Início Gatos Gatos Calico: Conheça sua Genética Fascinante

Gatos Calico: Conheça sua Genética Fascinante

Os gatos malhados não são uma raça de gato real. Gatos Calico é apenas um padrão de cor que ocorre em várias raças de gatos. 

Existem gatos malhados de pelo longo e gatos malhados de pelo curto, e a genética por trás de como esse padrão é criado é fascinante.

Cor e padrão do gato malhado

Os gatos malhados têm uma combinação de pelo preto, laranja e branco. Cada cor tem suas próprias manchas separadas, e as cores nunca são misturadas ou misturadas como nos gatos de tartaruga. 

Às vezes, as cores são diluídas em tons de azul, chocolate, creme ou fulvo, em vez do padrão preto e laranja sobre branco.

Genética Fascinante de Gatos Calico - 00
Imagem (retirada do Google)

Genética por trás da coloração dos gatos Calico

Os gatos malhados são o resultado de um código genético específico. Como a genética pode ser um pouco difícil de seguir, geralmente é mais fácil focar no cromossomo X.

O código genético para a cor está contido em um cromossomo X. As gatas recebem um cromossomo X de cada pai, tornando-as XX, enquanto os gatos machos recebem um cromossomo X de sua mãe e um cromossomo Y de seu pai, tornando-os XY. 

Como dois cromossomos X são necessários para criar as manchas de cores distintas de uma chita, você descobrirá que quase todos os gatos malhados são fêmeas.

Calicos Femininos

Em calicos, um cromossomo X carrega a cor laranja/amarelo, enquanto o outro X carrega o preto/marrom. 

De acordo com a Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Miami , um dos dois cromossomos X em cada célula é inativado em um determinado ponto do desenvolvimento do embrião e então se enrola em uma estrutura conhecida como Corpo de Barr. 

O processo é conhecido como Lyonização; é muito aleatório, e é por isso que cada gato malhado parece tão único.

Uma vez inativado, o mesmo cromossomo X é mantido por meio de divisões celulares repetidas. Portanto, se o X da cor laranja estiver inativo, a mancha de pelo ficará preta. 

Se o X de preto estiver desativado, a mancha de pelo ficará laranja. As áreas da cor branca da pelagem são resultado de um gene autossômico que afeta a migração de células produtoras de pigmento conhecidas como melanócitos. 

A quantidade de pelo branco de um determinado gato malhado depende de quão lenta é a migração dos melanócitos, portanto, uma migração muito lenta resulta em áreas maiores de pelo branco. Todos esses fatores, em última análise, dão à chita sua coloração irregular.

Gatos malhados machos

Como a maioria dos gatos malhados machos recebe apenas um único cromossomo X, eles não carregam o código genético para serem calicos. 

No entanto, existem raras ocasiões em que um homem herda dois cromossomos X, tornando-o XXY e, portanto, capaz de apresentar o padrão e a coloração da chita. 

Essa raridade é basicamente uma anomalia genética e, por esse motivo, os poucos calicos masculinos que você encontrará são quase sempre estéreis e vivem uma vida útil mais curta .

Aproveite sua chita

Como as calicos são um padrão de cores tão popular , você pensaria que os amantes de gatos se reproduziriam especificamente para essas belezas. 

Na realidade, este não é o caso. Os gatos malhados continuam sendo um feliz acidente da genética. 

Portanto, aprecie sua gatinha patchwork não apenas por sua beleza, mas pela sequência genética incomum que foi necessária para produzi-la.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: 03 Dicas Para Dar Um Comprimido ao Seu Gato
Leia: 07 Dicas Simples Para Escovar os Dentes do Seu Gato
Sair da versão mobile