InícioGatosSaúde e Bem-EstarCompreendendo a doença renal felina

Compreendendo a doença renal felina

A doença renal felina é a principal causa de morte em gatos mais velhos. Existem várias causas e tratamentos para esta doença felina grave, e identificar os sintomas pode ajudá-lo a controlar a doença do seu gato para melhorar sua qualidade de vida.

Anúncios

Tipos de Doença Renal Felina

doença renal felina - 00
Imagem (retirada do Google)

De acordo com o Long Beach Animal Hospital , a doença renal pode ser dividida em dois tipos distintos. 

Ambos os tipos resultam em insuficiência renal, mas o início de cada um tem uma causa diferente.

Anúncios

Insuficiência renal aguda

Este tipo de doença renal caracteriza-se pela falência completa dos órgãos; os rins simplesmente param de funcionar. 

O início geralmente é bastante súbito, pode acontecer em qualquer idade e geralmente é causado pela ingestão de toxinas, principalmente anticongelantes. 

Outras causas de insuficiência renal aguda incluem, entre outras, infecções bacterianas ou virais, traumas e doenças do sistema imunológico.

Anúncios

A insuficiência renal aguda é quase sempre fatal, mas se tratada imediata e agressivamente pelo seu veterinário, os rins recuperam a sua função e o seu gato passa a viver uma vida normal. 

A chave é obter atenção médica imediata. Se você acha que seu gato engoliu algum anticongelante e apresenta algum dos sintomas descritos abaixo, leve-o ao consultório do veterinário imediatamente.

Insuficiência renal crônica

Anúncios

A insuficiência renal crônica é a forma mais comum de doença renal. Se o seu gato viver o suficiente, é provável que ele acabe desenvolvendo essa doença. 

Embora isso possa parecer terrível, é apenas um reflexo do fato de que os gatos estão vivendo vidas muito mais longas devido à melhoria da dieta e dos cuidados veterinários. 

A insuficiência renal crônica é um declínio lento da função renal e, como tal, pode ser difícil de notar no início. 

A função renal deve ser diminuída em até 70% antes de começar a afetar a saúde geral de um gato.

Fora de um transplante renal completo, a doença renal crônica é progressiva e resulta em morte. 

Dito isto, se o seu gato for diagnosticado com esta doença, você pode controlá-lo da mesma maneira que as pessoas cuidam de gatos com diabetes e manter seu gato em uma condição geral relativamente boa por meses, se não anos.

Sintomas e Diagnóstico

Sintomas

Os sintomas de doença renal em gatos podem ser sutis, já que os gatos são bons em disfarçar o desconforto. Observe:

  • Perda de apetite
  • Letargia
  • Aumento de bebida
  • micção frequente
  • Vômito
  • Desidratação
  • convulsões

Você pode verificar se seu gato está desidratado puxando uma dobra de pele na nuca e soltando-a. 

Se ele voltar rapidamente à sua forma original, seu gato pode estar bem hidratado, mas se ele mantiver o pico e retornar lentamente à sua forma original, seu gato está desidratado e você deve procurar tratamento imediatamente. 

Seu veterinário pode fornecer algum alívio imediato colocando o gato em fluidos intravenosos enquanto a situação está sendo avaliada.

Diagnóstico

Apenas o seu veterinário pode diagnosticar a doença renal felina. 

Ele precisará fazer um exame de sangue completo para verificar os níveis e o equilíbrio de vários componentes do sangue, incluindo:

  • Nitrogênio ureico no sangue (BUN)
  • Creatinina
  • Fósforo

Quando a insuficiência renal é considerada uma possibilidade, a creatinina e o BUN são listados como as pistas de diagnóstico mais importantes. 

O Centro de Informações sobre Insuficiência Renal Crônica Felina afirma que, quando qualquer um desses dois componentes do sangue está elevado, é provável que até 70% da função renal do seu gato já tenha sido perdida. 

