InícioGatosSaúde e Bem-EstarCuidado: 06 Doenças que gatos e humanos compartilham

Cuidado: 06 Doenças que gatos e humanos compartilham

Se você gosta de se aconchegar com seu amigo felino, deve ter se perguntado se existe algum risco de humanos e gatos compartilharem doenças. 

Anúncios

Embora algumas doenças infecciosas possam ser contagiosas de pessoas para gatos, há uma preocupação maior de que seu gato possa lhe dar algo.

Doenças zoonóticas comuns de gatos

De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC), uma doença zoonótica é uma infecção que pode ser compartilhada com pessoas e animais. 

Anúncios

Estes podem incluir doenças que são transmitidas através do contato direto com urina, fezes ou saliva, através de insetos como pulgas e carrapatos, ou pela ingestão de alimentos contaminados.

Embora as doenças zoonóticas pareçam muito exóticas e raras, na verdade existem várias que geralmente podem ser capturadas em seu gato.

1 – Micose

Esta infecção não é um verme, como o nome soa, mas sim uma infecção fúngica da pele. A micose é comum em gatos, mas nem sempre é contagiosa para as pessoas. VCA Animal Hospitals relata que existem várias espécies de micose. Os sintomas da micose em gatos podem ser muito leves e incluem:

Anúncios
  • Perda de cabelo
  • Crostas e descamação da pele
  • Unhas engrossadas ou deformadas

A micose é transmitida através do contato com um gato infectado ou pelo manuseio de escovas, roupas de cama ou outros objetos contaminados. 

Você pode evitar pegar micose evitando o contato com gatos infectados, especialmente se você tiver uma ruptura na pele, como um corte ou bolha. 

Anúncios

Usar luvas e lavar as mãos depois de entrar em contato com um gato afetado também é útil na prevenção. 

Os esporos de micose também podem causar infecção e permanecerão no ambiente. Limpe as superfícies com alvejante diluído (um litro de alvejante em um galão de água).

Em gatos, existem várias opções de tratamento para a micose, dependendo da extensão da infecção. 

Estes podem incluir um mergulho medicamentoso, medicamentos tópicos de venda livre ou prescritos ou medicamentos antifúngicos orais.

2 – Toxoplasmose

A toxoplasmose é causada por um parasita microscópico chamado Toxoplasmi gondii. 

Essa infecção é comum em gatos, mas o CDC relata que uma pessoa é mais propensa a pegar essa infecção comendo carne de porco, cordeiro ou veado mal cozida. 

Doenças Que Humanos e Gatos Compartilhando-02
Imagem: (retirada do Google)

Os gatos pegam toxoplasmose se comerem um pequeno animal infectado. A maioria dos gatos combate a infecção e não fica doente, mas ainda pode passar a infecção nas fezes por algumas semanas. 

Você pode pegar toxoplasmose do seu gato se ingerir acidentalmente algo contaminado com fezes de gato neste momento.

Quando os gatos ficam doentes com toxoplasmose, o Cornell Feline Health Center lista os seguintes sintomas possíveis:

  • Febre
  • Pouco apetite
  • Letargia ou apatia
  • Doença respiratória
  • Alterações oculares
  • Doença neurológica

Gatos com toxoplasmose são tratados com antibióticos. Às vezes, outros medicamentos são necessários para cuidados de suporte se o gato estiver muito doente.

Você pode evitar pegar toxoplasmose praticando uma boa higiene ao limpar a caixa de areia do seu gato. 

Qualquer pessoa imunocomprometida, assim como mulheres grávidas, deve ter cuidado redobrado ou evitar completamente o contato com a caixa de areia, pois correm maior risco de toxoplasmose.

3 – Infecções intestinais

Você sabia que pode contrair intoxicação alimentar do seu gato? Um gato que come uma dieta crua ou caça e mata pássaros ou presas pequenas pode pegar infecções como Salmonella ou Campylobacter. 

Por sua vez, seu gato pode passar essas bactérias em suas fezes, onde você pode pegar a mesma infecção.

Gatos com essas infecções bacterianas podem apresentar sintomas como vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, perda de peso ou letargia. 

Alguns gatos não apresentam sintomas e ainda parecem saudáveis, então não há como saber se você está em risco. 

Previna essas infecções praticando geralmente uma boa higiene após manusear seu gato e antes de preparar alimentos ou comer. 

Evite alimentar o seu gato com uma dieta crua e mantenha os gatos dentro de casa para limitar as atividades de caça.

Outros tipos zoonóticos de intoxicação alimentar podem ocorrer por parasitas como Giardia ou Cryptosporidium, mas os gatos não são a fonte mais comum dessas infecções.

4 – Vermes e parasitas

Alguns tipos de vermes e parasitas podem ser transmitidos de gatos para pessoas. Você pode evitá-los ficando fora de áreas que tendem a abrigar fezes de gatos, como terra e areia, especialmente em jardins, perto de prédios e em caixas de areia para crianças. 

Use luvas e lave as mãos se precisar estar nessas áreas ou cubra sua área de trabalho com uma lona ou outro lençol impermeável.

