InícioGatosOs gatos ficam sozinhos sem outros gatos?

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos?

Os gatos domésticos, como muitas espécies felinas, são uma mistura de social e solitário. 

Anúncios

Eles são territoriais e caçam sozinhos em vez de em bandos, mas também participam de rituais sociais, como alimentação colaborativa de gatinhos jovens, brincadeiras sociais e allogrooming.

Pode ser difícil dizer se Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos ou se deseja companhia felina. 

Anúncios

Geralmente, essa é uma preferência muito individual, com gatinhos jovens e ativos geralmente tendo maiores necessidades sociais do que os adultos mais velhos. 

A introdução de um novo gato em uma casa deve ser feita com cuidado para nutrir um relacionamento positivo entre os gatos.

A estrutura social dos gatos selvagens

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 01
Imagem (retirada do Google)

Os felinos são geralmente caçadores e comedores solitários, e também tendem a ter uma natureza altamente territorial. 

Anúncios

Esses fatos não se prestam ao desenvolvimento de grandes habilidades sociais, e muitas espécies felinas, como os tigres, costumam ser solitárias.

No entanto, nossos gatos domésticos têm potencial para serem animais sociais, assim como os leões vivem em bandos. 

Anúncios

Ao contrário dos cães, que podem viver em grandes bandos na natureza, os gatos selvagens geralmente formam pequenas colônias – grupos de gatos que vivem perto de uma fonte de alimento conhecida.

Esses grupos geralmente são compostos por gatas e gatinhos, co-parentalidade e compartilhamento de recursos. 

Observa-se que essas colônias cooperam melhor quando os gatos estão familiarizados uns com os outros e há bastante comida. 

Laços estreitos podem se formar entre gatos, embora na maioria das vezes entre gatinhos e suas mães, e entre gatinhos da mesma ninhada.

Gatos machos não costumam fazer parte desses grupos e são mais propensos a serem solitários. 

Seu território pode se sobrepor ao de uma colônia, mas os territórios masculinos são consideravelmente maiores, dependendo da disponibilidade de alimentos e fêmeas.

Como isso se compara aos gatos domésticos?

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 02
Imagem (retirada do Google)

Nossos companheiros gatinhos permaneceram semelhantes em muitos aspectos aos seus ancestrais gatos selvagens. 

No entanto, os gatos de estimação também se adaptaram para viver em uma feliz domesticidade com seus companheiros humanos. 

O comportamento do gato pode ser bastante flexível, com genética, ambiente inicial e influências sociais desempenhando seu papel no temperamento e na personalidade de cada gato.

Os gatos certamente podem desfrutar de companhia: com sua própria espécie, com outro animal de estimação ou com um membro humano da família. 

Muitos gatos parecem ser sociais, procurando ativamente um amigo felino ou companheiro humano. No entanto, outros gatos parecem felizes por serem solitários.

Os gatinhos são mais propensos a ter necessidades sociais. Eles precisam de companheiros para ajudá-los a aprender sobre interação social e habilidades de caça e fornecer estimulação física e mental nessa idade altamente ativa. 

Os gatinhos formam laços especiais com seus irmãos de ninhada, mas também podem se relacionar com gatinhos de ninhadas separadas.

À medida que os gatinhos passam para a idade adulta, alguns mantêm esse amor juvenil por brincadeiras e interação social, enquanto outros parecem felizes em lares com um único gato.

Devo ter um segundo gato?

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 03
Imagem (retirada do Google)

Isso é difícil, pois é realmente difícil prever quais gatos vão se dar bem juntos ou se seriam realmente mais felizes sozinhos. Alguns gatos parecem mostrar sinais aparentes de solidão , como se esconder , dar um miado melancólico ou demonstrar apego aos seus donos. 

Também pode haver sintomas de tédio em gatos solteiros, como comportamento destrutivo e vocalização excessiva.

Os gatos com maior probabilidade de se beneficiar de um companheiro felino são aqueles que são naturalmente brincalhões ou sociais, tiveram a experiência de estar com outros gatos ou gatinhos quando jovens e não mostram sinais de estresse ou ansiedade.

Os gatinhos geralmente se relacionam melhor com um gato novo do que com um gato adulto, portanto, as apresentações iniciais são melhores, se possível. 

Gatos que são deixados sozinhos por longos períodos de tempo também podem se beneficiar da companhia, especialmente se apresentarem ansiedade de separação ou comportamento destrutivo – embora isso não seja uma cura para esses complexos problemas comportamentais.

Gatos adultos que foram solitários durante grande parte de suas vidas, ou que foram separados cedo de suas mães e companheiros de ninhada, podem achar um novo gato uma adição mais difícil à família. 

Gatos que mostram sinais de estresse, como se esconder, problemas na caixa de areia , limpeza excessiva ou perda de apetite também podem encontrar uma interrupção em sua programação e ambiente por um segundo gato, um estresse adicional em vez de um prazer.

Fazendo Apresentações

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 04
Imagem (retirada do Google)

Se você decidir pela emocionante etapa de adicionar um membro felino extra à família, reserve um tempo para escolher adequadamente. Os melhores pares tendem a ser gatos de idade semelhante – e, portanto, um nível de energia semelhante. 

