InícioGatosComo os gatos sabem usar uma caixa de areia?

Como os gatos sabem usar uma caixa de areia?

Em comparação com os filhotes, que geralmente levam meses para aprender onde ir ao banheiro, a maioria dos gatos sabem usar uma caixa de areia e normalmente requer pouco treinamento.

Anúncios

Visão geral rápida

01 Os gatos domésticos são muito parecidos com seus ancestrais selvagens e compartilham seus instintos naturais de enterrar seus dejetos.

02 A maioria dos gatos usará automaticamente uma caixa de areia, mas alguns podem precisar ser orientados na direção certa.

Anúncios

03 Se um gato parar repentinamente de usar a caixa de areia, isso pode indicar um problema médico.

Todos nós sabemos que os gatos são criaturas incríveis, mas continue lendo para descobrir por que muitos gatos parecem saber apenas como usar uma caixa de areia e o que fazer se o seu não souber.

Natureza ou nutrir?

Como os gatos sabem usar uma caixa de areia - 01
Imagem (retirada do Google)

Manter a caixa de areia o mais limpa possível é a melhor maneira de manter seu gato usando-a regularmente.

Anúncios

Até cerca de 4 semanas de idade, os gatinhos precisam ser estimulados por suas mães a urinar e fazer fezes. 

Após essa idade, eles começam a usar o banheiro de forma independente e podem receber uma caixa de areia.

Anúncios

Acredita-se amplamente que os gatinhos aprendem a usar caixas de areia observando suas mães, no entanto, gatinhos órfãos criados à mão geralmente exigem pouco treinamento para usar uma caixa de areia , sugerindo que os instintos naturais também desempenham um papel.

Cientistas no Japão forneceram caixas de areia para gatos selvagens para tentar ajudar a população local da cidade de Onomichi, que estava chateada com o cocô de gato em suas ruas e templos locais.

Este estudo descobriu que os gatos selvagens responsáveis ​​pelo cocô na área experimental rapidamente começaram a usar caixas de areia comunitárias – sem necessidade de treinamento ou experiência anterior! Você pode ler mais sobre este estudo fascinante e bem-sucedido aqui.

1. Ancestrais Selvagens

Como os gatos sabem usar uma caixa de areia - 02
Imagem (retirada do Google)

O instinto de enterrar o lixo vem dos ancestrais selvagens dos gatos domésticos.

Para entender de onde vem esse aparente instinto de usar caixas de areia, devemos mergulhar na ancestralidade de nossos amados companheiros felinos. 

Os gatos domésticos (Felis catus) fazem parte da família Felidae , que contém 37 espécies reconhecidas, todas consideradas como tendo evoluído de um ancestral comum na Ásia de 10 a 12 milhões de anos atrás.

A família Felidae também inclui grandes felinos como leões, tigres, chitas e várias espécies de felinos selvagens. 

Amostras de DNA de gatos de estimação em todo o mundo são quase idênticas ao DNA do gato selvagem africano (Felis sylvestris lybica), que ainda hoje vive na Ásia e no norte da África. Nossos gatos domésticos também compartilham mais de 95% de seu DNA com os tigres!

Há evidências de gatos vivendo ao lado de pessoas que datam de mais de 10.000 anos atrás. Acredita-se que os gatos selvagens começaram a caçar roedores nos depósitos de grãos dos primeiros assentamentos humanos, antes de gradualmente se tornarem mais domesticados e, eventualmente, entrarem em nossas casas em tempos muito mais recentes.

Com exceção de algumas das raças com pedigree, os gatos não sofreram grandes mudanças durante sua domesticação (ao contrário dos cães) e, portanto, ainda mantêm muitas semelhanças com seus ancestrais felinos selvagens. descendência fértil.

2. Instintos Naturais

Como os gatos sabem usar uma caixa de areia - 03
Imagem (retirada do Google)

Os gatos enterram seus dejetos para esconder seu cheiro e se manter a salvo de seus predadores e também de suas presas.

Gatos selvagens enterram seus dejetos para esconder seu cheiro de outros animais – seus predadores, competidores e presas.

Grandes felinos selvagens muitas vezes enterram seu cocô dentro de seu território para não chamar a atenção para si, mas o deixam exposto para marcar os limites do território como um sinal para outros gatos (urina e fezes contêm feromônios, que são substâncias químicas que os gatos usam como sinais e comunicação). Gatos selvagens menores, mais fracos e submissos enterram suas fezes para que sua presença não seja tão desafiadora para gatos maiores.

Todos os gatos são naturalmente atraídos pela sujeira macia para passar seus dejetos, pois facilita o enterro. 

