InícioGatosSaúde e Bem-EstarQuanto tempo um gato pode viver com leucemia felina?

Quanto tempo um gato pode viver com leucemia felina?

Quanto tempo um gato pode viver com leucemia felina depende de várias variáveis. A leucemia felina é tecnicamente uma doença terminal que pode ter efeitos devastadores no sistema imunológico do seu gato, e as complicações decorrentes da doença são eventualmente fatais. 

Anúncios

Embora não haja cura para esta doença, existem alguns esforços simples que um dono de gato pode fazer para retardar a doença e fortalecer o sistema imunológico de um gato durante a progressão da doença.

A expectativa de vida da leucemia felina é difícil de determinar

leucemia felina - 01
Imagem (retirada do Google)

Então, quanto tempo um gato pode viver com leucemia felina? Não há uma resposta exata para essa pergunta porque a composição fisiológica de cada gato é diferente.

Anúncios
  • Estima-se que 85% dos gatos com leucemia felina morrerão dentro de três anos após a infecção ser diagnosticada por um veterinário.
  • A pesquisa descobriu que a taxa média de sobrevivência de gatos infectados por FeLV era de 2,4 a 2,5 anos .
  • Gatos fortes geralmente sobrevivem por mais tempo porque seu sistema imunológico se deteriora em um ritmo mais lento.
  • Gatos mais fracos que eram mais suscetíveis à doença antes de sua infecção por leucemia geralmente passam pela doença mais rapidamente e experimentam mais sofrimento durante as últimas fases.
  • Gatinhos com menos de oito meses de idade são particularmente suscetíveis à deterioração acelerada se forem expostos à leucemia felina.
  • Embora nem todos os gatos sejam infectados, os gatinhos jovens têm sistemas imunológicos mais fracos que ainda estão se desenvolvendo e apresentam uma taxa mais alta de infecção. Portanto, você pode esperar que um gatinho sofra mais rápido e completamente de leucemia do que um gato adulto forte.

O que um dono de animal de estimação pode fazer?

A pergunta mais importante a ser feita é menos sobre a longevidade do seu gato e mais sobre o que o dono de um animal de estimação pode fazer para deixar seu gato mais confortável e fortalecer a atividade imunológica.

Proteja seu animal de estimação de doenças transmissíveis

O primeiro passo vital que qualquer dono de animal de estimação pode fazer para fortalecer o sistema imunológico de um gato é mantê-lo dentro de casa. 

Este conselho se estende a gatos saudáveis ​​que não estão infectados com leucemia felina. Os gatos de interior vivem significativamente mais do que os felinos de exterior. 

Anúncios

Isso se deve em parte ao fato de os gatos domésticos não serem expostos ao coquetel de doenças felinas nocivas e transmissíveis que ficam esperando no ambiente externo. 

Manter um animal ao ar livre pode inicialmente parecer uma boa ideia, porque muitas pessoas acreditam que os gatos precisam vagar como fazem naturalmente na natureza. No entanto, os gatos selvagens freqüentemente sofrem de doenças e muitas vezes perdem suas vidas para os predadores. 

Anúncios

Portanto, manter seu gato dentro de casa é provavelmente a melhor das duas opções.

Gatos ao ar livre correm maior risco de outras doenças

Não se pode esperar que um gato infectado com leucemia felina sobreviva por muito tempo se permanecer em um ambiente externo. 

Um simples vírus da gripe ou infecção pode ter efeitos extremamente deletérios no sistema imunológico enfraquecido do gato, levando o gato a um estado debilitante. 

Isso não apenas machuca seu gato, como as inúmeras visitas ao veterinário para tratar essas infecções secundárias incontroláveis ​​se tornam muito caras com o tempo.

Forneça boa nutrição

Prestar muita atenção à dieta do seu gato e garantir que a comida que ele ingere esteja livre de produtos químicos, açúcares e subprodutos nocivos também pode retardar a progressão da leucemia felina. 

Muitas marcas comerciais de ração para gatos são carregadas com produtos químicos e conservantes desnecessários, sem mencionar que a qualidade das carnes usadas normalmente não é adequada para consumo humano. 

Um gato doente e fraco só deve ser alimentado com os melhores e mais nutritivos alimentos.

Sobre a Leucemia Felina

No momento em que o dono de um animal de estimação está pesquisando na Internet sobre a longevidade de um gato positivo para leucemia, ele normalmente já está bem familiarizado com a condição. 

Assim, não há necessidade de detalhar a doença além do ponto mais importante: a leucemia felina causa imunossupressão. 

Quando uma doença é capaz de prejudicar e eventualmente incapacitar o sistema imunológico, os donos de animais precisam se preparar para uma enxurrada de sintomas. 

Quase qualquer doença secundária pode ocorrer em um gato com imunossupressão.

Infecções secundárias podem reduzir a expectativa de vida

De doença renal a úlceras na boca, um gato que está nas últimas fases da leucemia felina ficará doente e sofrerá um ataque violento de problemas de saúde secundários. 

É vital que os donos de animais de estimação entendam o conceito de imunossupressão porque o grau de imunossupressão é o que determina a longevidade de um gato com leucemia felina.

A qualidade de vida do seu gato é importante

Quando se trata de mudanças na dieta e no estilo de vida, é mais importante considerar a qualidade de vida do seu animal de estimação do que a progressão real da doença. 

Se um gato morre rapidamente ou lentamente não é tão importante quanto quanto seu animal de estimação pode estar sofrendo. 

Mesmo as melhores mudanças ambientais e dietéticas não vão curar a doença, mas às vezes podem fazer maravilhas na redução da quantidade de complicações que surgem da imunossupressão.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Por que um gato está esfregando o rosto nas pessoas (ou coisas)
Leia: Possíveis razões pelas quais seu gato está repentinamente afetuoso com você
ARTIGOS RELACIONADOS