e passar algum tempo com ele. 

Alimentadores automáticos que distribuem comida tanto na hora da alimentação quanto em outras oportunidades aleatórias também proporcionam alguma emoção no dia do seu gato.

2. Tempo seguro ao ar livre

Imagem (retirada do Google)

O acesso restrito do lado de fora oferece aos gatos oportunidades seguras de desfrutar de vistas, sons e cheiros ao ar livre.

Existe um meio-termo entre ter um gato totalmente interno e um que pode vagar livremente. Agora existem opções para proporcionar ao seu gato algum tempo seguro ao ar livre.

Alguns gatos aceitam ser treinados para usar arnês e coleira. Esse processo deve ser feito com muita calma e cuidado – você não pode esperar que um gato apenas tolere que um item estranho seja colocado sobre ele e depois espere que ele ande bem.

Certifique-se de que o arnês esteja seguro e bem ajustado e comece apenas colocando-o no chão e deixando seu gato explorá-lo. 

Gradualmente, progrida para prendê-lo em seu gato por períodos muito curtos. Apenas tente usar a coleira e uma viagem ao ar livre quando seu gato estiver totalmente confortável com o uso do arnês.

As transportadoras de animais de estimação podem ser usadas para permitir que seu gato experimente alguns dos aromas e sons externos. 

Mais uma vez, deve-se tomar cuidado para acostumar seu gato à caixa de transporte primeiro, pois alguns não gostarão de ficar confinados.

Uma área externa fechada ou “catio” está se tornando uma escolha popular. Este é um meio-termo ideal, pois permite aos gatos a liberdade de serem ativos e explorar a natureza, mas os mantém (e a vida selvagem local) seguros.

Por que mais meu gato está miando?

Imagem (retirada do Google)

O miado excessivo pode não estar relacionado ao desejo de sair de casa.

Se o seu gato está uivando na janela ou na porta, pode parecer óbvio que ele quer sair e está fazendo essa vocalização excessiva para deixar claro suas intenções. 

No entanto, seu gato pode estar perfeitamente satisfeito por dentro, pois há muitos outros motivos pelos quais seu gato pode estar miando.

Os gatos (fêmeas e machos) vocalizam muito quando querem acasalar. Um gatinho atingirá a maturidade sexual por volta dos 4 meses de idade. As gatas começam seu ciclo de cio nos meses mais claros e quentes. 

Durante esse período, uivos e outras vocalizações altas são comuns em gatos que não foram castrados e procuram procriar.

Algumas doenças podem causar uma mudança nos hábitos de miar do seu gato. A disfunção cognitiva (semelhante à demência humana) pode causar confusão mental, resultando em miados excessivos em momentos estranhos, alterações nos ciclos do sono e interações alteradas com seus donos. 

Uma tireoide hiperativa também costuma resultar em comportamento arisco e aumento de vocalizações, além de aumento da sede e da fome.

Estresse ou ansiedade podem causar uma mudança no comportamento do gato. Isso pode ser sutil, como se esconder mais, ou mais óbvio, como ir ao banheiro fora da caixa de areia ou vocalizar excessivamente. 

O estresse em gatos tem muitas causas, desde um novo animal de estimação ou bebê em casa até disputas territoriais com outros gatos ou ruídos altos.

Se o seu gato miar mais do que costumava, ou apresentar outras alterações de comportamento ou sintomas de doença, como alteração da sede ou do apetite, consulte um veterinário. 

Descartar a doença é extremamente importante em qualquer problema de comportamento do gato e, portanto, mesmo que seu gato não pareça ser ele mesmo, uma consulta com o veterinário é um bom primeiro passo. 

Se necessário, um comportamentalista qualificado pode ajudar se o problema não for médico.

Imagem (retirada do Google)

Se você optar por manter seu gato dentro de casa, poderá atender às necessidades dele com um pouco de planejamento.

Pode ser difícil equilibrar as necessidades, vontades e desejos de seu animal de estimação aventureiro com a responsabilidade real de mantê-los seguros. 

Existem vantagens e desvantagens em manter seu animal de estimação dentro de casa, mas se seu gato estiver muito angustiado e quiser sair, existem algumas opções mais seguras do que deixá-lo vagar.

Também vale a pena verificar se não há um motivo completamente diferente para a vocalização repentina, pois alguns problemas comportamentais e médicos podem se apresentar dessa maneira.

Perguntas frequentes

Por que meu gato está tão desesperado para sair de casa?

Os gatos gostam do ar livre pelo exercício, enriquecimento e liberdade para expressar comportamentos naturais. 

Se o seu gato quiser sair, essas necessidades podem não estar sendo atendidas em casa, portanto, enriquecimento adicional e brincadeiras ativas podem ajudar.

Como fazer meu gato parar de querer sair de casa?

Os gatos precisam de estimulação física e mental e da capacidade de expressar comportamentos naturais, como brincar, arranhar e marcar o cheiro. 

Forneça a essas necessidades em sua casa muitas brincadeiras ativas, alimentadores de quebra-cabeças, árvores para gatos e postes de arranhar para manter seu gato satisfeito por dentro.

Os gatos precisam sair para serem felizes?

Os gatos podem obter benefícios de estar ao ar livre, como mais exercícios e estimulação mental. 

Eles também podem ser fornecidos em um ambiente doméstico, mas requerem muita brincadeira ativa e enriquecimento adicional, como árvores para gatos, postes para arranhar e alimentadores de quebra-cabeças.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Como evitar que um gato suba em uma árvore
Leia: Gatos podem ter TDAH? 6 sinais a serem observados
Sair da versão mobile