Os gatinhos só querem brincar, enquanto um gato mais velho pode passar grande parte do dia tirando uma soneca ou duas (ou três!) – tente encontrar um novo gato que se encaixe na rotina e nas necessidades do seu animal de estimação existente.

Ao introduzir um novo gato em sua casa, existem algumas etapas simples a serem seguidas para tornar o processo o mais tranquilo e livre de estresse possível para todos os envolvidos.

1. Preparação e Chegada

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 05
Imagem (retirada do Google)

Os gatos são territoriais , e uma boa maneira de arruinar um novo relacionamento é colocar um novo gato diretamente no território do gato existente. 

Configure uma área separada para o novo gato inicialmente, em algum lugar onde seu outro gato não entre muito.

Certifique-se de que o novo gato tenha todos os recursos de que precisa – os gatos não gostam de compartilhar. Forneça comida , água, uma caixa de areia , esconderijos, uma cama , um arranhador e brinquedos para gatos. 

Você pode usar um spray de feromônio sintético, como Feliway, para ajudar seu novo gato a se sentir tranquilo e seguro quando chegar.

Deixe o novo gato se acomodar em sua nova casa – isso pode levar uma ou duas semanas. Os itens em sua área gradualmente assumirão seu cheiro, marcando a sala como seu território.

2. Troca de perfume

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 06
Imagem (retirada do Google)

A primeira etapa introdutória deve ser apenas com perfume. Comece tirando a cama de um gato e dando para o outro, e vice-versa. 

Isso deve ser repetido até que os gatos gradualmente mostrem menos interesse pelo item desconhecido – eles estão se acostumando com o cheiro do outro gato.

Em seguida, permita que eles investiguem a área um do outro, enquanto o outro gato é levado para outro lugar. 

Isso permite que cada gato entenda os limites do território um do outro e fique mais imerso em seus cheiros individuais.

3. Contato Visual

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 07
Imagem (retirada do Google)

A próxima etapa é permitir que os gatos se vejam. De preferência, isso deve ocorrer em território neutro, com ambos os gatos tendo a opção de escapar, se desejarem. 

Mantenha as sessões curtas e use guloseimas e elogios como recompensa para garantir que sejam mantidas positivas. Esta etapa deve ser repetida até que ambos os gatos pareçam calmos ao se verem.

4. Contato Gratuito

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 08
Imagem (retirada do Google)

Finalmente, o grande momento! Seus gatos agora devem estar prontos para se encontrar. Inicialmente, mantenha essas interações bastante curtas e sempre supervisionadas. 

Se tudo correr bem, o contato livre e ilimitado por períodos de tempo mais longos deve ocorrer naturalmente, pois os gatos já devem estar bastante acostumados um com o outro.

Se em algum momento você sentir que as apresentações não estão indo bem, volte para a etapa anterior e passe mais tempo nessa etapa. 

A ajuda profissional de um especialista em comportamento animal qualificado é uma boa ideia se você estiver lutando para introduzir um novo gato com sucesso.

Uma razão comum para a agressão entre gatos é a competição por recursos. Mantenha as tigelas de comida e água longe umas das outras e de fácil acesso para ambos os gatos. 

Forneça muitas caixas de areia, camas, brinquedos e até coisas como uma árvore para gatos podem não ser bem compartilhadas.

Se seus gatos forem deixados juntos por longos períodos de tempo, certifique-se de que haja bastante enriquecimento, como alimentadores de quebra-cabeça ou brinquedos de atividade, para que eles não fiquem entediados ou frustrados.

Gatos e Solidão: Resumindo

Os gatos ficam sozinhos sem outros gatos - 09
Imagem (retirada do Google)

O comportamento do gato é uma mistura engraçada de solitário e social, o que torna difícil prever suas relações interfelinas. Os grupos familiares de mães e filhotes tendem a ser altamente sociais, mas os gatos adultos (especialmente os machos) costumam ser mais solitários.

Os gatos certamente podem ser felizes como um gato solteiro, mas são uma espécie social e muitos apreciarão ter um companheiro. 

Apresentar um novo gato pode ser assustador, mas levar o processo devagar e passo a passo é o melhor caminho para o sucesso.

Perguntas frequentes

Tudo bem ter apenas um gato?

Os gatos podem ser felizes como animais de estimação solitários, mas precisam da interação social de seus donos para atender às suas necessidades sociais. 

Eles também exigirão muito enriquecimento se deixados sozinhos por um período de tempo, como brinquedos, alimentadores de quebra-cabeças e subir em árvores.

Os gatos ficam entediados sem outro gato?

Os gatos precisam de interação social de alguma forma, seja por meio de outro animal de estimação ou de seus donos. 

Eles também precisam ser mantidos ativos tanto física quanto mentalmente para evitar o tédio; portanto, se forem solitários, precisarão de algum tempo de brincadeira ativo, enriquecimento como uma árvore de gato ou alimentador de quebra-cabeça e alguma companhia humana.

Um único gato fica sozinho?

Os gatos são criaturas sociais e precisam de alguma forma de interação. Eles podem existir alegremente como um único animal de estimação, mas exigirão muita companhia humana, brincadeiras e enriquecimento em seu ambiente doméstico.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: 8 passos para trazer um gato ao ar livre para dentro
Leia: As gatas se dão bem? 
ARTIGOS RELACIONADOS