Início Gatos Saúde e Bem-Estar 03 Tipos de medicina holística para gatos tentar

03 Tipos de medicina holística para gatos tentar

Muitos donos de animais de estimação estão começando a fazer a transição para métodos de cura mais naturais. 

Se você prefere cuidados de medicina holística e deseja explorar a medicina alternativa para gatos, várias vezes esse tipo de tratamento pode ser apropriado para seu animal de estimação. 

Aprenda sobre remédios à base de ervas, massagens e outras opções alternativas.

Medicina Veterinária Alternativa

Hoje em dia, muitos de nós pensamos duas vezes antes de bombear nossos corpos cheios de produtos químicos, em vez de considerar medicamentos e remédios alternativos. 

Isso pode incluir terapias alternativas de saúde, como aromaterapia, massagem, acupuntura ou remédios à base de ervas. 

Você pode até se surpreender ao saber que muitos desses tratamentos alternativos também estão disponíveis para nossos gatos.

ipos de medicina holística - 01
Imagem (retirada do Google)

Determinando quando os tratamentos alternativos são apropriados

Antes de considerar a medicina alternativa para gatos, é importante consultar um veterinário qualificado se a queixa for grave ou se o gato parecer estar com dor. 

Um veterinário holístico é preferível, pois possui conhecimento avançado neste espaço. No entanto, eles podem ser mais difíceis de localizar do que um veterinário tradicional.

Diagnosticar animais é especialmente difícil porque eles não podem nos dizer o que há de errado. 

Por exemplo, um gato que parou de comer pode simplesmente se sentir um pouco indisposto. Por outro lado, eles podem ter uma queixa de estômago mais grave. 

É por isso que é de vital importância estabelecer qual é a raiz do problema, seja lesão ou doença, antes de decidir sobre um tratamento que pode ou não ser eficaz.

Muitos veterinários oferecem tratamentos alternativos ou trabalham com médicos alternativos especializados no tratamento de animais. 

Discutir as opções com seu veterinário regular pode oferecer a segurança de ter bons conselhos médicos, ao mesmo tempo em que explora alternativas à medicina convencional.

Tipos de medicina alternativa para gatos

Vamos explorar algumas alternativas médicas que estão ganhando terreno entre os entusiastas de animais de estimação.

Remédios herbais

Se você observar um gato, poderá perceber que ele come grama de vez em quando, e isso geralmente o faz vomitar. 

Esta é a maneira natural de fornecer uma cura à base de ervas para problemas estomacais . Existem muitas outras ervas que ajudam a controlar doenças ou aliviar os sintomas. 

Estes incluem remédios à base de ervas para constipação e infecções do trato urinário, ambas as condições que podem ser dolorosas para um gato.

Nota: Nunca dê ervas ou outros medicamentos ao seu gato sem primeiro consultar um veterinário. Muitas plantas são tóxicas para os felinos, então deixe que os profissionais orientem sua escolha.

Coleiras antipulgas à base de ervas e outros remédios para parasitas também estão amplamente disponíveis. 

Esses produtos oferecem o benefício adicional de estarem livres de produtos químicos fortes que às vezes podem irritar a pele sensível de um gato. 

Alguns colares antipulgas à base de ervas são “recarregáveis”, o que significa que podem ser revigorados com óleo de citronela e substâncias similares por muitos meses sem serem substituídos.

Alguns exemplos de remédios fitoterápicos podem ser encontrados em:

  • Biconet: Este site carrega uma coleira antipulgas à base de ervas.
  • Only Natural Pet Store: Este site oferece uma seleção de remédios à base de ervas.
  • Remédios Nativos: Aqui você encontrará um remédio herbal para bolas de pelo , entre muitos outros remédios naturais.

Os remédios à base de ervas podem fornecer alívio eficaz. No entanto, consulte um profissional qualificado sobre quaisquer doenças ou sintomas graves, dolorosos ou recorrentes.

Aromaterapia

Se você já testemunhou o prazer de um gato com um brinquedo de catnip, provavelmente percebeu que os gatos são sensíveis ao cheiro. Isso significa que os princípios de aromaterapia que muitos humanos seguem também funcionarão com gatos. 

A aromaterapia usa óleos essenciais para estimular certos sentidos. Isso inclui lavanda que ajuda a relaxar ou menta que age como estimulante. Os óleos essenciais devem sempre ser usados ​​externamente e nunca usados ​​internamente. 

Na maioria dos casos, os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente no seu gato, a menos que sejam um ingrediente de um produto para gatos.

Mais informações sobre aromaterapia e gatos podem ser encontradas em muitos sites, incluindo:

  • Holística
  • Animais Essenciais

Massagem

Embora não seja um medicamento propriamente dito, a massagem é amplamente utilizada como uma terapia alternativa. 

A massagem ajuda a manter as articulações flexíveis e pode aliviar a dor sem a necessidade de usar analgésicos. 

Você pode até aprender a massagear seu gato, e isso pode ser uma experiência muito gratificante para ambos. Fazer uma massagem em seu gato aproxima vocês, e seu gato apreciará o tempo especial que está passando com você.

Imagem (retirada do Google)

Há mais informações disponíveis na Internet sobre as técnicas e habilidades necessárias para fazer uma massagem em um gato, e bons recursos incluem:

  • Renda para Couro
  • Móveis aconchegantes para gatos
  • besta bagunceira

A medicina alternativa está em alta

A medicina alternativa para gatos está se tornando mais amplamente disponível. Muitos veterinários estão agora oferecendo tratamentos alternativos ou complementares em um esforço para evitar o uso de drogas que são conhecidas por trazer efeitos colaterais desagradáveis. 

Lembre-se de que, embora os tratamentos alternativos possam ser bastante úteis, eles não devem ser usados ​​como substitutos completos dos cuidados veterinários competentes.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: 10 Doenças do cachorro que você pode pegar e não sabia!
Leia: 06 Duvidas Sobre o Xixi do seu Gato
Sair da versão mobile