InícioGatosPor que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido?

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido?

O favoritismo de animais de estimação é comum em nossa casa. Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido, ronronando sempre que me vê e até me dando um adorável (embora doloroso) amassar as garras todas as noites. 

Anúncios

Meu marido? Não muito. Ela até dorme do meu lado da cama!

Visão geral rápida

01

Anúncios

É muito comum que os gatos escolham um membro da família como “favorito”.

02

Os gatos costumam gravitar em torno da pessoa que passa mais tempo com eles e aquela que os alimenta, brinca e acaricia.

Anúncios

03

Para fortalecer seu vínculo com seu gato, assuma algumas das tarefas importantes, como alimentar e limpar a caixa de areia, e tente passar mais tempo brincando, acariciando e cuidando do gato.

Anúncios

Mas por que os gatos escolhem uma pessoa para concentrar todo o seu amor? É algum instinto natural escolher um melhor amigo? Ou apenas outro comportamento ligeiramente estranho do gato que parece não ter razão para isso? Bem, os gatos são criaturas inteligentes e estão sempre cuidando de si mesmos. 

Ter um cuidador principal dedicado pode ser uma ferramenta muito útil, e todo gato gosta de aumentar suas próprias chances de sobrevivência.

Continue lendo para descobrir exatamente como ter “pessoas favoritas” definidas pode ajudar os gatos e por que todos os donos de gatos devem se orgulhar desse forte vínculo.

Por que eu sou o favorito do gato?

Se você for o escolhido, considere isso um elogio! No entanto, se você está se perguntando por que foi escolhido como o melhor local para dormir, aquele que fica na sombra e o destinatário de todo o ronronar, aqui estão alguns motivos.

1. Vínculo precoce e socialização

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 01
Imagem (retirada do Google)

Os gatinhos jovens formam laços fortes com as pessoas que mais convivem.

Quando os gatinhos são muito jovens (cerca de 4 a 9 semanas de idade), eles passam por um período de rápido desenvolvimento cerebral. 

Esta é uma idade muito importante para a socialização, onde os gatinhos aprendem o que é normal, seguro e bom em seu ambiente.

Gatinhos expostos a muitas pessoas, lugares, animais e objetos diferentes tendem a ser mais confiantes como gatos mais velhos. 

Eles também podem formar laços fortes nessa idade; portanto, se você tem seu animal de estimação desde a infância, isso pode explicar o amor deles por você. 

No entanto, gatos adultos ainda podem formar fortes apegos.

2. Você atende às necessidades deles

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 02
Imagem (retirada do Google)

Os gatos são naturalmente atraídos pelas pessoas que mais atendem às suas necessidades.

O apego a um cuidador principal é um instinto de sobrevivência natural, para ficar perto da fonte de sua comida e outros recursos. 

Se você é a pessoa principal para alimentar seu gato, limpar a caixa de areia , distribuir brinquedos de catnip deliciosos e geralmente ser a “pessoa do gato” na casa, seu gato pode responder escolhendo você para aconchegar-se mais. Infelizmente, essa gratidão não é garantida!

3. Tempo

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 03
Imagem (retirada do Google)

Quanto mais tempo de qualidade você passar com seu gato, maior a probabilidade de você se tornar o favorito dele.

Laços fortes se formam quando os gatos estão familiarizados e confiam em seus companheiros, e passar muito tempo em sua presença ajudará nisso. 

Muitas atividades de união, como brincadeiras, higiene e manuseio gentil, ajudarão os gatos a se relacionarem, e os amantes de gatos apreciarão o relacionamento estreito que é formado.

Um novo gato na casa pode precisar de mais tempo e atenção. 

Passar muito tempo com seu gato leva à confiança, e isso pode levar a mudanças em coisas como o comportamento de dormir, com seu gato agora preferindo seu colo à cama de luxo! Eles também podem honrá-lo com um sinal felino de afeto, como piscar lentamente ou acariciá-lo com as patas dianteiras .

4. Comunicação

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 04
Imagem (retirada do Google)

Os gatos gostam de estar perto de pessoas que entendem o que estão tentando comunicar.

A comunicação felina costuma ser sutil, e os donos de animais de estimação que dedicam tempo para interpretar seus sinais colherão os frutos. 

Aprender sobre a linguagem corporal do gato, postura, vocalizações (mais do que apenas um miado!) e comunicação olfativa pode ajudá-lo a descobrir o que seu gato quer e precisa. “Gato falante” pode ajudá-lo a se tornar sua nova pessoa favorita!

5. Personalidade

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 05
Imagem (retirada do Google)

Os gatos podem ser inconstantes e, às vezes, não há um bom raciocínio para escolher seu humano favorito.

Às vezes, os gatos são apenas gatos. E porque eles são gatos, eles podem simplesmente ignorar todos os motivos válidos acima e apenas escolher sua pessoa favorita por algum motivo misterioso! 

