InícioGatosA comida crua é melhor para o meu gato?

A comida crua é melhor para o meu gato?

Alguns donos de gatos estão adotando dietas cruas como alternativa aos alimentos comerciais para animais de estimação, mas uma comida crua é melhor para o seu gato? 

Anúncios

Depois de conhecer os prós e os contras de alimentar carne crua e outros alimentos, você pode tomar uma decisão informada sobre o que é melhor para seu animal de estimação.

A Típica Dieta Crua para Gatos

Enquanto a comida de gato convencional é totalmente cozida, a comida de gato crua é exatamente o que o nome indica. 

Anúncios

É uma mistura de carne, ossos moídos, vísceras e outros alimentos que não são cozidos. 

Depois que a comida é moída e misturada, geralmente é liofilizada ou congelada para mantê-la fresca até que seja dada ao gato.

Aves e carne de coelho são normalmente usados ​​em uma dieta crua. Isso porque essas carnes são semelhantes às carnes que um gato selvagem pegaria e comeria.

Anúncios

Argumentos a favor de dietas cruas para gatos

Alguns donos de gatos e até alguns veterinários, de acordo com o Canadian Veterinary Journal , apóiam totalmente a alimentação de animais de estimação com dietas cruas, e parece haver algumas razões válidas para sua posição. 

Tudo se resume a entender o comportamento natural de alimentação da espécie felina.

Uma dieta natural para o sistema digestivo de um gato

Anúncios

De acordo com a Redmond Vet Clinic , os gatos foram projetados para capturar e comer suas presas. 

É por isso que os defensores das dietas de alimentos crus acreditam que alimentar um gato com uma dieta semelhante à que ele comeria naturalmente na natureza permite que seu sistema digestivo funcione da maneira que foi projetado.

Gatos selvagens que precisam pegar sua comida normalmente comem a carne muscular, órgãos, alguns ossos e até mesmo o conteúdo estomacal do que pegam. 

Uma dieta de alimentos crus é o mais próximo que os donos de gatos podem chegar de alimentar seus animais de estimação com o que eles foram projetados para comer, sem realmente alimentá-los com presas vivas.

Carne crua retém mais nutrientes

Alimentos crus para gatos retêm as enzimas, vitaminas e outros nutrientes que estão presentes no corpo da presa. 

Na verdade, um estudo do Dr. Francis M. Pottenger, Jr., mostrou que os gatos com uma dieta de alimentos crus eram muito mais saudáveis ​​do que os gatos que não eram alimentados com alimentos crus.

Estudo de Pottengers sobre dietas cruas e cozidas

Dr. Pottenger estudou mais de 900 gatos durante um período de dez anos. Os gatos foram divididos; um grupo foi alimentado com carne crua e leite, enquanto o outro grupo foi alimentado com carne cozida e leite processado termicamente.

Os gatos que foram alimentados consistentemente com alimentos crus e não pasteurizados permaneceram mais saudáveis ​​ao longo de gerações do que o grupo que comeu apenas alimentos cozidos. 

Cada geração que vivia da dieta de alimentos cozidos tornou-se menos saudável e apresentou um aumento nos casos de hipotireoidismo, doenças de pele, problemas ósseos e muito mais. 

Na quarta geração, esse grupo de gatos sofria e morria rapidamente de muitas das mesmas doenças que os humanos sofrem.

Argumentos contra alimentar gatos com carne crua

Apesar das alegações de pessoas a favor de dietas cruas, a American Animal Hospital Association (AAHA) assumiu uma posição em 2011 que desencoraja os proprietários de alimentar dietas cruas. Essa posição é compartilhada pela American Association of Feline Practitioners e pela American Veterinary Medical Association , entre outras.

Perigos associados ao manuseio e consumo de carne crua

De acordo com a AAHA, a principal preocupação é sobre os organismos causadores de doenças associados à carne crua. 

Micróbios perigosos como E.coli e salmonela estão frequentemente presentes na carne crua. 

O processo de cozimento mata as bactérias e as impede de deixar um gato doente. 

Ao alimentar um gato com uma dieta totalmente crua, esses tipos de organismos ainda podem estar presentes e podem deixar os gatos doentes, especialmente gatinhos, gatos idosos e gatos que já sofrem de outras doenças.

Outras preocupações incluem os fatos que:

  • Quem prepara comida crua corre o risco de contrair uma doença a partir dela.
  • Gatos e até cães podem eliminar patógenos da comida crua em suas fezes. Esses organismos causadores de doenças podem ser rastreados inadvertidamente pela casa e os membros da casa podem entrar em contato com eles.
  • Os gatos do programa de terapia que comem dietas cruas podem transmitir patógenos para as pessoas com quem entram em contato, como idosos em instalações de vida assistida e crianças que recebem terapia animal como parte de um plano de tratamento.

Dicas para reduzir os riscos associados às dietas cruas

A Food and Drug Administration dos EUA oferece uma lista completa de dicas que o ajudarão a reduzir a chance de contrair uma doença transmitida por alimentos ao manusear a comida crua do seu gato. Os destaques das dicas incluem:

  • Lave bem as mãos após manusear alimentos crus.
  • Limpe e desinfete todas as superfícies e utensílios de preparação de alimentos após a preparação dos alimentos.
  • Mantenha os alimentos crus separados dos outros alimentos e congele todas as dietas cruas preparadas para mantê-las frescas até a hora de usá-las.
  • Refrigere ou descarte as porções não consumidas assim que seu animal terminar de comer.
  • Evite deixar seu animal de estimação lambê-lo na boca ou nas mãos, especialmente logo após comer.

Discuta uma dieta crua com o veterinário do seu gato

Se você ainda está indeciso sobre alimentar seu gato com uma dieta crua, a melhor coisa a fazer é discutir a ideia de comida crua com seu veterinário antes de tentar colocar esse tipo de dieta em prática. 

O veterinário deve ser capaz de responder às suas perguntas e ajudá-lo a tomar a decisão certa para você e seu animal de estimação.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Como segurar um gato ou gatinho (com segurança)
Leia: 10 dicas para apresentar um gato a um cachorro com sucesso
ARTIGOS RELACIONADOS