InícioGatosDicas para lidar com alergias a gatos e deixar os sintomas de...

Dicas para lidar com alergias a gatos e deixar os sintomas de lado

Se você sente coceira nos olhos vermelhos ou nariz escorrendo toda vez que brinca com seu gato, você não está sozinho. Quase 15 por cento da população é alérgica a animais de estimação – e muitos desses indivíduos ainda mantêm cães ou gatos em suas casas. 

Anúncios

Embora as alergias a gatos sejam frustrantes, elas não significam necessariamente que você deva entregar seu amigo felino para adoção. 

Existem soluções disponíveis para proporcionar alívio e, em muitos casos, os sintomas podem ser reduzidos o suficiente para que você possa viver com seu gato sem desconforto grave.

Anúncios

Por que sou alérgico ao meu gato?

Alergias a gatos são causadas principalmente por sua saliva, que contém uma proteína chamada Fel d1. 

A proteína é deixada no pelo de um gato quando ele se limpa e depois é transferida para você quando você o toca ou acaricia. Este alérgeno é responsável por aproximadamente 90% das alergias a gatos.

6 dicas simples para reduzir alergias a gatos

Felizmente, você pode tomar medidas para reduzir a quantidade de alérgenos de gato em sua casa ou o grau de seus sintomas.

Anúncios

Considere uma dieta para gatos com redução de alérgenos

Há uma chance de você minimizar a produção de alérgenos do seu gato de dentro para fora. 

Os pesquisadores descobriram que uma imunoglobulina nas gemas de galinhas expostas a gatos realmente reduziu os níveis de Fel d1. 

Anúncios

Purina usou essas descobertas para criar uma fórmula dietética especial. A comida de gato redutora de alérgenos Pro Plan LiveClear reduziu os níveis de Fel d1 em 47% após apenas algumas semanas. 

Se você estiver disposto a investir o dinheiro e o tempo necessários para ver as mudanças, essa pode ser uma ótima opção para minimizar suas alergias.

Medicamentos para alergia

Uma infinidade de anti-histamínicos está disponível para ajudar com alergias. Você pode confiar neles conforme necessário quando seus sintomas forem especialmente ruins ou tomá-los regularmente. 

Alguns donos de animais de estimação são forçados a tomar medicação diária em um esforço para controlar seus sintomas. 

Mas sempre consulte seu médico antes de iniciar um novo medicamento.

Se os produtos de venda livre não forem suficientes, você pode perguntar ao seu médico sobre as opções de prescrição. 

Isso pode incluir anti-histamínicos orais mais fortes, sprays nasais ou até mesmo um inalador.

Gerenciar alérgenos em seu ambiente

Mesmo que você não acaricie seu gato com frequência, ainda pode ser exposto a alérgenos em seu ambiente. Limpe sua casa e a cama do seu gato com frequência. 

Aspire , limpe e esfregue até mesmo as áreas onde seu gato não passa muito tempo, porque os alérgenos podem se espalhar por toda parte. 

Fel d1 foi encontrado em residências sem animais de estimação, bem como em outros estabelecimentos sem animais de estimação, como hospitais ou escolas.

Considere um purificador de ar particulado de alta eficiência ( HEPA ) ou filtro para remover partículas do ar em sua casa. 

O que torna o HEPA tão especial é que ele realmente remove partículas menores do que os filtros típicos, de modo que mais pêlos são removidos do ambiente. 

Você pode até comprar aspiradores que vêm equipados com um filtro HEPA.

Tiros de Alerta

Com a ajuda de um alergista, você pode minimizar os sintomas de alergia a gatos a longo prazo com uma série de injeções. 

Seu médico primeiro realizará testes para determinar exatamente a que você é alérgico e, em seguida, formulará uma injeção única direcionada ao que desencadeia suas alergias.

O objetivo é treinar seu corpo para se acostumar com os alérgenos do gato, para que produza uma reação reduzida ao longo do tempo. 

Embora suas alergias nunca sejam totalmente resolvidas, seus sintomas provavelmente diminuirão. 

Se você optar por seguir esse caminho, pode esperar visitar seu alergista semanalmente durante a fase de “construção” e, em seguida, mensalmente por vários anos para obter os melhores resultados.

Limitar contato

Infelizmente, para aqueles que sofrem de alergias cujos sintomas são difíceis de controlar, mesmo com intervenção médica, pode ser necessário limitar o contato com seu amado gato. 

Mantenha a porta do quarto fechada para evitar que eles durmam na cama ou no travesseiro. 

Considere remover todos os tapetes, cortinas e outros tecidos onde os alérgenos possam se esconder.

Certifique-se sempre de lavar bem as mãos depois de brincar ou manusear seu gato. 

Não toque no rosto ou nos olhos antes de lavar as mãos. Se você for capaz de resistir a esfregar o focinho em seu pelo, pode ser possível viver confortavelmente com um amigo felino.

Gerenciar alérgenos em seu gato

Você pode limitar sua exposição a alérgenos de gato removendo-os da fonte – seu gato. 

Dar banho ao seu gato é a melhor forma de reduzir a quantidade de Fel d1 na sua pele e pêlo. Se o seu gato tolerar, você pode banhá-lo com a frequência de uma vez por semana. 

Certifique-se de usar um shampoo suave e seguro para gatos.

Como a maioria dos gatos não gosta de banhos, tente obter o mesmo efeito limpando-os com um pano úmido ou use um produto para limpeza de animais de estimação. 

