Início Gatos Como manter seu gato fora de sua árvore de Natal

Como manter seu gato fora de sua árvore de Natal

O Natal é a época do ano favorita de todos, especialmente gatos curiosos, confiantes e extrovertidos que amam as festividades e os presentes de Natal tanto quanto nós.

Já para alguns felinos, pode ser um período estressante com falta de rotina, muitas visitas, uma grande árvore de natal cheia de luzes e enfeites no canto da sala e um período de risco por ingestão de corpos estranhos.

Vamos explorar por que os gatos ficam entusiasmados quando trazemos para casa uma árvore de Natal e como manter seu gato fora de sua árvore de Natal, por que eles mal podem esperar para ‘destruí-la’ quando terminamos de decorá-la.

Por que os gatos adoram árvores de Natal

Como manter seu gato fora de sua árvore de Natal - 01
Imagem (retirada do Google)

Os enfeites de Natal são oportunidades perfeitas para rebatidas, transformando a árvore em uma grande área de recreação para gatos, enquanto as bugigangas brilhantes e os enfeites pendurados lembram novos brinquedos para gatos.

Como pode um gato resistir a uma cativante árvore de Natal cheia de enfeites pendurados com presentes embaixo? Afinal, árvores com galhos empoleirados são construídas para gatos, enquanto presentes embrulhados parecem caixas confortáveis!

Uma árvore de Natal é o melhor playground para um felino curioso. Primeiro, eles são atraídos para a árvore desde:

É um novo item irresistível

Imagem (retirada do Google)

A maioria dos gatos adora investigar e interagir com novos objetos ao seu redor por meio de esconde-esconde e arranhões, pois ficam entediados facilmente em casa, eles não conseguem resistir ao desejo de um novo objeto alto cheio de odores tentadores.

Abrange aromas ao ar livre

Imagem (retirada do Google)

Tradicionalmente, a árvore de Natal é geralmente uma conífera perene, como abeto, pinheiro ou abeto, cortada na hora com aromas atraentes de casca de madeira e cheiros externos. 

Árvores de Natal reais contêm agulhas de pinheiro afiadas e produzem óleos e seiva que são atraentes, porém tóxicos e podem causar ferimentos se ingeridos, portanto, cuidado.

Oferece oportunidades de escalada para gatinhos e gatos curiosos

Imagem (retirada do Google)

A tentação de uma árvore de Natal genuína ou artificial pode ser demais para um gatinho que ainda não experimentou o exterior ou viu seu primeiro arbusto, enquanto uma árvore alta pode ser irresistível para um gato aventureiro confundindo-a com um grande arranhador vertical, especialmente se eles não têm pontos de vista internos suficientes em casa (ou seja, árvore de gato, prateleiras, condomínio).

Além disso, subir em árvores é algo natural para os gatos, uma vez que lhes dá uma visão muito melhor do ambiente, o que os ajuda a inspecionar os arredores, mantendo-os protegidos de possíveis ameaças e predadores. 

Equilibrar-se precariamente na ponta da árvore de Natal pode parecer engraçado para os visitantes, mas é perigoso e uma receita para uma grande conta do veterinário devido a quedas.

As fascinantes decorações penduradas e luzes festivas podem ser tentadoras

Imagem (retirada do Google)

Os enfeites de Natal feitos de vidro ou cerâmica são oportunidades perfeitas para um gato travesso que não tem oportunidades de brincar dentro de casa, transformando a árvore em uma grande área de recreação para gatos, enquanto as bugigangas brilhantes e os enfeites pendurados lembram novos brinquedos para gatos com um risco substancial de vidro quebra e ingestão que podem causar danos potenciais.

Adornos e luzes brilhantes de Natal são uma área de recreação para um gato peculiar, mas podem representar perigo devido à fiação exposta caso seu gato tente mastigar o cabeamento elétrico.

Como manter os gatos longe das árvores de Natal

Imagem (retirada do Google)

As decorações natalinas são atraentes para os gatos, portanto, selecionar bugigangas inquebráveis, não brilhantes, de plástico ou de árvores macias pode ser uma ótima estratégia.

Instintivamente, você não pode trocar de gato, mas pode proteger sua conífera e seu querido gato seguindo os seguintes passos para tornar sua árvore de Natal “à prova de gatos” nesta temporada de festas:

Escolha um local seguro e proteja sua árvore de Natal

Imagem (retirada do Google)

Primeiro, coloque a árvore em um local seguro, longe dos locais de poleiro favoritos do seu gato, como prateleiras ou árvores para gatos. 

