Início Gatos Os gatos são possessivos com seus donos?

Os gatos são possessivos com seus donos?

Não é apenas compreensível que os animais e as pessoas sejam protetores e gatos são possessivos com seus donos e com as coisas que são importantes para eles, é realmente muito bom senso!

Visão geral rápida

01 É normal que um gato seja um pouco possessivo com sua pessoa favorita, mas às vezes o comportamento possessivo se torna extremo e causa problemas em uma casa.

02 Possíveis gatilhos para o comportamento possessivo excessivo incluem viver com vários gatos, convidados visitando a casa e novos membros da família humana.

03 Buscar o conselho de um especialista em comportamento animal pode ajudar a descobrir o que está causando o comportamento possessivo do seu gato, para que você possa redirecionar a atenção dele de forma mais positiva.

Proteger recursos importantes ajuda a proteger o bem-estar, a felicidade e até a sobrevivência de um indivíduo. 

Quando falamos dos recursos mais importantes aos olhos de um gato, tendemos a pensar em:

  • Comida e água
  • Abrigo (lugares para descansar e se esconder)
  • Acesso a uma caixa de areia/área de banheiro
  • Afeição

As chances são de que, como membro da família humana do seu gato, você seja fundamental para fornecer a maioria dessas coisas para o seu gato. 

Isso significa que é sensato e bastante normal que seu gato queira mantê-lo por perto e ser um pouco possessivo com você, e todos sabemos que os gatos são criaturas eminentemente sensatas!

No entanto, às vezes esse comportamento possessivo pode ser extremo e causar problemas em sua casa.

Por que os gatos ficam possessivos com uma pessoa em particular?

gatos são possessivos com seus donos - 01
Imagem (retirada do Google)

A pessoa mais ligada aos recursos importantes de um gato geralmente se torna sua favorita.

Embora muitas vezes haja espaço no coração de nossos gatos para amar e ser afetuoso com várias pessoas, é comum que eles tenham uma única pessoa especial.

Essa pessoa pode ser aquela com quem eles passam mais tempo de qualidade ou a pessoa com quem mais se relacionam durante o estágio inicial da vida. 

Consequentemente, essa pessoa pode ser a mais intrinsecamente ligada a esses recursos tão importantes que mencionamos.

Comportamento do gato: o que faz com que um gato se torne possessivo com seus donos?

Pode haver uma série de possíveis gatilhos para comportamento possessivo excessivo. 

Normalmente, no entanto, o comportamento possessivo tende a ter três causas principais.

1. Outros gatos

Imagem (retirada do Google)

Em uma casa com vários gatos, os gatos podem ficar com ciúmes de outros gatos.

Se você é um pai de estimação em uma casa com vários gatos , pode se sentir objeto de algum comportamento aparentemente ciumento do gato. 

Este é um cenário bastante comum, independentemente de esses gatos terem crescido juntos ou não. 

As personalidades dos gatos são todas muito diferentes, e não é certo que todos se darão bem.

Outro gatilho comportamental pode ser gatos de fora da casa, seja um novo gato que você está apresentando ou um gato da vizinhança que pode se intrometer no “território central” do seu gato e entrar em sua casa.

2. Convidados e visitantes

Imagem (retirada do Google)

Os gatos podem agir de forma possessiva quando os convidados terminam porque não gostam de compartilhar a atenção de sua pessoa favorita.

Mesmo que todos os seus amigos e familiares sejam amantes de gatos e ofereçam muitos animais de estimação e carinhos, a chegada de alguém novo pode ser suficiente para provocar algum comportamento possessivo em alguns gatos. 

Nenhuma experiência negativa pode ter ocorrido entre um convidado e seu gato, mas esse convidado está dividindo a atenção da “pessoa especial” do gato e ameaçando seu acesso à pessoa que ele mais valoriza.

3. Recém-chegados não felinos

Imagem (retirada do Google)

Novos bebês que ocupam tempo e atenção dos donos de animais de estimação geralmente provocam comportamento possessivo de um gato.

De um modo geral, os recém-chegados tendem a assumir a forma de um novo animal de estimação, como um cachorro ou um novo bebê. 

Ambos podem causar uma mudança abrupta na rotina do dono e, consequentemente, do gato também.