  • Ancilostomídeos ( Ancylostoma ) podem causar larvas migrans cutâneas em pessoas. O Companion Animal Parasite Council (CAPC) relata que o verme se enterra diretamente em sua pele (geralmente na mão ou no pé) e causa uma erupção cutânea ondulada com coceira. Em uma forma mais grave, chamada larval migrans visceral, o verme pode causar dor abdominal intensa e alterações nas contagens sanguíneas.
  • Lombrigas ( Toxocara ) também são comuns em gatos. Esses vermes podem causar migrans de larvas viscerais quando as fezes são ingeridas inadvertidamente de solo contaminado. As crianças pequenas são particularmente suscetíveis. Evite infecções por lombrigas, certificando-se de que as crianças lavem as mãos depois de brincar em parques públicos, onde os gatos de rua podem vagar. Desencoraje as crianças a comer terra ou colocar outros itens ao ar livre na boca. As larvas migrans viscerais podem causar os seguintes sintomas nas pessoas:
    • Fígado aumentado
    • Doença pulmonar
    • Alterações nas contagens sanguíneas (eosinófilos)
    • Doença neurológica progressiva
    • Cegueira
    • Dor abdominal crônica
Doenças Que Humanos e Gatos Compartilhando-03
Imagem: (retirada do Google)

Gatos com vermes podem não apresentar nenhum sintoma ou podem apresentar vômitos, diarreia, ganho de peso insuficiente ou vermes visíveis nas fezes. 

Animais jovens são particularmente suscetíveis. Seu veterinário pode testar as fezes do seu animal de estimação para esses vermes ou dar uma medicação geral de desparasitação se o teste não for prático.

Doenças zoonóticas raras de gatos

Os gatos podem carregar algumas infecções muito perigosas, mas, felizmente, elas são menos comuns do que algo como a micose.

Doença da arranhadura do gato

Acredita-se que esta doença seja causada por uma bactéria conhecida como Bartonella henselae e causa infecção quando um gato o arranha ou morde, ou mesmo quando lambe qualquer ferida aberta que você possa ter. 

O CDC relata que o local da mordida ou arranhão pode parecer vermelho ou inchado, mas você pode sentir febre, falta de apetite, dor de cabeça, exaustão e linfonodos inchados e doloridos. Previna a infecção lavando bem os arranhões ou mordidas do gato com água e sabão.

A maioria dos gatos com infecção por Bartonella não apresenta sintomas da doença e o tratamento geralmente não é necessário. 

Em crianças menores de 5 anos, ou em pessoas com sistema imunológico comprometido, às vezes a doença da arranhadura do gato pode causar doenças mais graves.

5 – Raiva

A raiva é uma infecção viral que pode afetar todos os mamíferos. É transmitida através de mordidas de um animal infectado. 

De acordo com o Manual Veterinário da Merck , nos Estados Unidos, os gatos são o animal doméstico mais comum a ser relatado com raiva. Os sintomas da raiva em gatos incluem:

Doenças Que Humanos e Gatos Compartilhando-04
Imagem: (retirada do Google)
  • Comportamento errático
  • Dilatação da pupila
  • Perda de apetite
  • Comportamento agressivo
  • Hipersensibilidade a estímulos ambientais
  • Convulsões
  • Tremendo
  • Falta de coordenação
  • Não usar as patas traseiras

Evite a raiva mantendo seus animais de estimação em dia com suas vacinas. Não manuseie animais vadios e procure atendimento médico se for mordido ou arranhado por um animal selvagem ou gato vadio. Não há tratamento para a raiva quando os sintomas começam, e é quase 100% fatal.

6 – Praga

A Peste Negra eliminou uma grande porcentagem da população da Europa e da Ásia em 1300, e a mesma bactéria ainda está por aí hoje. 

Yersinia pestis causa peste e pode ser transportada por várias espécies de mamíferos através de picadas de pulgas. 

Gatos no sudoeste e oeste dos EUA são uma das fontes mais comuns da praga nas pessoas. 

A American Veterinary Medical Association relata que os sintomas da peste em gatos podem incluir letargia, anorexia, desidratação, vômitos, diarréia, linfonodos aumentados, tosse, respiração difícil ou choque.

Pessoas com a peste podem desenvolver febre, náusea, dor de cabeça, vômito, dor nas costas e linfonodos inchados e doloridos. 

Em casos graves, os humanos podem desenvolver septicemia ou a forma pneumônica da doença.

Evite a peste bubônica, certificando-se de que seus animais de estimação não tenham pulgas. Seu veterinário pode ajudar a sugerir produtos e estratégias para isso. 

Reduzir as populações de roedores e evitar o contato com áreas fortemente infestadas de roedores também é importante.

Os humanos podem dar doenças aos gatos?

Também é possível que os gatos peguem algumas doenças humanas, mas é muito menos comum do que o inverso.

  • Gripe – A gripe é conhecida por afetar muitas espécies, e houve alguns relatos de gatos contraindo vírus da gripe de pessoas. No entanto, esses casos são raros e não generalizados. Mas como os vírus da gripe sofrem mutações com frequência, seu gato pode estar em risco no futuro.
  • Strep – Da mesma forma, os gatos podem pegar uma infecção Strep das pessoas . Isso não é rotineiramente reconhecido embora.
  • Intoxicação alimentar – Para pessoas infectadas com doenças transmitidas por alimentos, seu gato pode pegar uma dessas infecções da mesma forma que você pode pegar uma delas. Pratique uma boa higiene se tiver diarreia ou vómitos e mantenha os seus gatos afastados enquanto estiver doente com estes sintomas.
  • Staph – Infecções bacterianas resistentes, como Staph aureus resistente à meticilina (MRSA) , podem afetar pessoas e gatos. Essas infecções também são incomuns em gatos. Os sintomas podem incluir feridas que não cicatrizam ou erupções cutâneas incomuns. O tratamento exigirá antibióticos especiais após o veterinário realizar uma cultura.

Use boa higiene e vacinas

Não deixe que as preocupações com doenças fiquem entre você e seus animais de estimação. 

A maioria das doenças zoonóticas pode ser evitada usando medidas sensatas de higiene e mantendo as vacinas do seu gato e outros cuidados preventivos. 

Embora seja bom estar ciente, um grama de prevenção ajuda bastante a mantê-lo saudável.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

ARTIGOS RELACIONADOS