InícioGatosSaúde e Bem-EstarSintomas de cinomose de gato que você precisa saber!

Sintomas de cinomose de gato que você precisa saber!

No início, os sintomas da cinomose de gato podem imitar outras doenças e podem ser difíceis de diagnosticar sem a experiência de um veterinário. 

Anúncios

A cinomose em gatos também é conhecida como panleucopenia felina e pode ser uma séria ameaça à vida do seu gato. 

Não há cura para a cinomose felina. No entanto, com uma intervenção precoce e um bom plano de cuidados , o seu gato pode sobreviver a esta doença.

Anúncios

Entendendo a Cinomose Felina

A panleucopenia, diz o veterinário Dr. Jeff Werber, “é causada pelo parvovírus felino. O vírus danifica as células que revestem os intestinos e também ataca os gânglios linfáticos e a medula óssea do gato, causando uma diminuição nos glóbulos brancos do gato (afetando sua capacidade para combater a infecção) e glóbulos vermelhos (causando anemia e fraqueza).”

Os efeitos do vírus no corpo do gato serão perceptíveis com sintomas em estágio inicial.

Sintomas de cinomose de gato - 00
Imagem (retirada do Google)

Sintomas iniciais da cinomose em gatos

É sempre melhor diagnosticar qualquer doença em seus estágios iniciais. Quando o tratamento é iniciado no início da progressão da doença, o sistema imunológico do seu animal de estimação pode ser apoiado de várias maneiras. 

Anúncios

Isso ajudará seu sistema imunológico a combater a doença enquanto ela ainda estiver forte. 

É por isso que é importante observar cuidadosamente o seu gato quanto aos primeiros sinais de cinomose e alterações comportamentais.

Febre alta

Anúncios

Um gato com cinomose desenvolverá febre alta. Isso seria 104 graus ou mais.

Perda de apetite

É provável que um gato infectado pare de ingerir comida e água .

Depressão e letargia

O gato pode ter uma aparência deprimida , movendo-se pouco e sentando-se encurvado como se estivesse com dor.

Mudança na Vocalização

O animal pode estar muito mais quieto do que o normal ou pode “falar” mais do que o normal.

Sintomas de cinomose em estágio inicial combinados

Dr. Werber descreve o primeiro conjunto de sintomas de cinomose como, “o que chamamos de RAM, “não está indo bem”. doença. 

Os gatinhos são mais severamente afetados.” Com o passar das horas, seu animal de estimação começará a desenvolver mais sintomas de cinomose.

Sintomas de Cinomose de Progressão Rápida em Gatos

Depois que seu animal de estimação mostra os sinais iniciais de cinomose em gatos, o restante dos sintomas pode aparecer rapidamente. 

Na verdade, a doença pode percorrer todo o seu curso em menos de cinco dias. 

É muito importante discutir suas preocupações com seu veterinário aos primeiros sinais de doença em seu gato. Após os sinais iniciais, você notará um novo conjunto de sintomas.

Vômito

O gato pode começar a vomitar. Se ela não comeu nada, ela pode apenas vomitar um líquido claro. 

Se ela não estiver bebendo água, ela pode ter vômitos secos. Muitos donos de animais acham que seu gato foi envenenado durante os estágios iniciais da cinomose.

Diarréia

O gato pode desenvolver diarreia grave. Em alguns casos, ela pode desenvolver fezes com sangue .

Desidratação

A desidratação é outro resultado comum da progressão da cinomose. Quando seu gato não consegue comer ou beber e não consegue manter nada em seu sistema, a desidratação se instala.

Alterações nos olhos de um gato

Olhe atentamente para os olhos do animal. Os gatos geralmente desenvolvem um haw no canto interno do olho quando estão doentes. Parece uma terceira pálpebra.

Aparência do casaco

A pelagem do animal ficará opaca e áspera. Em uma raça de pelo comprido, o pelo pode ficar emaranhado. Seu gato vai parar de se lamber quando se sentir mais fraco.

