InícioGatosPor que meu gato está se escondendo?

Por que meu gato está se escondendo?

Os gatos encontram os lugares mais estranhos da sua casa para se disfarçar, e é natural se perguntar por que seu gato está se escondendo. 

Anúncios

É importante reconhecer quando se esconder é uma expressão normal da personalidade de um gato e quando é um sinal de que pode estar assustado, ansioso ou sofrendo de um problema médico. 

Conheça as rotinas diárias do seu gato, para que você possa agir rapidamente se perceber que algo está errado.

Anúncios

Espreita felina instintiva

Uma razão normal para um gato se esconder é baseada em sua ancestralidade como caçadores. 

Na natureza, é aconselhável economizar sua força e energia para rajadas de velocidade para pegar a presa, então um gato geralmente se esconde enquanto espera por algo para atacar. 

É claro que na casa moderna não há presas (espero!) para atacar, mas isso também explica por que seu gato pula em você em momentos aleatórios. 

Anúncios

Ele está expressando um desejo natural e provavelmente se divertindo também. Os gatos que praticam esse comportamento geralmente se escondem em sacos de papel e caixas de papelão convenientemente localizados em locais onde possam observar a ação ao seu redor e pular quando necessário.

Comportamento do gato pelo relógio

Outro subproduto de seus ancestrais é a natureza noturna dos gatos. 

Anúncios

Alguns gatos tendem a se esconder mais durante o dia e se tornar ativos à noite. Isso explica por que os donos costumam ter dificuldade em fazer o gato dormir quando estão prontos para dormir. 

Os gatos também são crepusculares , o que significa que eles dormem durante o dia e são mais enérgicos logo após o nascer do sol e antes do pôr do sol. 

Seu gato pode tender mais para o lado noturno do que para o crepuscular ou vice-versa, mas em ambos os casos ele se esconderá mais durante o dia para dormir.

Um cronograma de ocultação

Além de seguir padrões noturnos ou crepusculares, os gatos podem se esconder em horários específicos do dia por motivos ambientais. 

Se algo barulhento ou perturbador acontecer regularmente, você pode encontrar seu gato se escondendo antes do tempo para evitá-lo. 

Por exemplo, seu gato pode não estar em lugar nenhum quando o ônibus escolar barulhento para para pegar as crianças da vizinhança ou quando um grupo de convidados entra em casa, como as crianças e seus amigos chegando depois da escola. 

Os gatos podem fazer isso por medo e estresse, ou simplesmente porque não gostam de confusão.

se escondendo - 01
Imagem (retirada do Google)

Não perturbe

Como os gatos geralmente estão dormindo quando se escondem, uma razão simples é que eles só querem encontrar um lugar para tirar uma soneca onde não sejam interrompidos.

Esconder-se em um armário confortável e escuro em alguns cobertores ou no cesto de roupa suja pode ser uma ótima maneira de cochilar e não se preocupar em ser pisado ou incomodado pelo cachorro irritante. 

Eles também tendem a se esconder em lugares mais silenciosos e afastados exatamente pelo mesmo motivo.

Mudanças de temperatura

Em climas muito quentes e frios, você pode encontrar seus gatos se escondendo para regular sua temperatura. 

Em dias quentes, você pode vê-los encontrando espaços escuros e frescos para evitar o calor. 

Da mesma forma, nos dias frios de inverno, eles encontrarão lugares quentes e aconchegantes, como debaixo dos cobertores ou no cesto de roupa suja, para ajudar a se aquecer.

Quando se esconder é um problema para os gatos

Embora muito do comportamento de se esconder de um gato não deva preocupá-lo, há momentos em que é um problema sério. 

Se o seu gato de repente começar a se esconder quando no passado não o fez, isso significa que seu gato está estressado, com medo ou doente.

Estresse

O estresse pode fazer com que um gato se esconda porque o faz se sentir mais seguro, ou pelo menos menos “no local” e ameaçado por qualquer coisa que o esteja perturbando. 

Não é incomum que os gatos em uma nova casa se escondam por um período enquanto se adaptam. 

