Início Gatos Comportamento O que você precisa saber sobre o lábio inchado do seu gato...

O que você precisa saber sobre o lábio inchado do seu gato – o que causou e como ajudar a curar

Estas são as causas mais prováveis e as melhores opções de tratamento para o lábio inchado do seu gato

Seu doce amigo peludo é uma fonte de diversão e entretenimento – desde posições engraçadas para dormir até aqueles preciosos ronrons.

O comportamento do gato pode ser um mistério até mesmo para os amantes de gatos mais dedicados, e esses sentimentos felinos podem levar a manifestações físicas que nos intrigam.

Se você já olhou para o seu gato e notou um inchaço no lábio superior ou inferior, aqui está o que você precisa saber: Esta ocorrência comum não é algo para se preocupar, mas também não é algo para ignorar.

Enquanto seu veterinário verifica a saúde do seu gato, você pode se informar sobre essa condição confusa.

Aqui está o que causa o lábio inchado de um gato.

Por que o lábio do meu gato está inchado? Há muitas causas para este sintoma, mas geralmente é fácil de diagnosticar

O que você precisa saber sobre o lábio inchado do seu gato-04
Imagem (retirada do Google)

O inchaço no lábio superior ou inferior acontece frequentemente, especialmente para gatos jovens que adoram explorar e se meter em coisas.

Pode haver uma variedade de causas para as mudanças na aparência do seu gato, então a coisa mais importante a lembrar é levá-la para ser examinada e diagnosticada por um veterinário de sua confiança.

Enquanto você está esperando pela sua consulta, vamos dar uma olhada em algumas das possíveis condições que podem estar causando os lábios inchados do seu gato.

Alergias

Os animais podem experimentar alergias assim como os humanos, que podem às vezes levar a sintomas como inchaço em tecidos moles como os lábios.

Seja alergia a alimentos ou a alérgenos ambientais como poeira, seu veterinário pode ajudar a identificar as possíveis causas e criar tratamentos para manter seu gato confortável e seguro. Se você já foi testado para alergias, sabe do que estamos falando!

Condições dentárias

Se o seu gato parece estar tendo dificuldade em comer – ou evitando isso completamente – o lábio inchado pode ser um sintoma de um problema dental subjacente.

Às vezes, um abscesso dental (um bolso infectado na gengiva do seu gato) ou uma área de cárie dentária pode causar inchaço que empurra o lábio para fora.

Seu veterinário pode recomendar um ciclo de antibióticos para lidar com a infecção ou pode ser necessário uma cirurgia e limpeza dentária.

Pense nisso como mais um motivo para manter em dia o cuidado dental do seu animal de estimação.

Acne no queixo

Acne no queixo é outra maneira de descrever folículos pilosos infectados no queixo do seu gato. Se eles ocorrem perto o suficiente da boca, o inchaço parece estar nos lábios.

Seu veterinário pode encontrar o problema e recomendar um tratamento tópico para tratar a infecção. Cuidados com a pele não são apenas para pessoas!

Complexo granuloma eosinofílico

Complexo granuloma eosinofílico pode ser um termo complicado, mas se refere a uma condição bastante simples: quando o seu gato tem uma reação alérgica a uma picada de um inseto, como uma pulga, mosquito ou ácaro.

O local da picada pode inchar, e pode ficar vermelho e coçar. Em alguns casos, o local da picada permanece quase imperceptível, mas em outros, pode resultar em uma grande úlcera.

As lesões geralmente se desenvolvem ao longo das gengivas do seu gato e na boca, embora também possam ser localizadas nas patas traseiras e no estômago. Seu gato pode lamber e coçar as lesões, então você pode ver perda de pelos também.

O seu veterinário pode diagnosticar essa condição com exames como aspiração por agulha e biópsia.

Ele pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a condição, mas outras etapas, como a implementação de um programa de controle de pulgas e a mudança do seu gato para uma dieta hipoalergênica, também podem ajudar.

Uma vez que seu gato tenha desenvolvido essa condição, ela provavelmente terá novamente no futuro, portanto, um tratamento rápido e uma boa gestão do ambiente são importantes.

Câncer e tumores

Ninguém quer ouvir essa palavra, mas há uma pequena chance de seu gato ter desenvolvido um tumor no lábio superior ou inferior que está causando inchaço.