Como já discutimos, os gatos com quem compartilhamos nossas casas são parentes muito próximos dos gatos selvagens e, portanto, compartilham esses instintos de higiene.

Em nossas casas, a caixa de areia geralmente é a única área adequada para eles realizarem seu desejo instintivo de cavar e cobrir seus dejetos corporais. 

Ocasionalmente, grandes plantadores com solo macio também podem ser utilizados por gatos para o mesmo propósito, então fique atento se tiver algum!

Considere colocar os vasos fora de alcance, removê-los completamente ou cobrir o solo com pedras. 

Você pode ler mais sobre por que os gatos enterram seu cocô (e por que alguns não!) em nosso artigo aqui.

3. Uma pata amiga

Como os gatos sabem usar uma caixa de areia - 04
Imagem (retirada do Google)

A maioria dos gatos prefere usar uma areia macia, sem cheiro e aglomerada.

Apesar de seus instintos naturais, gatos e gatinhos ainda podem precisar de uma ajudinha para encontrar e usar a caixa de areia quando se mudam para sua casa. 

A maioria dos gatos aprenderá a usar a caixa de areia dentro de alguns dias ou semanas, especialmente se você utilizar seus comportamentos naturais para ajudar.

Fique atento aos sinais de que seu gatinho pode precisar ir ao banheiro (cheirar e arranhar o chão, miar, ir para trás do sofá) e coloque-o com cuidado na caixa de areia. 

Faça o mesmo em outros momentos em que é provável que eles precisem ir ao banheiro, como após as refeições, ao acordar de um cochilo e depois de brincar.

Escolha uma areia que seja mais parecida com areia ou sujeira (como argila finamente aglomerada) para satisfazer o comportamento natural do seu gato e encha a bandeja de cinco a sete centímetros de profundidade. 

Pode ajudar a arranhar suavemente o lixo para mostrar que eles podem cavar e, geralmente, eles pegam rapidamente. 

Se o seu gatinho já estiver treinado quando vier até você, certifique-se de usar a mesma ninhada para começar, para que seja familiar para eles.

Dê ao seu gato uma guloseima e muitos elogios quando ele acertar as coisas e nunca o castigue por erros. 

Limpe as áreas sujas fora da caixa de areia usando produtos de limpeza enzimáticos específicos para acidentes com animais de estimação para remover completamente os odores.

Evite produtos que contenham amônia, pois eles cheiram a urina para os gatos e podem incentivá-los a continuar usando essa área como banheiro.

Gatos mais velhos que nunca usaram uma caixa de areia antes às vezes precisam começar devido a uma mudança nas circunstâncias ou precisam ser confinados devido a uma doença ou lesão. 

Uma boa dica é substituir a areia do gato por solo solto no início, pois eles acharão isso mais familiar do que a areia do gato.

4. A própria caixa de areia

Como os gatos sabem usar uma caixa de areia - 05
Imagem (retirada do Google)

Alguns gatos preferem caixas de areia descobertas para que fiquem de olho nos arredores.

Tente apelar para os instintos naturais do seu gato para ajudá-lo a reconhecer a caixa de areia como o lugar para fazer penico. 

Gatos gostam de sua privacidade. Quando os gatos selvagens param para defecar, é um momento de vulnerabilidade, então eles escolherão um lugar calmo e discreto para garantir que sejam menos propensos a serem atacados enquanto estiverem ocupados.

Dado que seu próprio gato será movido por esses mesmos instintos, será útil se a bandeja for colocada em algum lugar privado (não em uma parte barulhenta ou movimentada da casa).

Alguns gatos usam caixas de areia cobertas, mas você pode achar a sua desconfortável por estar fechada, por isso é melhor começar com uma caixa aberta e oferecer uma caixa coberta apenas quando eles estiverem usando a caixa de areia rotineiramente.

Os gatos também preferem não ir ao banheiro na área onde comem e bebem, então posicione a bandeja separada de sua estação de alimentação. 

Os gatos são criaturas meticulosamente limpas; certifique-se de limpar os resíduos limpos da caixa com frequência.

 5. Solução de problemas

Como os gatos sabem usar uma caixa de areia - 06
Imagem (retirada do Google)

Os gatos podem evitar usar a caixa de areia se não gostarem da areia, da localização da caixa ou da própria caixa.

