InícioGatosOs gatos podem sentir a morte?

Os gatos podem sentir a morte?

Os gatos são animais extremamente intuitivos e instintivos. Embora não tenha sido comprovado cientificamente, muitas pessoas acreditam que os gatos podem sentir a morte em humanos e até parecem saber quando seu próprio tempo acabou. 

Anúncios

Os gatos são conhecidos por se retirarem para um espaço seguro e isolado antes de morrer, mas os gatos podem sentir a morte?

Visão geral rápida

01 Ninguém sabe ao certo se os gatos podem realmente sentir a morte, embora esse fenômeno tenha sido observado há muito tempo.

Anúncios

02 É possível que os gatos possam sentir o cheiro de mudanças no corpo de uma pessoa que está morrendo ou detectar baixas temperaturas corporais.

03 Os gatos parecem lamentar quando perdem membros humanos da família, mas não sabemos se os gatos sentem luto por outros gatos.

Um gato especial com um sexto sentido especial

Os gatos podem sentir a morte - 01
Imagem (retirada do Google)

As habilidades de detecção da morte de pelo menos um gato foram relatadas em uma revista científica.

Anúncios

Uma casa de repouso em Providence, Rhode Island, que cuidava de pessoas com doenças terminais, abrigava um gato chamado Oscar. 

Além de ter o importante papel de acompanhante dos moradores, os cuidadores começaram a perceber que Oscar estava fazendo algo estranho.

Anúncios

Oscar parecia saber quando os residentes da casa de repouso estavam perto da morte e ele ia se deitar na cama e ronronar. 

Em seus momentos antes da morte, Oscar estaria com eles se seus familiares não conseguissem chegar a tempo.

A capacidade de Oscar de saber quando os residentes iriam morrer surpreendeu o médico que cuidava deles e ele escreveu um relatório sobre a precisão do gato no New England Journal of Medicine.

O que os gatos podem sentir?

Os gatos podem sentir a morte 02
Imagem (retirada do Google)

É possível que os gatos possam sentir o cheiro de mudanças no corpo de uma pessoa que está morrendo ou detectar baixas temperaturas corporais.

Ainda pouco se sabe sobre como os gatos podem sentir a morte, mas existe a hipótese de que os gatos possam usar seu incrível olfato para detectar quando os órgãos das pessoas estão se desligando.

Uma pessoa que está morrendo também pode emitir diferentes feromônios que os gatos podem captar com seus sentidos aguçados. 

Sabe-se que os gatos detectam outras doenças com o olfato, por isso é certamente plausível que eles possam sentir uma substância química liberada pouco antes da morte dos humanos.

Os gatos também podem sentir uma diminuição da temperatura corporal em pessoas que estão prestes a morrer, pois elas podem ficar mais quietas. 

A mudança na linguagem corporal também pode alertar os gatos sobre o que está para acontecer.

Como os gatos podem avisá-lo da morte?

Os gatos podem sentir a morte - 03
Imagem (retirada do Google)

Às vezes, os gatos começam a passar mais tempo com pessoas que estão prestes a morrer.

Os donos de gatos relataram regularmente mudanças comportamentais em seus gatos antes que seus entes queridos morressem. 

Como com Oscar, os gatos deram atenção extra às pessoas, tornaram-se pegajosos e começaram a ronronar e acariciar muito mais do que normalmente fariam.

Essas mudanças no comportamento também refletem os comportamentos que os gatos exibem quando sabem que estão prestes a morrer. 

Quando os gatos sentem que estão no fim de sua vida, eles podem ser mais propensos a se aconchegar com seu dono para avisá-lo à sua maneira.

Os gatos tendem a encontrar lugares tranquilos para se deitar quando sentem a própria morte. 

Você pode encontrá-los enrolados debaixo da cama ou em um armário aberto, se for um gato interno, ou embaixo do carro ou de alguns arbustos, se for um gato externo.

Os gatos sabem quando vão morrer?

Os gatos podem sentir a morte - 04
Imagem (retirada do Google)

Os gatos geralmente apresentam mudanças de comportamento quando estão perto da morte.