Novamente, o seu veterinário pode avaliar para determinar se é um tumor cancerígeno ou simplesmente um crescimento.

Diversos tratamentos estão disponíveis, incluindo cirurgias, e seu veterinário pode ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para manter a qualidade de vida do seu gato daqui para frente. Isso é mais comumente visto em gatos idosos.

Lesão física

É possível que o seu gato possa ter caído e machucado a boca, resultando no inchaço que você está vendo. Uma queda também pode causar lesões dentárias e danos ao interior da boca do seu gato que podem necessitar de tratamento. Se for possível, dar uma olhada na (ou mesmo dentro da) boca do seu gato pode ser extremamente útil.

Outras causas

Às vezes, a causa é simples e não requer mais tratamentos. Se estiver na época dos mosquitos, seu gato pode simplesmente ter uma picada, e o inchaço diminuirá em alguns dias.

Seu animal de estimação também pode ter sofrido uma lesão menor ou arranhão que está causando inchaço. Observe o inchaço por algumas horas a um dia para ver se há mudanças.

Se ela permitir, inspecione o local do inchaço para ver se você consegue ver um caroço, hematomas, mordidas ou mesmo um inseto preso como um carrapato. Limpe a área cuidadosamente, se possível, para ajudar a evitar mais infecções.

Por que a boca do meu gato está inchada de um lado?

Imagem (retirada do Google)

Muitas dessas condições ocorrem apenas em uma pequena área da boca, portanto, observar exatamente onde você vê o inchaço pode realmente ajudar a reduzir as possibilidades antes de procurar intervenção médica.

Por exemplo, as alergias provavelmente aparecerão de maneira bastante consistente no lábio, mas um carrapato se alojará em um ponto específico onde você notará um caroço (sem mencionar, o corpo dele sobressaindo).

Outras condições podem se manifestar em um lado ou em ambos, dependendo da gravidade e da localização do problema incitante.

Lembre-se, qualquer inchaço que não tenha uma causa óbvia ou que não diminua rapidamente deve significar uma chamada para o veterinário do gato.

Procure estes sintomas associados ao lábio inchado de um gato

Imagem (retirada do Google)

Se o seu gato tem o lábio inchado, você também vai querer verificar se eles estão apresentando outros sintomas, de acordo com o Natural Pets HQ.

Sintomas adicionais podem indicar que algo mais está acontecendo. Certifique-se de procurar coisas como:

  • Gengivas vermelhas
  • Feridas ou úlceras ao redor da boca
  • Massa de qualquer tipo
  • Sangramento ou exsudação
  • Mau cheiro na boca
  • Baba
  • Diminuição da ingestão de alimentos ou bebidas

Todos esses são sinais que devem motivá-lo a levar o seu gato ao veterinário.

Cuidando do lábio inchado do seu gato em casa e no consultório do veterinário

Imagem (retirada do Google)

Assim que você perceber o lábio inchado do seu gato, deve entrar em modo de monitoramento. Tente descobrir uma causa óbvia, como vê-la brincando agressivamente com outro animal da casa.

Se você suspeitar de algo mais ou não tiver certeza da causa do inchaço, é hora de consultar o seu veterinário.

Não ignore um lábio inchado. Mesmo que você suspeite de algo menor, observe a área e procure atendimento médico para o seu gato se não parecer melhorar em alguns dias.

A condição subjacente pode ser grave e quanto mais cedo você a diagnosticar, melhores são as chances do seu gato se recuperar.

Os gatos nem sempre mostram sinais de angústia ou dor, por isso cabe a você observar o seu gato e aprender o que é normal.

Se você notar algo estranho, pode detectar esses sintomas cedo e fazer algo a respeito. O lábio inchado do seu gato não é apenas um beicinho.

Fique de olho no seu doce amigo e vocês poderão desfrutar a melhor vida possível juntos. Esses pequenos sintomas são pistas significativas para a saúde e o bem-estar do seu gato, então seja o defensor do seu gato.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Por que os gatos urinam em tapetes de banheiro? Fique atento!

Leia: Por Que os Gatos Enterram Seu Cocô?

Sair da versão mobile