Indicações de Dor

Haverá evidência de dor abdominal. Às vezes, um gato lambe ou morde seu abdômen em um esforço para aliviar a dor. Não se parece com a aparência que ela faz normalmente.

Icterícia

Alguns gatos desenvolvem uma cor amarela na pele ao redor das orelhas quando ficam ictéricos devido ao mau funcionamento do fígado.

Resultados de exames de sangue

Um exame de sangue revelará menos glóbulos brancos do que o normal. Isso ocorre porque o vírus ataca diretamente e mata os glóbulos brancos.

Se a cinomose progredir com esses sintomas, o gato sofrerá convulsões e eventualmente morrerá.

Tratando os sintomas e sinais de cinomose em gatos

Sintomas de cinomose de gato - 01
Imagem (retirada do Google)

Quando um gato é levado ao veterinário para tratamento, o Dr. Werber afirma que “infelizmente não é um bom prognóstico e não há cura”. 

Alguns gatos são mais propensos a sucumbir à doença do que outros, “gatinhos, gatos doentes e gatos não vacinados são mais suscetíveis e muitos morrerão”. O Dr. Werber aconselha que “o tratamento envolve cuidados de suporte”. 

Isso inclui “fluidos intravenosos para ajudar a manter o gato hidratado, antibióticos para ajudar a prevenir infecções secundárias e, muitas vezes, nutrição parenteral para ajudar a mantê-los fortes e capazes de combater o vírus”.

Medicação para vômito

Seu veterinário irá administrar medicação para diminuir o vômito, bem como um tratamento para a diarreia. Isso encerrará o ciclo de desidratação.

Tratamento para Desidratação

Se o gato já estiver desidratado, seu veterinário pode dar líquidos a ele. Normalmente, eles são administrados por via intravenosa e seu animal de estimação pode precisar passar a noite na clínica veterinária para observação.

Administração de Antibióticos

O veterinário também pode optar por administrar antibióticos. Isso ocorre porque o sistema imunológico do gato foi comprometido pela cinomose e isso possibilita o surgimento de infecções secundárias.

Período de Incubação da Panleucopenia Felina

Os primeiros sintomas da cinomose aparecem cerca de dez dias após o gato ter sido exposto à doença.

Como os gatos pegam cinomose?

A exposição pode ocorrer através do contato com outros gatos ou até mesmo com um guaxinim infectado. 

Embora humanos e cães não possam pegar cinomose felina, eles podem espalhar a doença indiretamente se não lavarem adequadamente qualquer pele ou roupa que tenha entrado em contato com o gato doente. 

Um gato doméstico pode contrair cinomose, pois o vírus pode ser trazido para casa por outros membros da família.

Prognóstico para gatos com cinomose

A cinomose é uma doença grave. De acordo com a American Veterinary Medical Association, até 90% dos gatos morrerão de cinomose se não forem tratados. 

Com intervenção precoce e tratamento adequado, um gato adulto “que tenha sido saudável tem mais chances de vencer a infecção” e pode se recuperar da cinomose felina. 

Os gatinhos têm menos chance de sobreviver a esta doença. O Dr. Werber observa que “curiosamente, os gatos que sobrevivem a uma infecção são imunes a qualquer outra infecção por Panleucopenia no futuro”. 

Se você suspeitar que seu animal de estimação pode ter sintomas de cinomose, o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário para diagnóstico o mais rápido possível.

O melhor tratamento para cinomose felina

De acordo com o Dr. Werber, “Tal como acontece com a maioria das infecções virais, o melhor tratamento é a prevenção através da vacina.

Todos os gatinhos e gatos devem ser vacinados contra esta doença.” Ele exorta os donos de gatos a “verificar com seu veterinário sobre o agendamento de vacinas e a frequência de reforço” para manter seus gatos protegidos de sofrer de cinomose felina.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Perfil e personalidade do gato javanês
Leia: Tipos de linfoma felino: Decubra e fique informado para cuidar do seu gato
ARTIGOS RELACIONADOS