Um alto nível de fósforo também é uma marca indicativa de insuficiência renal. Os rins com mau funcionamento permitirão que o fósforo se acumule no sangue, uma vez que os rins não podem mais excretá-lo com eficiência.

Existem também testes de diagnóstico secundários que podem ser executados para determinar a extensão da condição do seu gato. 

A insuficiência renal felina tem sido associada a condições como:

  • Pressão alta
  • Baixo Potássio
  • Doença Dentária

Gatos que apresentam sintomas de doença renal crônica devem ser rastreados para essas condições mencionadas e vice-versa. 

Na verdade, a American Veterinary Medicine Association observou uma ligação muito clara entre doença periodontal e doença renal, que pode desempenhar um papel importante em futuras medidas preventivas.

Os achados gerais do exame que podem apontar para um diagnóstico de doença renal geralmente incluem:

  • gato está abaixo do peso
  • Presença de gânglios linfáticos aumentados
  • Sinais de anemia
  • Rins de formato anormal ou subdimensionados
  • Cistos/nódulos nos rins que podem indicar a presença de câncer (testes adicionais são necessários)

Tratamento

O tratamento mais comum e eficaz para a doença renal é a administração de fluidos. Isso não apenas reidrata seu gato; ele libera as toxinas dos rins também. 

A administração de fluidos é algo que você pode facilmente aprender a fazer sozinho em casa, em vez de colocar seu animal de estimação sob o estresse de ir ao veterinário para cada tratamento.

Fluidoterapia

A fluidoterapia envolve a administração de injeções subcutâneas de Ringer com lactato, um tipo de solução salina. 

Você pode comprar os sacos de 1.000 cc de fluido, tubos e agulhas on-line com a receita de um veterinário, o que pode ser significativamente mais barato do que comprá-lo no veterinário. 

Seu veterinário pode lhe ensinar o procedimento. Isso pode parecer intimidador, mas é fácil depois de fazer isso uma ou duas vezes. 

Você aprenderá como conectar o tubo e as agulhas à bolsa de fluido, como inserir a agulha e iniciar o fluxo de fluido.

Dar líquidos em casa

Quando você aprende o processo de injetar fluidos sob a pele do seu gato, você pode pensar “De jeito nenhum meu gato vai ficar parado para isso …”, mas você pode se surpreender. 

A desidratação faz com que os gatos se sintam infelizes, e eles aprendem rapidamente que, embora a picada da agulha em sua pele seja desagradável, o resultado os faz sentir imensamente melhor. 

Muitos gatos realmente esperam “pegar água” e você pode fazer disso uma oportunidade de passar um tempo juntos. 

Depois de se tornar proficiente, todo o processo não deve levar mais de dez ou quinze minutos.

Esteja ciente, leva um tempo para um gato absorver os fluidos. Imediatamente após o tratamento, você pode notar uma mancha esponjosa em seu gato no local da injeção. 

Não se preocupe, isso é normal e diminuirá à medida que os fluidos forem absorvidos pelos tecidos do gatinho.

Gestão de Doenças

Seu veterinário desejará ver seu gatinho periodicamente para verificar novamente os níveis sanguíneos e ajustar a terapia de acordo.

Não há cura para a doença renal felina fora de um transplante de rim, mas você pode controlar a doença com um pouco de coragem. 

A fluidoterapia caseira pode fazer seu animal de estimação se sentir muito melhor, manter os rins funcionando e prolongar a vida de seu animal de estimação. 

Algumas pesquisas também apóiam modificações dietéticas específicas. embora as mudanças na dieta não devam ser usadas como único tratamento, converse com seu veterinário sobre quaisquer abordagens holísticas e dietéticas que possam ser úteis em conjunto com o manejo de seu animal de estimação.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Como fazer comida de gato seca caseira
Leia: Dicas para lidar com alergias a gatos e deixar os sintomas de lado
ARTIGOS RELACIONADOS