Embora existam poucas evidências científicas para provar isso, os donos de animais de estimação podem notar uma mudança no comportamento de seus gatos nos dias que antecedem sua morte. 

Gatos que normalmente não são vocais podem miar ou ronronar mais. Tal como acontece com os humanos, os gatos que se aproximam da morte podem comer menos e podem ter uma mudança de humor ou parecer desleixados.

Os gatos no final da vida podem frequentemente sentir dores ou sentir-se fracos, por isso podem não usar a caixa de areia tão bem como fariam normalmente. 

Os donos de gatos não podem fazer muito para ajudar um gato realmente velho, mas simplesmente se esforçam para deixá-los o mais confortável possível.

Uma mudança de humor também pode parecer que um gato normalmente muito amoroso se torna distante, mal-humorado ou quieto. Eles poderiam evitar ser pegos ou acariciados.

gatos e dor

Os gatos podem sentir a morte - 05
Imagem (retirada do Google)

Não sabemos ao certo se os gatos sentem dor por outros gatos, mas eles parecem chorar quando perdem membros humanos da família.

Os gatos são muito bons em espelhar nossos comportamentos e humores humanos. Se estamos felizes, os gatos ficam felizes. 

Se estivermos tristes ou com raiva, os gatos também perceberão isso. Donos de gatos em luto podem notar que seu gato está um pouco mais quieto do que o normal se notarem uma grande mudança de humor.

É impossível dizer se os gatos sofrem por conta própria. Os gatos não são animais de rebanho ou de carga, portanto, são mais independentes do que os cães e, portanto, normalmente não se importam muito com outros gatos morrendo na natureza.

Quando os gatos perdem um companheiro humano de quem eram muito próximos, eles podem lamentar e assumir um comportamento mais silencioso. 

Às vezes, eles se tornam mais apegados ou apegados aos membros restantes da família ou podem ser vistos procurando a pessoa que morreu.

Os gatos podem sentir a morte - 06
Imagem (retirada do Google)

Parece que os gatos podem ter um instinto muito bom para sentir quando a morte está próxima, seja para eles mesmos ou para seus donos ou cuidadores.

Parece que os gatos podem ter bons instintos para sentir quando a morte está próxima, seja para eles mesmos ou para seus donos ou cuidadores. 

Embora cada gato possa comunicar isso de uma maneira diferente, se você conhecer bem o seu gato, será mais fácil reconhecer grandes mudanças em seu comportamento normal.

Como mostrado com Oscar, o gato que vivia em uma casa de repouso, o comportamento aprendido para notificar as pessoas de que alguém está prestes a morrer acontece. 

Os gatos também têm suas maneiras especiais de nos avisar quando algo está errado.

Perguntas frequentes

Os gatos podem sentir quando algo está errado?

Os gatos são animais muito inteligentes e extremamente sensíveis às mudanças e à linguagem corporal de seus donos. 

Portanto, se alguém está agindo de maneira diferente, cheirando diferente ou até mesmo soando diferente, os gatos perceberão que algo pode estar errado.

Os gatos se importam se você chorar?

Os gatos percebem quando você chora e, se normalmente são bastante afetuosos, podem ser afetados por isso. 

No entanto, é difícil discernir se os gatos se importam, porque eles lutam para comunicar preocupação.

Os gatos temem a morte?

Os gatos provavelmente não pensam na morte durante toda a vida, embora pareçam saber quando estão chegando ao fim de suas vidas. 

Não há evidências científicas para provar que eles temem a morte. Como animais altamente instintivos, eles provavelmente percebem quando estão desacelerando, mas sabem que é o curso natural da vida.

Como sei se meu gato está tentando me dizer algo?

Quando você conhece bem o seu gato, mudanças repentinas de comportamento devem ser muito perceptíveis e podem significar que seu gato está tentando lhe dizer algo. 

Isso pode ser porque eles são mais pegajosos e mais vocais ou distantes e mais quietos.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Quanta atenção os gatos precisam? Um veterinário explica
Leia: Meu gato quer sair e não para de miar
ARTIGOS RELACIONADOS