Início Gatos Saúde e Bem-Estar Gatos e Fogos de Artifício: Um Guia Prático para Reduzir o Medo...

Gatos e Fogos de Artifício: Um Guia Prático para Reduzir o Medo do Seu Pet

Gatos e fogos de artifício nem sempre são uma boa combinação, especialmente durante comemorações como o 4 de julho, em que o uso de fogos é bastante comum.

Muitos gatos acham isso aterrorizante, podendo correr com medo, se machucar ou simplesmente ter uma noite bastante desagradável.

Felizmente, existem várias maneiras de ajudar seu gato a lidar melhor com os fogos de artifício, minimizando seu estresse e garantindo sua segurança.

Gatos e fogos de artifício: Como preparar seu animal de estimação

Gatos e Fogos de Artifício - 02
Imagem (retirada do Google)

Navegar pelos fogos de artifício do dia 4 de julho com seu gato requer algum planejamento e preparação. Quanto mais passos você tomar com antecedência, mais fácil será para vocês dois quando os fogos de artifício começarem.

Seu veterinário pode prescrever medicação: Se você sabe que seu gato tem uma reação forte e negativa aos fogos de artifício, então certifique-se de discutir isso com seu veterinário com bastante antecedência.

Dependendo do quão estressado e perturbado seu gato se torna, seu veterinário pode querer prescrever medicação para acalmar e sedar levemente seu gato.

Discuta informações de dosagem e, se você nunca deu um comprimido para seu gato antes, peça ao seu veterinário para guiá-lo no processo enquanto ainda está no consultório.

Você pode conseguir um ThunderShirt para o seu gato: Você pode tomar outras medidas, independentemente de planejar medicar seu gato ou não.

Os ThunderShirts para gatos usam pressão semelhante a um abraço para ajudar seu gato a se sentir seguro durante eventos assustadores como tempestades e fogos de artifício.

Considere comprar um ThunderShirt com antecedência. Ajuste-o ao seu gato quando ele estiver relaxado e calmo, e pratique colocá-lo e tirá-lo para estar preparado para os fogos de artifício.

Pesquise eventos locais: Procure as datas e horários em que você pode esperar ouvir fogos de artifício em sua casa.

Embora nem sempre seja possível antecipar completamente os eventos de fogos de artifício, estar preparado para os que estão programados pode garantir que você esteja pronto para ajudar seu gato a passar por eles.

Como acalmar gatos durante fogos de artifício

Imagem (retirada do Google)

Feromônios de gatos: Antes dos fogos de artifício começarem, considere pulverizar alguns feromônios de gato na área onde seu gato estará. Os feromônios podem ajudar a aliviar o estresse e fazer seu gato se sentir seguro.

Com uma opção de spray de feromônio, você pode aumentar a confiança do seu gato borrifando o quarto para onde eles vão se recolher.

Coloque-os em um local seguro: Pouco antes dos fogos de artifício começarem, considere colocar seu gato na área mais silenciosa da casa, contanto que seja uma área com a qual eles estejam familiarizados.

Esse espaço geralmente é o porão. Você pode tocar uma música suave ou ligar alguns ventiladores ou um ar condicionado para ajudar a abafar o barulho dos fogos de artifício. Este também é o momento de colocar o ThunderShirt do seu gato, se você for usar um.

Dê ao seu gato locais para se esconder: Alguns gatos podem buscar seu conforto quando estão assustados, mas é provável que seu gato simplesmente tente se esconder.

Providencie para o seu gato alguns esconderijos seguros, como áreas debaixo de móveis ou camas e cobertores de gato em que eles possam se aninhar.

Não faça muito barulho desnecessário: Mantenha a celebração da sua família silenciosa ou mova a festa para uma sala onde você não incomodará seu gato.

Erros a evitar

Se você tem um gato que fica dentro e fora de casa, não espere até o último minuto para trazê-los para dentro. Em vez disso, esteja preparado para trazer seu gatinho mais cedo, caso tenha problemas para encontrá-los.

Com seu gato em segurança em sua casa, você pode evitar que eles fujam de medo e possivelmente se percam.

Animais assustados se perdem todos os anos por causa de fogos de artifício, portanto, tenha certeza absoluta de que seu gato está dentro de casa.

Não force seu gato a ficar com você

Imagem (retirada do Google)

Quando os fogos de artifício começarem, seu gato pode correr e se esconder. Essa é uma resposta natural e, se seu gato se sentir seguro debaixo da cama ou no armário, deixe-os onde estão.

Inclua toda a sua família no plano, incluindo seus filhos, e certifique-se de que todos saibam que é importante deixar o gato em paz até que eles estejam confortáveis ​​o suficiente para sair novamente por conta própria.

Não castigue seu gato

Imagem (retirada do Google)

Assim como os cães, os gatos podem se comportar de maneira estranha quando estão assustados. Urinar inapropriadamente, chorar incessantemente, ou até mesmo rosnar e tentar arranhar são todos indicativos de que seu gato está sob estresse emocional extremo.

Embora você não possa deixar um gato arranhar ou morder você, é importante notar que os gatos associam punição ao que está acontecendo durante o tempo em que estão sendo punidos.

Como seu gato está com medo, eles provavelmente vão associar a punição a você, não ao medo deles. Mais importante ainda, eles não entenderão por que estão sendo punidos em primeiro lugar.

Navegar pelos fogos de artifício do dia 4 de julho com seu gato pode ser um desafio, mesmo com a preparação. Tenha em mente que você pode fazer tudo certo, mas seu gato ainda pode estar assustado e se esconder onde você não consegue encontrá-lo.

Verifique se todas as suas portas e janelas estão fechadas e faça o seu melhor para simplesmente esperar.

Gatos e fogos de artifício não são uma boa combinação, mas quanto mais calmo você puder ficar e quanto mais silencioso o ambiente que você puder proporcionar, melhor seu gato poderá passar por esse evento.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Aplicativo que identifica dores no gato: Uma revolução na comunicação com seu pet

Leia: Por que os gatos urinam em tapetes de banheiro? Fique atento!

Sair da versão mobile