Início Gatos Saúde e Bem-Estar Razões para cirurgia de orelha de gato

Razões para cirurgia de orelha de gato

Se o seu gato sofre de pólipos, infecções recorrentes ou alguns tipos de tumores, a cirurgia da orelha de gato pode ajudar. 

Saber por que a cirurgia é necessária e como ela pode beneficiar seu gato a longo prazo pode ajudá-lo a fazer as melhores escolhas para a saúde de seu gatinho.

Razões para cirurgia de orelha de gato

pólipos

A presença de pólipos no canal auditivo do seu gato pode se tornar uma ameaça à integridade do tímpano do gato, bem como à estrutura do canal auditivo. Os sintomas dos pólipos são semelhantes aos de uma infecção bacteriana ou fúngica do ouvido. 

O gato pode sacudir ou coçar a cabeça, esfregar o rosto ou a orelha no chão ou nas pontas dos móveis e inclinar a cabeça. 

O gato pode não ser capaz de andar em linha reta. Uma secreção espessa ou sanguinolenta pode estar presente. 

Um veterinário examinará seu gato para diferenciar um diagnóstico de pólipos de uma infecção ou até mesmo de uma condição cancerígena. Se os pólipos estiverem causando bloqueio suficiente, o veterinário tentará removê-los cirurgicamente.

Infecção

Se tratadas precocemente, as infecções bacterianas e fúngicas geralmente podem ser eliminadas sem . Infecções de corpos estranhos, como foxtails, podem causar inflamação e infecção. 

Os ácaros da orelha também podem causar inflamação e infecção. O tratamento usual para uma infecção de qualquer tipo é limpar bem o ouvido, remover qualquer material estranho e aplicar antibióticos tópicos e orais ou medicamentos antifúngicos, conforme indicado.

Se uma infecção não for tratada a tempo, o ouvido pode ficar tão inflamado e bloqueado com material que é impossível para o seu veterinário limpar o ouvido adequadamente e aplicar os medicamentos apropriados no canal auditivo.

Se a cirurgia de orelha de gato for indicada para um canal bloqueado, certifique-se de que seu veterinário tenha experiência com esse tipo de cirurgia. 

A ressecção do canal auditivo é uma cirurgia bastante complexa que requer experiência e especialização em cirurgia de orelha felina. Depois de consentir com a cirurgia, o veterinário anestesiará seu gato. Em seguida, o canal auditivo é limpo e lavado com uma solução detergente e antibióticos. 

O veterinário então, com efeito, reconstruirá o canal auditivo. Assim que o gato estiver suficientemente bem para os cuidados de enfermagem em casa, o veterinário irá mandá-lo para casa com antibióticos e analgésicos. Felizmente, agora existem vários analgésicos eficazes para gatos.

Tumores e Carcinoma de Células Escamosas

Os gatos podem desenvolver cânceres benignos e malignos de vários tipos em seus ouvidos. 

Os tumores benignos são removidos cirurgicamente se bloquearem o canal auditivo ou interferirem no conforto e na mobilidade do gato.

Se possível, os tumores malignos são removidos cirurgicamente. Quimioterapia e radiação geralmente seguem a cirurgia do tumor. 

O acompanhamento é necessário para garantir que os tumores não retornem.

O carcinoma de células escamosas é um câncer que causa lesões erosivas. Gatos brancos são particularmente propensos a eles. 

Em gatos não brancos, esses cânceres geralmente ocorrem em áreas com pouca pigmentação. 

O diagnóstico de câncer de células escamosas requer tratamento agressivo. O tratamento cirúrgico do câncer de células escamosas da orelha geralmente requer que toda a orelha seja amputada. 

Em outros casos, apenas a área afetada da orelha é removida cirurgicamente. O tratamento cirúrgico é seguido por quimioterapia e radioterapia, se necessário. 

O dono do gato também é aconselhado a mantê-lo longe do sol para evitar o desenvolvimento de lesões cancerígenas adicionais.

Se as infecções de ouvido do seu gato forem tratadas precoce e agressivamente, ele provavelmente poderá evitar a cirurgia de orelha de gato. 

Pólipos e condições cancerígenas geralmente requerem cirurgia. 

Se você estiver em dúvida sobre a experiência do seu veterinário com a cirurgia de orelha, peça um encaminhamento para um especialista.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Alívio da dor para gatos: 12 remédios (da medicina à holística)
Leia: 187 melhores nomes de gatos de todos os tempos
Sair da versão mobile