Para garantir que sua árvore não tombe, adicione uma base resistente e certifique-se de prendê-la na parede ou no teto, caso seu gato decida usá-la como arranhador ou subir em cima enquanto você dorme.

Selecione ornamentos seguros inquebráveis ​​e coloque-os no alto

Imagem (retirada do Google)

As decorações natalinas são atraentes tanto para gatinhos quanto para gatos adultos, escolha bijuterias inquebráveis, não brilhantes, de plástico ou de árvores macias e evite colocar enfeites baixos para evitar que seu gato os derrube.

Pendure as decorações no alto, fora do alcance e, se possível, evite pendurar enfeites ingeríveis ou qualquer coisa parecida com barbante ou fita. 

Se você acabar pendurando a guirlanda, verifique se ela está no topo da árvore e não pode ser engolida facilmente.

Não coloque velas de verdade ou enfeites de globo de neve, pois eles são preenchidos com água e etileno glicol (conhecido como anticongelante) que é tóxico para gatos.

Lembre-se de cobrir a fiação elétrica

Imagem (retirada do Google)

Os cabos elétricos são um brinquedo tentador para mastigar, mas também um risco de emaranhamento, cubra qualquer fiação exposta com tubos de plástico e desligue as luzes da rede elétrica quando seu gato estiver sozinho em casa.

Bloquear a água da árvore

Imagem (retirada do Google)

Se você tem uma árvore de Natal viva e seu gato gosta de beber água, coloque uma saia de árvore ou papel alumínio sobre a base para evitar que seu gato beba a água com produtos químicos adicionados que podem deixá-lo doente. 

Se o seu gato costuma mordiscar coisas que não deveria, é melhor comprar uma árvore artificial.

Redirecione seu gato para uma área de recreação dedicada ou um condomínio para gatos

Imagem (retirada do Google)

Configure uma área de recreação dedicada um pouco mais longe da árvore enquanto redireciona seu gatinho para o novo playground com novos brinquedos e caixas. 

Melhor ainda, surpreenda seu felino com um presente de Natal antecipado de um condomínio para gatos e recompense-o com elogios e guloseimas por escolher o arranhador para gatinhos em vez da árvore de Natal.

Por fim, se estiver usando uma árvore em vaso, mantenha os recipientes sujos cobertos

Imagem (retirada do Google)

Se você estiver usando uma árvore em vaso, tome cuidado com o uso de fertilizantes tóxicos para moggies e cubra o recipiente sujo para diminuir a possibilidade de serem usados ​​como bandejas de lixo.

Imagem (retirada do Google)

Manter seu gato intrigado fora da árvore de Natal garantirá a proteção de sua árvore, bem como dos itens próximos, mas o mais importante, a segurança e o bem-estar de seu amado gato nesta temporada de férias. Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo seguro e feliz!

Perguntas frequentes

O que posso borrifar na minha árvore de Natal para manter os gatos afastados?

Para repelir seu gato, faça seu próprio spray misturando água com capim-limão ou spray de óleo de citronela. 

Você também pode pendurar cascas suculentas de laranja ou limão como decoração, mas precisará substituí-las a cada poucos dias para garantir seu frescor.

Como faço para meu gato parar de atacar minha árvore de Natal?

Se o seu gato insistir em atacar sua árvore de Natal, cerque a árvore ou mantenha seu gato fora da sala em que a árvore de Natal está enquanto você estiver fora de casa.

Que cheiro mantém os gatos longe da árvore de Natal?

Os gatos não suportam muitos cheiros, principalmente cítricos como laranja, limão e lima. 

Eles também não gostam de vinagre; você pode tentar borrifar pinhas com vinagre de maçã e colocá-las sob a árvore para manter seu gato longe.

Como faço para manter os animais de estimação longe da minha árvore de Natal?

Tente cobrir o tronco de sua árvore viva com papel alumínio, a maioria dos gatos não gosta da sensação do papel alumínio e coloque algumas cascas de laranja/limão ao redor da base. 

Canetas de exercícios, portões para bebês ou uma barreira podem deter um cão, no entanto, um gato travesso pode precisar de sua própria árvore para gatos e tempo de jogo adicional para queimar o excesso de energia.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Como manter os gatos longe da árvore de Natal: 9 truques fáceis
Leia: Como impedir que um gato perca tanto pelo
Sair da versão mobile