InícioGatosBrigas de Gatos: 08 Motivos mais comuns que causam e que podem...

Brigas de Gatos: 08 Motivos mais comuns que causam e que podem ser evitadas

Nao aguenta mais as brigas de gatos em redor da sua casa ou mesmo entre seus felinos? Este post é para você!

Anúncios

Se o seu gato está agressivo e brigando com outros gatos ao redor do bairro ou mesmo em sua casa, pode ser difícil descobrir as razões para essas brigas de gatos e seu comportamento problemático. 

Descarte essas oito razões comuns para brigas de gatos para que você possa lidar com a situação e ajudar seu gato a ter uma existência mais pacífica.

Anúncios

1 – Brigas de gatos como resultado de agressão territorial em casa

Os gatos são muito sensíveis às mudanças em seu ambiente, e isso inclui adicionar um novo gato ou gatinho à casa. 

Se você não apresentar os gatos adequadamente com muitos passos de bebê e reforço positivo, poderá criar um conflito entre os gatos que pode envolver brigas. 

Da mesma forma, às vezes dois gatos podem parecer se dar bem se um for mais jovem, mas à medida que esse gato atinge a maturidade social, a agressão pode ocorrer por parte do gato mais velho ou mais novo, ou às vezes de ambos igualmente.

Anúncios

2 – Seu Gato Está Agressivo? Como Prevenir?

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é apresentando novos gatos um ao outro da maneira certa para minimizar o estresse e aumentar as experiências positivas para ambos os gatos. 

Brigas de Gatos-04
Imagem: (retirada do Google)

Os gatos devem ter muito tempo para se acostumar um com o outro, com bastante espaço para se afastar, incluindo espaço vertical, como árvores para gatospoleiros de parede e lugares para se esconder

Anúncios

No começo, você quer mantê-los em quartos separados para que eles possam apenas cheirar e ouvir um ao outro, e aumentar lentamente o acesso um ao outro enquanto os combina com coisas que eles gostam, como guloseimas, brinquedos e escovação.

Se você se encontrar com dois gatos que já se deram bem e agora estão brigando, trate-os como “gatos novinhos em folha” e passe pela introdução de um novo processo de gato.

3 – Brigas de gatos resultantes de agressão territorial fora de casa

Se você tem um gato dentro ou fora de casa, seu gato pode entrar em brigas com outros gatos que se aproximam ou entram nos limites de sua propriedade. Isso é por causa das naturezas territoriais dos gatos.

Dicas para controlá-lo

Manter seu gato dentro de casa é uma maneira de eliminar esses tipos de brigas. Você pode fornecer ao seu gato cercas de janela e “salas de jogos” ao ar livre para deixá-lo ter algum tempo ao ar livre, mas ainda assim permanecer a salvo de outros gatos e predadores. 

Você também pode tentar maneiras de impedir que o outro gato ou gatos entrem no seu quintal, embora isso possa ser difícil de fazer dependendo do seu quintal, da cerca e da vontade dos vizinhos de controlar seus gatos.

4 – Brigas de gatos relacionadas ao acasalamento

Se você tem mais de um gato macho e um ou mais deles não são castrados, você pode experimentar brigas durante a época de acasalamento felino. 

Os machos brigam entre si pelo acesso a uma gata, mesmo que você não tenha uma gata em sua casa. 

É possível que eles possam sentir as fêmeas no cio nas proximidades das casas vizinhas ou gatas perdidas vagando do lado de fora.

Como parar com isso

A castração de todos os gatos machos pode ajudar a reduzir esse tipo de agressão, bem como o comportamento desagradável de pulverização que pode acompanhá-lo.

Brigas de Gatos-02
Imagem: (retirada do Google)

5 – Comportamento Materno

Outra forma de agressão entre gatos está relacionada às gatas que acabaram de parir uma ninhada. Se outros gatos andarem perto da ninhada, a nova mamãe pode se tornar agressiva para proteger seus filhotes.

Maneiras de controlá-lo

Nesses casos, a agressão deve diminuir à medida que os gatinhos forem desmamados, mas você deve dar à mãe e seus novos bebês um lugar tranquilo, livre de outros gatos, até que ela esteja confortável. A castração, é claro, também evitará esse comportamento no futuro.

6 – Agressão redirecionada

Gatos que são estressados ​​por estímulos em seu ambiente podem “redirecionar” sua ansiedade para outro gato, que muitas vezes assume a forma de agressão. 

Ouvir um barulho assustador ou ver outro animal do lado de fora da janela são os tipos de estressores que podem fazer com que um gato se redirecione agressivamente para outro.

Como lidar com isso

Nesse cenário, você desejará identificar o estressor que está desencadeando o comportamento e tentar removê-lo, embora isso nem sempre seja possível se for um evento temporário, como o ruído externo da construção. 

Dê a ambos os gatos algum tempo separados para desescalar e, se necessário, faça o processo de reintrodução novamente.

Brigas de Gatos-03
Imagem: (retirada do Google)

7 – Brincar de luta

Muitas espécies de animais vão brincar uns com os outros lutando, e pode parecer assustador, mas é um comportamento perfeitamente divertido para ambos os gatos. 

No entanto, brincar de briga pode se transformar em briga real se um ou ambos os gatos ficarem muito excitados e agitados. 

Como brincar é uma ótima saída para qualquer animal, você não quer que seus gatos parem de brincar de brigar se estiverem realmente gostando, então você deve supervisionar esse tipo de brincadeira e procurar sinais fora do comum. Mova-se para distrair os gatos se a briga começar a aumentar.

8 – Lidando com a agressão entre gatos

É muito importante saber o que fazer para impedir que seus gatos briguem. Nunca intervenha fisicamente, pois você pode se machucar seriamente e evite usar qualquer coisa aversiva, pois isso pode tornar os gatos ainda mais agressivos uns com os outros. 

Em vez disso, concentre-se em distraí-los e separá-los, depois trabalhe em maneiras de reintroduzi-los e fornecer saídas positivas para seu comportamento.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

ARTIGOS RELACIONADOS