Alterações repentinas no dia-a-dia de um gato, particularmente aquelas que afetam o tempo que você pode passar interagindo com ele, podem forçar seu gato a se comportar de forma possessiva.

Sinais de que um gato está sendo possessivo com seus donos

Imagem (retirada do Google)

Qualquer coisa diferente do comportamento normal do seu gato pode ser devido a um comportamento possessivo.

Estes podem variar bastante de gato para gato. 

Basicamente, qualquer divergência perceptível em relação ao comportamento normal e relaxado do seu gato quando outra pessoa ou animal de estimação está por perto pode ser um sinal de comportamento possessivo.

Considere como seu gato fica quando você está sozinho com ele em uma área na qual ele se sente relaxado. 

Uma mudança nisso, principalmente se for grave ou repentina, deve ser um sinal de alerta para fazer você pensar sobre o que pode estar afetando a felicidade do seu gato. Alterações e sinais que você pode ver incluem:

Linguagem corporal retraída e desinteressada

Imagem (retirada do Google)

A falta de interesse em atenção ou brincadeira de sua parte é um sinal de alerta de que algo está errado.

Se o seu gato não quiser interagir com você normalmente ou não brincar com um brinquedo ou aceitar uma guloseima que normalmente adoraria, ele pode se sentir ameaçado pela situação em que se encontra. exibem seu caráter relaxado normal.

Agressão

Imagem (retirada do Google)

A agressão pode incluir assobios, rosnados ou golpes em outra pessoa ou animal de estimação.

Talvez o sinal mais fácil de ler, a agressão pode incluir assobios , rosnados ou golpes em outra pessoa ou animal de estimação. 

Em casos graves, pode até levar a uma briga entre gatos .

Às vezes, isso pode se manifestar como proteção de espaço, onde seu gato está sentado em cima ou próximo a você e ataca quem entra em seu espaço pessoal. 

Alternativamente, seu gato pode se distanciar de toda a situação e colocar uma barreira de agressão. 

Isso se deve apenas ao desconforto com o processo.

Procurando atenção

Imagem (retirada do Google)

O comportamento extremo de busca de atenção pode ser uma expressão de possessividade.

Embora a maioria de nós goste de receber carinho e cabeçada de nossos gatos como sinal de afeto, alguns gatos podem exibir uma forma extrema desse comportamento se estiverem se sentindo possessivos com seu dono. 

Às vezes, eles podem miar insistentemente ou atrapalhar deliberadamente para direcionar sua atenção para eles.

‘Encenando’

Imagem (retirada do Google)

Problemas comportamentais como coçar e eliminação inadequada podem ser causados ​​pelo estresse.

A possessividade pode ser exibida na forma de comportamentos indesejados do gato, como arranhar móveis , urinar ou fazer cocô em locais inapropriados , especialmente se essas forem coisas que seu gato normalmente não faz.

Embora possa parecer que seu gato está agindo mal, é importante lembrar que esses problemas comportamentais nascem do estresse e não do comportamento “ruim”. 

Os gatos não têm a capacidade de racionalizar e agir em retaliação e, portanto, nunca devem ser punidos se esses problemas ocorrerem.

O que posso fazer para ajudar um gato possessivo?

Felizmente, há muito que você pode fazer para ajudar!

Embora nenhum de nós goste de ver nosso gato infeliz ou inquieto, um pouco de tempo e esforço podem ajudar muito a melhorar seu bem-estar. 

Algumas dicas importantes incluem:

Boa Socialização Inicial

Imagem (retirada do Google)

A socialização precoce com pessoas e outros animais pode prevenir o desenvolvimento de problemas mais tarde na vida.

Como acontece com a maioria das coisas comportamentais, é sempre preferível começar bons hábitos desde o início do que tentar corrigir problemas comportamentais mais adiante. 

Qualquer novo gato ou gatinho novo deve ser apresentado gradualmente a uma variedade de experiências diferentes de maneira controlada e positiva.

Gatos de resgate ou aqueles que tiveram socialização limitada quando eram jovens podem achar mais estressante se adaptar a novos encontros mais tarde.

Introdução gradual de novos membros da família

Imagem (retirada do Google)

Sempre que um recém-chegado se juntar à família, apresente-o ao seu gato lenta e cautelosamente para dar-lhe tempo para se acostumar com a nova pessoa ou animal de estimação.