Trazer um novo animal de estimação para casa também pode levar a um período curto de esconderijo, bem como a novos membros da família, como um bebê ou um colega de quarto. 

Normalmente, os gatos se adaptam às mudanças e retomam seu comportamento normal. 

A melhor coisa a fazer nesses casos é deixar o gato sair em seus próprios termos. Você pode jogar algumas guloseimas para ele quando o vir, mas não o force a fazer nada até que esteja pronto.

Temer

O medo está ligado ao estresse e acontece quando o gato está realmente com medo de algo em casa e não apenas sensível a mudanças. 

Um gato pode temer novos visitantes em casa, novos animais de estimação ou até mesmo reagir a sons e atividades. 

Se houver uma nova construção acontecendo na casa ao lado, esse barulho pode assustar seu gato. 

Da mesma forma, alguns gatos podem ficar com muito medo de gatos ao ar livre na vizinhança, gatos selvagens que vagam pela sua propriedade ou outros animais ou pessoas. 

Se o seu gato parecer medroso e exibir alguma linguagem corporal , consulte imediatamente um profissional de comportamento qualificado .

Doença

Um dos primeiros sinais de que um gato pode estar doente é um aumento repentino no comportamento de se esconder. 

Os gatos idosos também podem se esconder mais à medida que se tornam mais suscetíveis a doenças relacionadas à idade. 

Se o seu gato começar a se esconder e você não conseguir determinar as mudanças ambientais que causaram o comportamento, leve-o para um check-up médico completo. 

Seu veterinário pode determinar se seu gato está se escondendo para lidar com dor e desconforto ou se é um problema comportamental ou uma combinação dos dois.

Persuadindo o Gato Escondido

Supondo que seu gato seja clinicamente saudável e não muito estressado ou com medo, você pode tentar algumas estratégias para incentivá-lo a sair mais.

  • Se você sabe onde ele está se escondendo, passe por ele e jogue delicadamente algumas guloseimas para gatos do lado de fora do local. Em seguida, afaste-se e deixe-o pegar as guloseimas.
  • Se você sabe que ele pegou as guloseimas, repita o processo enquanto expande lentamente a distância do esconderijo até onde você joga as guloseimas.
  • Se esse processo correr bem, você pode jogar fora as guloseimas e esperar que seu gato as pegue e, em seguida, usar o treinamento com clicker para marcar o comportamento de “sair do armário”. Gradualmente, trabalhe para clicar e tratar seu gato para sair cada vez mais. Você pode até treinar seu gato com um clicker para vir quando for chamado!
  • Você pode tentar usar um brinquedo de gato para incentivá-lo a sair e brincar. Um brinquedo de “vara de pescar” balançado pode fazer um gato pular para agarrá-lo. Isso o faz sair e reforça deixar seu esconderijo com um comportamento que ele gosta.
  • Se o seu gato precisar de incentivo extra, você pode esfregar um pouco de catnip no brinquedo ou no chão fora da área de esconderijo.
  • Forneça ao seu gato muitos esconderijos nas áreas de sua casa onde você passa mais tempo. Por exemplo, tendas para gatos ou árvores para gatos com áreas cobertas podem ser colocadas em sua sala de estar ao lado do sofá, para que seu gato possa se esconder enquanto ainda fica perto de você enquanto assiste TV. Você pode fazer a mesma coisa em outras salas.
  • Você pode fazer esconderijos felinos de forma barata usando caixas de papelão vazias, sacos de papel ou até mesmo uma pilha de cobertores colocados no sofá onde seu gato pode se enterrar. Você pode até fazer sua própria tenda de gato DIY.

Não force o problema

Lidar com o comportamento de se esconder faz parte de possuir um gato. Você não deve tentar forçar seu gato a sair de um esconderijo. 

Se você sabe que ele não está doente ou com medo, ele pode apenas querer um tempo sozinho. Ele se tornará mais resistente a deixar o esconderijo se se sentir pressionado .

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Presentes para Amantes de Gatos: 30 Ideias surpreendentes para se inspirar
Leia: Raças de gatos verdadeiramente diferentes
ARTIGOS RELACIONADOS