Existem algumas raças de gatos que são conhecidas por formar laços fortes e leais com seus donos, e algumas que parecem mais relaxadas com seu círculo de amizade.

A personalidade também desempenha um papel – aqueles gatos que apenas gostam de relaxar e tirar uma soneca podem ser atraídos por uma pessoa mais quieta, e um predador enérgico pode gravitar em torno da pessoa que mais brinca com eles.

Criando um vínculo forte com seu gato

Se o seu gato está jogando favoritos, pode ajudá-lo a saber que este é um comportamento perfeitamente normal e comum do gato. 

No entanto, se seu marido está se sentindo excluído do amor felino, aqui estão algumas sugestões para aumentar suas chances e fortalecer o vínculo entre o dono do felino.

1. Passe um tempo com eles

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 06
Imagem (retirada do Google)

Reserve um tempo para se envolver em atividades de união com seu gato, sejam abraços e brincadeiras.

Criar um vínculo leva tempo e esforço. 

Jogue com os pontos fortes do seu gato – entregue-se a alguns novos brinquedos para gatos e inicie brincadeiras diárias para aqueles felinos enérgicos, ou aconchegue-se com um livro ao lado de um gatinho mais sonolento.

2. Aceite os trabalhos

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 07
Imagem (retirada do Google)

Assumir a alimentação ou a limpeza da caixa de areia pode chamar a atenção do seu gato.

Tem evitado a caixa de areia? Sempre se esquece de alimentá-los? Os gatos têm uma memória longa para coisas como essa, portanto, certifique-se de estar visível em sua atenção aos cuidados deles. Algumas guloseimas para gatos também não vão mal!

3. Higiene

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 08
Imagem (retirada do Google)

Escovar seu gato pode ser uma experiência de união para vocês dois.

Cuidar, acariciar e abraçar são ótimas maneiras de se relacionar com seu gato. 

Além de ser uma atividade agradável para ambos, o contato físico ajuda a espalhar feromônios de seu gato para você, marcando você como uma presença segura e amigável em quem eles podem confiar.

4. Comunique-se

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 09
Imagem (retirada do Google)

Tente olhar nos olhos do seu gato e piscar lentamente para mostrar que você o ama.

Não se preocupe, ninguém espera que você mie para o seu gato! Mas algumas piscadas longas e lentas são o equivalente a “eu te amo” na linguagem dos gatos, e esfregar as cabeças também é um grande sinal de afeto. 

Aprenda a ler a linguagem corporal do seu gato e a respeitar quando recuar e quando dar carinho. 

Se um gato souber que pode se comunicar com você, ficará mais relaxado em sua presença.

5. E se tudo mais falhar…

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 10
Imagem (retirada do Google)

Brinquedos catnip e guloseimas super saborosas para gatos são sempre vencedores!

Favoritismo do gato: considerações finais

Por que meu gato gosta de mim, mas não do meu marido - 11
Imagem (retirada do Google)

Não é incomum que os gatos escolham um humano favorito especial, mas todos os outros podem receber sua parcela de afeto se passarem mais tempo com o gato.

É perfeitamente normal e comum que os gatos prefiram um membro da família. 

Isso pode ser um mecanismo de sobrevivência inerente, dependendo de sua provável fonte de comida e conforto, ou pode estar relacionado às experiências iniciais de gatinhos.

A maioria dos gatos gravita em torno daqueles amantes de gatos que passam tempo com eles, acariciam, cuidam deles, brincam com eles e aprendem a ler seus sinais. 

Os gatos costumam ser animais de estimação leais, mas nunca é tarde para fortalecer seu vínculo com seu gatinho, mesmo que você não seja o principal humano.

Perguntas frequentes

Como os gatos escolhem sua pessoa favorita?

Os gatos geralmente gravitam em torno da pessoa que passa mais tempo com eles, os alimenta, brinca e os acaricia. 

Eles também apreciam aqueles que podem ler sua linguagem corporal e outros sinais de comunicação.

Por que meu gato gosta mais de mim do que do meu parceiro?

Pode ser quem passa mais tempo com eles, os alimenta, brinca com eles e os acaricia. 

Também pode estar relacionado às suas experiências como gatinho, seu tipo de personalidade e quem é melhor em captar sua linguagem corporal.

Por que os gatos gostam de uma pessoa e não de outra?

Os gatos geralmente parecem ter um favorito, pode ser uma pessoa que passa tempo com eles e fornece seus cuidados básicos. 

Também pode ser uma personalidade simples ou quem entende bem a linguagem corporal e a comunicação do gato.

Por que os gatos se relacionam com apenas uma pessoa?

Os gatos costumam ser bastante solitários e, quando formam laços sociais, geralmente são para um indivíduo e não para um grupo. 

Pode ser alguém que presta seus cuidados primários ou que passa mais tempo com eles.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Por que meu gato morde meus pés?
Leia: Por que meu gato fez cocô na minha cama? Um veterinário explica
ARTIGOS RELACIONADOS