Se o seu gato ou gatinho não estiver usando a caixa de areia, verifique as seguintes coisas que podem estar causando o problema:

    1. Você está usando uma bandeja grande e limpa em um local privado de fácil acesso para seu gato?Você tem o número certo de caixas de areia? Deve haver um a mais do que o número total de gatos na casa.Você já tentou mudar o tipo de ninhada para ver se eles preferem um diferente? Com seu forte olfato, os gatos geralmente não gostam de areia perfumada.Você está retirando a bandeja diariamente, esvaziando-a completamente e limpando-a completamente pelo menos uma vez por semana? Os gatos gostam de uma caixa de areia limpa.Você mudou o local da caixa de areia? Seu gato pode não gostar.Você mudou de marca de areia? Sempre faça mudanças lentamente, misturando gradualmente a nova ninhada com a atual.O gato teve um susto ou uma experiência desagradável na caixa de areia?Há algum sinal de um problema médico? Se o problema persistir ou se houver algum sinal de constipação , diarreia ou problemas urinários, consulte seu veterinário.
    1. Seu gato está estressado? Mudanças no ambiente interno ou externo ou disputas com outros gatos da casa podem resultar em eliminação inadequada (fazer xixi e cocô no lugar errado em protesto).
Como os gatos sabem usar uma caixa de areia - 07
Imagem (retirada do Google)

Os gatos não gostam de caixas muito pequenas ou difíceis de entrar ou sair.

A maioria dos donos de animais de estimação descobrirá que treinar seu gato com ninhada é um processo fácil. 

Nossos gatos domésticos são muito parecidos com seus ancestrais selvagens e compartilham seus instintos naturais de enterrar seus dejetos.

Como as caixas de areia geralmente fornecem a única área adequada em nossas casas para eles realizarem esse comportamento natural do gato, a maioria dos gatos usará a bandeja com prazer assim que for apresentada a eles.

Certificar-se de que as caixas de areia são de tamanho adequado, posicionadas e mantidas limpas são apenas algumas das maneiras pelas quais podemos jogar com esses instintos naturais para tornar o processo de treinamento da caixa de areia o mais fácil possível.

Se os gatos não usarem a caixa de areia ou pararem repentinamente de usar uma com a qual estavam satisfeitos anteriormente, há vários fatores a serem considerados, incluindo a possibilidade de doença que deve ser verificada pelo seu veterinário.

Perguntas frequentes

Os gatos precisam ser treinados para usar uma caixa de areia?

Gatos e gatinhos são movidos por seus instintos naturais para cobrir seu xixi e cocô enterrando-o. 

Em nossas casas, a caixa de areia costuma ser o único local para realizar esse comportamento, facilitando o “treinamento” para o uso da caixa de areia.

Alguns gatos usarão automaticamente uma caixa de areia, outros podem precisar ser orientados na direção certa, colocando-os na bandeja se parecer que estão prestes a ir ao banheiro ou em momentos adequados (como depois de comer, brincar ou dormir). .

Quanto tempo leva para treinar um gato a usar uma caixa de areia?

Alguns gatos usam a caixa de areia imediatamente, outros podem levar alguns dias ou semanas para serem totalmente treinados (especialmente gatinhos jovens).

Como fazer meu gato saber onde fica a caixa de areia?

Certifique-se de que a caixa de areia esteja facilmente acessível para o seu gato, mas não ao lado da comida e da água. 

Pode ajudar confinar o gato ao quarto onde está a bandeja até que ele a use, antes de deixá-lo ter acesso ao resto da casa.

Colocar delicadamente o gato na bandeja para que ele possa cheirar e arranhar a ninhada pode ajudar (especialmente com gatinhos).

Por que meu gato parou de usar a caixa de areia?

Existem muitas razões pelas quais um gato pode parar de usar a caixa de areia; uma mudança no tipo de areia, localização ou tipo de caixa pode fazer com que o gato desista de usá-la. 

Melindrosos por natureza, os gatos costumam torcer o nariz para bandejas que não são limpas regularmente ou se houver fortes odores deixados após a limpeza.

Se o gato se assustar ao usar a bandeja (por exemplo, por outro gato na casa, barulho alto ou desconforto de qualquer tipo), ele pode decidir depositar suas fezes e fazer xixi em outro lugar. 

Sempre vale a pena levar seu gato a um veterinário se ele parar repentinamente de usar a bandeja – gatos mais velhos podem achar mais difícil subir na bandeja se estiverem sofrendo de artrite.

Problemas urinários como cistite, pedras na bexiga e infecções do trato urinário, bem como problemas intestinais como diarréia e constipação, podem fazer com que os gatos não usem suas caixas de areia normalmente e podem ser muito graves. 

Se o seu gato está entrando na bandeja e tentando urinar, mas nada está saindo, ele pode ter um bloqueio urinário com risco de vida e precisa de tratamento de emergência (leia mais sobre esta condição grave em nosso artigo aqui ).

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Gatos podem comer carne crua?
Leia: Por que os gatos tagarelam?
ARTIGOS RELACIONADOS