InícioGatosSaúde e Bem-EstarMelhor momento para castrar gatos (e razões pelas quais você deve)

Melhor momento para castrar gatos (e razões pelas quais você deve)

A menos que você esteja planejando criar seu gatinho no futuro, há muitas razões práticas por trás da decisão de castrar gatos. 

Anúncios

Este procedimento pode beneficiar significativamente o temperamento e o comportamento do seu gatinho, especialmente quando feito no momento certo.

Debate sobre quando castrar gatos machos

Parece haver dois campos separados quando se trata de decidir a idade apropriada para castrar um gato: esperar até que estejam maduros versus fazê-lo antes da maturidade. 

Anúncios

Parece que a pesquisa recente mudou a preferência para o último.

Tradicionalmente, pensava-se melhor adiar a castrar de gatos até que estivessem maduros e totalmente desenvolvidos, geralmente por volta dos 6 meses de idade. 

No entanto, hoje em dia, muitos veterinários recomendam a castração muito mais jovem. Em termos de desenvolvimento, é possível castrar um gato com apenas 8 semanas de idade. 

Anúncios

Nessa idade, os tecidos não são tão delicados e o procedimento pode ser realizado com segurança.

Especialistas sugerem a “idade ideal”

Um coletivo de especialistas veterinários uniu forças em 2016 para descobrir exatamente quando castrar gatos. 

Anúncios

O que eles descobriram foram descobertas que apoiam a esterilização e castrar o gatos antes de atingirem 5 meses como a idade ideal, o que levou à criação de uma campanha chamada ” Feline Fix by Five Months ” . e não há efeitos adversos à saúde. 

De fato, um estudo mostrou que as complicações eram maiores entre os animais mais velhos do que no grupo pré-púbere. 

Animais de estimação mais jovens também tendem a se curar mais rapidamente do que os mais velhos.

Deve-se notar que castrar um macho bem antes dos 6 meses de idade pode afetar significativamente a aparência adulta do seu gato. 

Eles nunca desenvolverão a aparência de um homem maduro, em vez disso, permanecerão semelhantes a gatinhos nas características faciais. 

No entanto, eles também nunca terão a chance de desenvolver comportamentos indesejados, como pulverização , ou experimentar outras consequências.

Lidando com o ganho de peso após a castração

Dito isso, muitos donos de gatos se preocupam com a castração e ganho de peso. Embora seja uma teoria popular que um gato castrado vai engordar, esta não é uma regra firme. 

Algumas evidências mostram que o metabolismo de um gato diminui com a mudança nos hormônios após a alteração. 

No entanto, também existem muitos gatos intactos com excesso de peso e gatos magros e castrados por aí.

Se você não deseja que seu gato ganhe peso indesejado, certifique-se de alimentá-lo com uma ração balanceada na quantidade adequada e certifique-se de que ele faça exercícios adequados. 

Isso é facilmente conseguido fornecendo ao seu animal de estimação uma árvore para gatos com alguns brinquedos pendurados ou comprando outros brinquedos interativos para eles se divertirem.

castrar gatos - 01
Imagem (retirada do Google)

Argumentos a favor da castração de gatos

Atualmente, milhões de gatos indesejados vivem em abrigos e nas ruas. Com tantos animais desabrigados, faz sentido limitar algumas das criações que ocorrem. 

Muitos donos de gatos amorosos nunca pretendem criar seus animais de estimação, mas nunca esterilizam ou castram seus gatos. 

No entanto, quando uma fêmea entra no cio e consegue escapar pela porta, ela se torna o alvo de todos os gatos de rua da vizinhança.

As fêmeas de rua também vagam pela vizinhança cantando seus cantos de sereia até que os gatos domésticos normalmente complacentes não resistam mais e tentem encontrar uma maneira de sair. 

Esta situação não beneficia ninguém, mas esterilizar e castrar gatos sim. Existem inúmeros outros benefícios associados à castração de gatos machos intactos.

  • A castração elimina a chance de desenvolver câncer testicular mais tarde na vida.
  • Gatos machos raramente desejam borrifar/marcar após a castração.
  • O forte odor da urina do gato macho é bastante reduzido.
  • Gatos machos castrados tendem a ser animais de estimação mais calmos.
  • Nenhuma reprodução significa que não há infecções sexualmente transmissíveis.
  • Gatos castrados perdem o desejo hormonal de vagar.
  • Chega de brigas e lesões.
  • Menos oportunidade de ser atropelado por veículos.
  • Chance reduzida de contrair parasitas.

Considerando tudo, os gatos castrados têm uma chance maior de viver vidas mais longas e saudáveis.

Preparação Pré-Cirúrgica

A castração de gatos é feita sob anestesia. Isso faz com que alguns gatos sintam náuseas e, se vomitarem sem estar totalmente conscientes, podem aspirar ou morrer sufocados. 

Como precaução, os gatos devem jejuar por aproximadamente doze horas antes de qualquer procedimento. Isso significa nada de comida e lanches especiais (é bom deixar a água de fora até a manhã da cirurgia). 

O estômago precisa de uma chance de esvaziar seu conteúdo para que não haja nada para vomitar. Convenientemente, a maioria dos veterinários agenda procedimentos cirúrgicos no início da manhã, então o plano mais fácil é esvaziar as tigelas do seu gato na noite anterior e deixá-lo dormir durante o período de jejum.

O procedimento de castração

A castração de gatos é, na verdade, um procedimento muito simples e minimamente invasivo em comparação com a esterilização em fêmeas.

castrar gatos - 02
Imagem (retirada do Google)
  • Uma vez administrada a anestesia, o assistente veterinário clipa e desinfeta o escroto do gato.
  • Seu veterinário, usando luvas estéreis, faz uma pequena incisão sobre cada testículo.
  • Os testículos são então gentilmente retirados, os cordões amarrados e costurados, e os testículos cortados. A incisão no escroto é extremamente pequena e geralmente não é costurada para permitir qualquer drenagem durante a cicatrização.

A cicatrização geralmente é bastante rápida e a maioria dos homens volta a se sentir normal após o primeiro dia. 

Leva aproximadamente 10 a 12 dias para a incisão cicatrizar, portanto, seu gato deve ser mantido seco durante esse período. 

Os gatos que se sentirem compelidos a mastigar na incisão devem usar um cone.

Ajude a controlar a população de gatos

Como você pode ver, a castração é boa para gatos machos por vários motivos, e o procedimento é simples e seguro. 

É uma boa ideia castrar qualquer gato que não será usado em um programa de reprodução profissional e talvez uma boa ideia para os criadores castrar todos os gatinhos machos antes de enviá-los para lares de animais de estimação. 

Se todos seguissem em frente, poderíamos facilmente reduzir o número de felinos desabrigados pela metade, e isso seria realmente uma coisa muito boa.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: 10 Melhores alternativas para retirar as garras do seu gato
Leia: Opções eficazes de remédio para bola de pelo de gato para tentar
ARTIGOS RELACIONADOS