InícioGatosSaúde e Bem-EstarAsma felina: Sintomas e tratamento que você deve saber agora!

Asma felina: Sintomas e tratamento que você deve saber agora!

Embora a asma felina não tenha sido um problema comum no passado, mais gatos estão desenvolvendo a doença devido à poluição e outras toxinas ambientais. 

Anúncios

Aprenda sobre os sintomas, para que você possa determinar se seu gato precisa ir ao veterinário para ser avaliado e tratado para asma.

Gatos podem ter asma?

A asma em gatos é muito semelhante à asma em humanos. É uma condição na qual as vias aéreas dos pulmões são contraídas, o que dificulta a respiração. 

Anúncios

Isso pode ocorrer devido a uma reação alérgica, estresse ou sem motivo aparente.

A asm em gatos e humanos tende a seguir um padrão. Primeiro, o excesso de muco se forma e as paredes das vias aéreas incham. 

asma felina-00
Imagem (retirada do Google)

Isso é seguido por espasmos que fazem com que essas vias aéreas se contraiam e tornem a respiração mais difícil. 

Anúncios

O asmático não consegue respirar fundo e a respiração difícil é acompanhada de chiado no peito. 

A tosse também acompanha um ataque. A maioria dos movimentos será impossível porque a respiração é um grande esforço.

Anúncios

Uma tosse crônica pode ser o único sinal dessa condição até que ocorra um episódio grave de constrição. 

Se o seu gato parece tossir muito, seria uma boa ideia discutir a possibilidade de asma felina com o seu veterinário.

Sintomas comuns e diagnóstico de asma felina

Há uma série de sintomas que você pode procurar se achar que seu gato pode ter. Alguns deles são muito aparentes, enquanto outros são mais sutis. 

É importante saber o que é normal para o seu gato para que você possa ver imediatamente qualquer alteração na saúde do seu animal de estimação.

  • Tosse – Especialmente após o exercício
  • Dificuldade em respirar – Respirar com a boca aberta, respiração difícil, ofegante
  • Respirações superficiais
  • Inatividade
  • Angústia – Nervosismo, pânico

Diagnóstico de asma felina

Seu veterinário vai querer examinar seu gato com cuidado se ele suspeitar de asma felina. O primeiro passo é tirar uma radiografia do tórax enquanto o gato experimenta ativamente dificuldades respiratórias. 

Se o seu gato estiver tendo um ataque de, a radiografia mostrará que há bolsas de ar presas nos pulmões do gato que não podem ser exaladas devido à constrição das vias aéreas. 

Também pode mostrar espessamento das paredes das vias aéreas que seu veterinário chamará de “donuts” e “tramlines”, dependendo de onde eles estão e como ele os vê. Esses achados apontarão para.

Nem todos os gatos asmáticos têm alterações físicas óbvias que aparecem na radiografia. Se o seu veterinário não encontrar nada incomum nos pulmões do seu animal de estimação, ele provavelmente desejará realizar outros testes. 

Uma delas pode ser uma broncoscopia. Este é o processo de retirada de células do trato respiratório inferior para testá-las e estudá-las. 

O muco de um asmático normalmente contém eosinófilos em grandes quantidades. 

Se for encontrado eosinófilo, e o potencial para parasitas como vermes pulmonares edirofilariose foi descartada, o veterinário pode estar mais confiante em seu diagnóstico.

Finalmente, seu veterinário pode diagnosticar a asma felina pela forma como seu animal de estimação responde ao tratamento. 

Se o seu animal de estimação está tendo um ataque agudo de asma. seu veterinário pode dar a ela uma pequena dose de epinefrina ou um dilatador das vias aéreas como a terbutalina. 

Os sintomas devem desaparecer em menos de 15 minutos.

Tratamento para asma felina

Como o problema criado pela é a inflamação das vias aéreas, os medicamentos corticosteroides são uma parte importante do plano de tratamento. 

Seu veterinário pode prescrever um medicamento como Prednisona ou DEPO-MEDROL. Esses medicamentos podem ser administrados por via oral, por injeção ou por um inalador. 

A medicação não é uma cura para a asma felina, mas pode ajudar a mantê-la sob controle e permitir que seu gato tenha uma vida normal.

O uso prolongado desses medicamentos para asma felina pode ter efeitos colaterais, incluindo:

  • Aumento do apetite e sede
  • Incontinencia urinaria
  • Perda de energia
  • Diabetes em animais susceptíveis
  • Infecções do trato urinário
  • Problemas de pele
  • Má cicatrização de feridas
  • Fraqueza muscular
  • Obesidade

Muitos desses efeitos colaterais ocorrem com altas doses dos medicamentos e se resolvem à medida que o nível do medicamento diminui com o tempo.

Se o seu animal de estimação tem asma felina, não é o fim do mundo. Tente manter o ambiente o mais limpo e livre de produtos químicos possível e alimente-o com ração orgânica para gatos sempre que puder. 

Siga as instruções do seu veterinário cuidadosamente e continue os medicamentos de acordo com as instruções. Isso dará ao seu gato a melhor chance de uma vida longa e normal.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Sinais que mostram se meu gato está brincando ou brigando
Leia: Dicas importantes para alimentar gatinhos recém-nascidos
ARTIGOS RELACIONADOS