InícioGatosComo treinar seu gato para vir quando chamado

Como treinar seu gato para vir quando chamado

Seu gatinho pode nunca ficar em primeiro lugar em uma competição de obediência, mas treinar seu gato a vir quando chamado. 

Anúncios

Tudo o que você precisa fazer é descobrir o que ela acha irresistível e seguir um plano de treinamento simples.

Treinando seu gato para vir até você

Geralmente é melhor começar a treinar quando um gato ainda é jovem e impressionável , mas você pode treinar um gato adulto. Você só precisa ser um pouco mais persistente e paciente.

Anúncios

Etapa um: descubra o que motiva seu gato

Para a maioria dos gatos, a comida é um grande motivador. No entanto, a comida que você usa para atrair seu gato para vir até você deve ser mais saborosa do que o típico pedaço de comida seca para gatos ou um pouco de comida enlatada para gatos. 

Guloseimas saborosas como pedaços de atum, frango, cachorro-quente ou guloseimas comerciais que seu gato adora são os melhores alimentos para usar. 

Tenha em mente que você pode usar mais de um tipo de guloseima para manter as coisas interessantes para seu animal de estimação, mas é melhor reservar essas guloseimas estritamente para quando você chamar seu gato.

Anúncios

Etapa dois: escolha sua chamada ou sinal

Selecione as palavras que você só usará quando chamar seu gato para vir. Embora você possa incluir o nome dela quando ligar para ela, pode ser melhor não fazê-lo, pois você provavelmente o usará em outros momentos e em outros contextos. 

Considere o uso de vir aqui ou tratar o tempo ou outra frase simples que vem naturalmente para você. 

Anúncios

Você também pode considerar usar um clicker ou um apito para chamar seu animal de estimação.

Terceiro Passo: Comece o Treinamento

Como treinar seu gato - 01
Imagem (retirada do Google)

Ao usar recompensas alimentares para treinamento, é melhor treinar seu gato quando ele estiver com fome. 

Se você normalmente o alimenta pela manhã, planeje realizar uma sessão de treinamento de cinco minutos antes de dar a ele uma refeição completa.

  1. Com seu gato a uma curta distância de você, peça a ele para “vir aqui” ou use o sinal de sua escolha e, em seguida, ofereça um petisco saboroso. Se ela não quiser comer da sua mão, jogue a guloseima no chão e deixe-a comer.
  2. Dê um passo para trás dela, repita sua chamada para vir e ofereça a ela outra mordida. Faça isso algumas vezes para condicioná-la ao fato de que atender sua chamada/sinal resultará em uma recompensa.
  3. Dê dois passos para trás dela, chame-a novamente usando qualquer frase ou sinal que você escolher e ofereça outro pequeno presente.
  4. Repita esse processo mais três ou quatro vezes durante a primeira sessão de treinamento. Idealmente, ela associará rapidamente ser chamada a ser alimentada com algo delicioso. Continue ligando para ela a alguns passos de distância até que ela responda de maneira confiável.
  5. Depois que a sessão de treinamento terminar, vá em frente e dê a ela o resto da refeição.

Etapa quatro: introduza distâncias maiores

  1. Assim que seu gato vier até você de perto, é hora de aumentar a distância entre vocês dois. Tente chamá-la a cerca de quatro passos de distância e dê um passo extra cada vez que ela responder de forma confiável na distância anterior. Eventualmente, você deve fazer com que ela venha do outro lado da sala sempre que ligar para ela.
  2. Assim que seu gato vier até você do outro lado da sala, tente chamá-lo da sala ao lado e sempre recompense-o por cada resposta bem-sucedida.
  3. Por fim, tente ligar para ela de qualquer lugar da casa e recompense-a quando ela vier.

Dicas de treinamento

Lembre-se dessas dicas ao treinar seu animal de estimação. 

Eles podem ajudá-lo a solucionar problemas à medida que eles surgem.

  • Comece treinando dentro de casa primeiro. Você pode expandir para treinar ao ar livre apenas se já permitir que ela passe um tempo ao ar livre e somente depois que ela aprender a vir quando for chamada dentro de casa. Você quer pelo menos alguma garantia de que ela virá até você, em vez de sair correndo pela vizinhança.
  • Cuidado com o tédio do tratamento. Se o seu gato parar de responder ao seu chamado, substitua por outro petisco saboroso para ver se isso ajuda e planeje alternar os petiscos que você oferece.
  • Limite as sessões de treinamento a não mais do que cinco a dez minutos no máximo. Dessa forma, você pode manter as sessões de treinamento atualizadas.
  • Vir até você deve ser sempre agradável. De acordo com informações publicadas no vetSTREET , procure seu gato sem chamá-lo se pretende levá-lo ao veterinário, cortar as unhas ou fazer alguma outra tarefa que ele não goste.
  • Se ela de repente não vir quando chamada, volte para a distância anterior de onde ela veio de forma confiável e trabalhe a partir daí para reforçar o treinamento. Você pode então tentar progredir para distâncias maiores novamente.
  • Sempre termine a sessão de treinamento com uma resposta bem-sucedida de seu animal de estimação.
  • Procure sempre oferecer algum tipo de petisco ao seu gato quando for chamado. É um gato raro que responderá automaticamente apenas à sua chamada. Ela pode voltar a ignorá-lo completamente se você não fizer valer o esforço dela.
  • Não fique frustrado com seu gato, ou ele provavelmente irá ignorá-lo e ir embora. Mantenha seu humor leve e encorajador, e você certamente obterá uma resposta melhor dela.

O treinamento é mais do que uma conveniência

Treinar seu gato para vir quando chamado é mais do que uma conveniência; é uma parte importante para mantê-la segura. 

Se houver algum tipo de emergência ou ela se perder , responder à sua ligação pode salvar a vida dela. 

Pense no tempo que você gasta treinando-a como um investimento em seus cuidados que vale a pena.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Presentes para Amantes de Gatos: 30 Ideias surpreendentes para se inspirar
Leia: Raças de gatos verdadeiramente diferentes
ARTIGOS RELACIONADOS