Isso ajudará a reduzir a saliva do pelo, embora provavelmente não a remova completamente. Você pode fazer isso diariamente. 

Os shampoos secos são outra opção para os felinos que não estão a fim de tomar banho.

A limpeza frequente com uma escova ajudará a eliminar o excesso de pelos e pêlos, pois eles também contêm alérgenos. 

Como a escovação pode fazer com que as partículas voem no ar, pode ser aconselhável usar proteção para os olhos ou uma máscara enquanto faz isso. 

Isso é particularmente importante se você apresentar sinais alérgicos respiratórios.

alergias a gatos - 01
Imagem (retirada do Google)

Dar banho no seu gato

Se você estiver pronto para o desafio, pode tentar dar um banho completo no seu gato. Se você nunca tentou isso antes, a tarefa pode parecer assustadora. 

Siga estas instruções detalhadas para criar uma experiência positiva e segura para todos os envolvidos.

Itens que você precisará

Reúna esses itens essenciais antes de começar.

  • Escova: Pode ser utilizada antes do banho para retirar o excesso de pelos e emaranhados.
  • Duas toalhas: Uma toalha é para secar o gato após o banho e a outra é para colocar no fundo da pia ou da banheira para evitar que o gato escorregue.
  • Shampoo suave adequado para gatos: É importante não usar shampoo humano, pois contém ingredientes que não são seguros para animais de estimação. Certifique-se de que o shampoo é adequado para uso em um gato. Se você não tiver certeza de qual produto usar, consulte seu veterinário para obter sugestões.
  • Condicionador adequado para gato: Sim, eles fazem condicionadores para pêlo de gato. Você provavelmente não precisará disso se tiver um gato de pelo curto, mas é uma boa ideia tê-lo por perto se tiver um gato de pelo comprido propenso a emaranhados ou esteiras.
  • Vários recipientes com água morna: Alguns gatos se assustam com o barulho da água corrente, então você pode eliminar a necessidade da torneira tendo recipientes preparados com água morna. Se você tiver vários recipientes prontos para molhar e enxaguar, estará à frente do jogo.

Como proceder

Agora que você tem todos os suprimentos necessários, pode dar banho no seu gato.

  1. Prepare o cômodo que você escolheu para dar banho no gato antes de começar. É melhor fazer isso na pia do banheiro ou em um cômodo que tenha portas que você possa fechar. Dessa forma, se o seu gato fugir, você não deixará um rastro de espuma pela casa para limpar. Você pode dar banho em seu gato na banheira, mas se tiver uma pia na altura da cintura ou mais alta, isso lhe dará mais controle.
  2. Dobre uma das toalhas e coloque-a no fundo da pia, certificando-se de cobrir a porcelana para que seu gato possa escorregar. A toalha também dará ao gato algo para afundar suas garras, então você não é o destinatário. Pegue sua escova e penteie o pelo com cuidado. Isso lhe dá a chance de encontrar qualquer tapete e removê-los antes que se tornem dolorosos.
  3. Umedeça bem a pelagem do seu gato. Você pode fazer isso derramando suavemente água morna de seu recipiente nas costas, no peito e na parte inferior. Evite molhar a cabeça, pois qualquer umidade nos ouvidos pode provocar uma infecção no ouvido.
  4. Pegue uma pequena quantidade de xampu e ensaboe. Lembre-se, seu gato é um pouco menor do que você, então você não precisa de muito xampu – experimente uma quantidade do tamanho de uma moeda de dez centavos e adicione mais se precisar.
  5. Depois de ensaboados, enxágue a espuma. A regra geral para o enxágue é enxaguar cinco minutos para cada minuto de lavagem. Isso garante que você tire todo o xampu do pelo do seu gato.
  6. Se você optar por usar um condicionador, esta é a hora de aplicá-lo. Certifique-se de ter enxaguado todo o xampu do casaco primeiro. Depois de aplicar o condicionador, enxágue, enxágue e enxágue novamente.
  7. Seque bem o seu gato após o banho. Use uma toalha limpa para remover o máximo de água possível do pelo. Este também é um bom momento para limpar as orelhas do seu gato .

Quais raças de gatos são hipoalergênicas?

Infelizmente, não existem gatos verdadeiramente hipoalergênicos , embora algumas raças possam possuir níveis mais baixos de Fel d1 do que outras. 

Gatos sem pelos, como o Sphynx, supostamente têm os níveis mais baixos, seguidos pelos siberianos, que têm significativamente mais pelos do que a maioria dos gatos.

Curiosamente, o sexo pode desempenhar um papel nos alérgenos. Os gatos machos podem ter níveis mais altos de Fel d1 do que as gatas, com os machos intactos possuindo mais e as fêmeas esterilizadas com os níveis mais baixos. 

Independentemente da raça ou sexo, é impossível encontrar um gato que não produza nenhum Fel d1, o principal alérgeno que causa reações.

alergias a gatos - 02
Imagem (retirada do Google)

Pare de sofrer com alergias a gatos

Seu relacionamento com seu gato não precisa levá-lo às lágrimas – não de tristeza ou alegria, mas como resultado de alergias. 

Ao tentar uma ou todas essas técnicas fáceis, você pode desfrutar de muitos anos de aconchego sem fungar com seu amigo felino.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Como acariciar seu gato da maneira certa?
Leia: Possíveis razões pelas quais seu gato está repentinamente afetuoso com você
ARTIGOS RELACIONADOS