Quer o novo membro da família seja um cachorrinho, um novo bebê ou um novo gato, uma introdução gradual ajudará a evitar qualquer comportamento ciumento. 

Comece introduzindo um item com o cheiro do seu novo bebê/cachorrinho/gato no ambiente do seu gato.

A partir daí, você pode começar a introduzir curtos períodos em que seu gato pode ver e cheirar o recém-chegado, mas a uma distância segura e, de preferência, em um espaço segregado. 

Anexar uma guloseima ou uma recompensa a cada interação pode ajudar a construir uma associação positiva na mente do seu gato.

Com o tempo, você pode aumentar a duração de cada interação, sempre permitindo que seu gato se refugie em algum lugar seguro caso se sinta desconfortável ou sobrecarregado.

Mantenha as rotinas estáveis

Imagem (retirada do Google)

Os gatos prosperam na rotina, então quanto mais você puder manter a programação diária do seu gato, melhor ele se ajustará às mudanças.

Em tempos de mudança, as rotinas tendem a ser alteradas, especialmente se a mudança for um novo bebê em sua família!

No entanto, se puder, tente seguir as rotinas existentes do seu gato, pois isso ajudará a tranqüilizá-lo. 

Tente planejar os horários das refeições e brincadeiras do seu gato para permanecer o mais constante possível e mantenha a caixa de areia no mesmo lugar. 

Lembre-se, em tempos de desafio, acariciar seu gato é um conhecido alívio do estresse!

Se, por exemplo, você souber que algo como o horário da mamada terá que mudar, tente fazer isso lentamente durante um período de tempo, em vez de alterá-lo repentinamente no dia em que o bebê chegar em casa.

Quebrar Ciclos Negativos

Imagem (retirada do Google)

Dar a cada gato seu próprio tempo especial com você pode ajudar a aliviar os problemas de ciúme.

Às vezes é necessário interromper os ciclos de comportamento negativo antes que possamos avançar com comportamentos mais positivos. 

Por exemplo, dois companheiros de gato que estão brigando podem precisar de espaços separados por um tempo.

Isso pode permitir que seu dono os cumprimente e forneça muito amor e carinho separadamente. 

Uma vez que eles tenham seu vínculo com o dono confirmado, curtos períodos em que ambos os gatos ficam juntos com seu dono podem ser introduzidos de maneira controlada com muito reforço positivo.

Incentive Comportamentos Alternativos

Imagem (retirada do Google)

Um comportamentalista animal pode ajudar a identificar a raiz dos comportamentos possessivos do seu gato para que possam ser resolvidos.

Como mencionado anteriormente, comportamentos possessivos indesejados vêm de um lugar de incerteza emocional e nunca devem ser punidos ou repreendidos. 

No entanto, pode ser útil dar ao seu gato outra coisa em que se concentrar que possa ser reforçado positivamente.

Um exemplo disso é o jogo do “toque”, onde o gato aprende que se aproximar ou tocar em um objeto leva a uma recompensa. 

Em momentos de estresse ou conflito, o gato tem uma atividade positiva na qual pode se concentrar.

Quando tudo mais falhar, procurar o conselho de um especialista em comportamento animal pode ajudá-lo a descobrir o que está causando o comportamento possessivo do seu gato, para que você possa redirecionar a atenção do seu gato de forma mais positiva.

Perguntas frequentes

Os gatos ficam protetores de seus donos?

Sim, alguns gatos podem ficar muito protetores com seus donos. Isso pode acontecer quando novas pessoas ou animais se aproximam e fazem com que o gato se sinta desconfortável. 

Gatos protetores podem mostrar uma variedade de comportamentos, incluindo se tornarem agressivos ou extraordinariamente carentes.

Por que meu gato está sendo possessivo comigo?

Você é uma das características mais importantes na vida do seu gato. Eles dependem de você para comida, conforto, amor e carinho. 

É natural que seu gato queira proteger esses recursos e ser possessivo com você.

Os gatos são territoriais sobre seus donos?

A casa de um gato ou “território central” é muito importante para eles. 

Seus donos são uma parte importante de sua casa, então sim, os gatos são naturalmente territoriais sobre seus donos.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: 3 receitas de guloseimas caseiras para gatos
Leia: O que devo alimentar um gato mais velho?
Sair da versão mobile