InícioGatosGato Norueguês da Floresta: Conheça as Características desta raça

Gato Norueguês da Floresta: Conheça as Características desta raça

Conheça o Gato Norueguês da Floresta, outrora companheiro dos Vikings! Esses gatos robustos e distintos são amantes de pessoas que irão encantar você com seus belos casacos e personalidades encantadoras.

Anúncios

O pouco conhecido gato norueguês da floresta

Se você nunca ouviu falar dos gato norueguês da floresta antes, provavelmente é devido ao fato de que, embora tenham feito sua estreia na América do Norte na época de Leif Erickson, eles não chegaram “oficialmente” aos EUA até 1979.

Acredita-se que este gato norueguês da floresta distinto seja na verdade um dos ancestrais do famoso gato Maine Coon . Há definitivamente uma forte semelhança entre as duas raças, mas os noruegueses são um pouco menores.

Anúncios
Características dos gatos noruegueses da floresta - 00
Imagem (retirada do Google)

Aparência

Como o nome indica, esta raça viveu nas florestas e aldeias da Noruega, onde se adaptou perfeitamente ao ambiente frio. 

Seu corpo é muito robusto com bom tônus ​​muscular. No geral, o gato norueguês da floresta apresenta uma aparência bem equilibrada. A cabeça deve parecer um triângulo perfeito quando vista de frente, e os olhos são amendoados e levemente elevados nas bordas externas. 

As cores dos olhos em Wedgies de raça pura variam de dourado a verde esmeralda, embora algun gato noroeguês da floresta com cruzamentos atrás deles possam exibir outras cores.

Anúncios

Wedgies, como são carinhosamente chamados, têm casacos incrivelmente grossos, com revestimento duplo e bastante resistentes à água; uma característica necessária para sobreviver no inverno norueguês. 

Até as orelhas são fortemente mobiliadas, com tufos de cabelo distintos estendendo-se das pontas e abas internas da orelha que as fazem parecer um pequeno lince. 

Anúncios

Os pés mantêm grossos tufos de pêlo entre as almofadas para protegê-los da neve e do gelo. 

Durante os meses mais frios, os Wedgies desenvolvem babados luxuosos no pescoço que ficam mais cheios a cada ano à medida que os gatos amadurecem.

Nos meses mais quentes, esses felinos perdem rapidamente o excesso de subpêlo e ficam principalmente com os pelos longos e sedosos. Você pode esperar que uma raça tão peluda seja difícil de manter em ótimas condições, mas isso simplesmente não é assim. 

Os gato noroeguês da floresta permitidos ao ar livre se limpam naturalmente, esfregando-se nas árvores para remover os pelos soltos. Os gato norueguês da floresta de interior podem sobreviver com uma escovagem semanal, necessitando de mais atenção durante a muda anual.

Personalidade

Wedgies são amantes de pessoas e gostam de passar o tempo deitados perto de você, embora não sejam realmente “gatos de colo”. 

Eles podem ser bastante vocais quando querem, mas talvez não tão insistentes quanto os siameses .

O fato de esses gato norueguês da floresta terem fortes instintos de caça não pode ser ignorado, especialmente se houver animais de estimação menores em casa, como pássaros e roedores. 

Tome cuidado para que esses animais de estimação vulneráveis ​​sejam alojados adequadamente para sua própria segurança.

Também deve ser notado que os Wedgies são escaladores naturais, por isso é uma boa ideia fornecer-lhes uma árvore para gato norueguês da floresta dentro de casa, para que possam fazer bastante exercício e se empoleirar no alto, como costumam fazer.

Problemas de saúde

Em geral, a raça é relativamente robusta, mas existem duas condições de saúde com as quais os criadores estão lidando atualmente.

Doença de Armazenamento de Glicogênio Tipo IV

Características dos gatos noruegueses da floresta - 01
Imagem (retirada do Google)

A doença de armazenamento de glicogênio tipo IV é causada pela ausência da enzima ramificadora de glicogênio, que afeta a maneira como a glicose é armazenada e metabolizada no corpo. 

A maioria dos gatinhos com esse defeito são natimortos ou morrem logo após o nascimento. 

Outros não começam a apresentar sintomas da doença até que tenham alguns meses de idade. Os sintomas incluem:

  • Tremores e espasmos musculares
  • Fraqueza
  • Dificuldade para andar
  • Rigidez articular

A doença progride para incapacidade grave e eventual morte. 

No momento, não há tratamento ou cura para a doença, e criadores responsáveis ​​estão removendo animais portadores rastreáveis ​​de programas de reprodução. 

Pesquisadores veterinários estão tentando desenvolver um teste de DNA para facilitar a identificação dos gatinhos afetados.

Displasia Retiniana

A displasia da retina (DR) é uma condição que causa uma malformação da retina do olho. 

Em muitos casos, simplesmente causa pequenos pontos cegos na visão de um gato norueguês da floresta que podem nem ser notados pelo animal ou seu dono. 

Malformações maiores podem resultar em alguma perda de visão ou cegueira.

A DR é basicamente causada por uma infecção viral contraída no nascimento, embora a condição também possa ser herdada. Não há tratamento para a condição neste momento.

    Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

    Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

    Leia também:

    Leia: Gato LaPerm: Perfil da Raça e características
    Leia: 05 Razões Para Se Preocupar Com Parasitas de Gatos
    ARTIGOS RELACIONADOS