InícioGatosSaúde e Bem-Estar10 Melhores alternativas para retirar as garras do seu gato

10 Melhores alternativas para retirar as garras do seu gato

Declawing é um procedimento controverso agora proibido em muitos países e estados dos EUA. Se você mora em uma dessas áreas ou acredita que é antiético, provavelmente está procurando alternativas para retirar as garras do seu gato. 

Anúncios

Felizmente, existem várias maneiras eficazes de evitar que seu gato arranhe sem recorrer à remoção de unhas, incluindo tampas de unha e produtos de feromônio como FELISCRATCH. 

Proteja seus móveis, outros animais de estimação e sua própria pele com essas 10 alternativas.

Anúncios

Alternativas inteligentes para retirar as garras de gatos

Existem várias razões pelas quais um proprietário pode decidir não realizar a cirurgia de remoção de garras , e existem tantas alternativas. 

Se o seu gato gosta de afundar as garras em sua perna enquanto amassa ou em seu tapete favorito, experimente uma ou uma combinação dessas soluções em vez de retirar as unhas.

Tampinhas para unhas de gato

Uma das melhores alternativas para retirar as unhas de um gato são as tampas de unha. 

Anúncios

As tampas de unha são temporárias, indolores, convenientes e muito elegantes. Essas peças lisas e ocas são criadas em forma de garra de gato, para que se encaixem perfeitamente na unha para evitar arranhões. 

As tampas das unhas são coladas na unha da mesma maneira que as unhas artificiais humanas, então seu gato as usa continuamente. 

Anúncios

Como a unha natural cresce por baixo, elas acabam caindo. Você precisará aparar as unhas e reaplicar as tampas a cada 4 a 6 semanas.

retirar as garras do seu gato - 01
Imagem (retirada do Google)

A maioria dos gatos tolera muito bem as unhas, embora possa levar alguns dias para se acostumar com elas. 

Se aplicar as tampas parecer intimidante, seu consultório veterinário provavelmente as colocará para você por uma pequena taxa. 

Na verdade, Soft Paws , uma das marcas mais populares de tampas de unhas, foi desenvolvida por um veterinário. 

Seus bonés ainda vêm em várias cores, para que você possa se divertir escolhendo um novo tom a cada mês.

Corte frequente de unhas

Manter as unhas do seu gato curtas pode ser uma alternativa eficaz para retirar as unhas. No entanto, há um limite para o qual você pode cortar antes de atingir o sabugo, que é a parte da anatomia da unha cheia de vasos sanguíneos e nervos sensíveis. 

É por isso que aparar com frequência é a melhor solução. A maioria dos gatos precisa de suas garras aparadas uma ou duas vezes por mês, então procure fazê-lo com mais frequência. 

Recortes semanais devem manter as unhas curtas o suficiente para reduzir arranhões. Se você quiser dar um passo adiante, uma Dremel ou lima pode suavizar as arestas para evitar que as unhas do seu gato roçam em qualquer coisa.

retirar as garras do seu gato - 02
Imagem (retirada do Google)

Botas Anti-Arranhões

Seu gato tenta subir nas suas costas durante o banho ou enquanto limpa as orelhas? Botas anti-riscos podem ajudar nessas situações. 

Você pode colocar essas botas de silicone em um ou em todos os pés do seu gato para evitar arranhões. Embora seja uma boa opção para tentar em vez de retirar as garras de um gato, eles não são feitos para uso a longo prazo. 

Coloque-os apenas no seu gato quando antecipar um incidente de arranhões e, em seguida, remova-os logo para a segurança do seu gato.

Preenchimento de proteção

Se você é imunocomprometido ou tem complicações de coagulação do sangue, pode estar menos preocupado com seus móveis e mais preocupado em manter arranhões de gato. 

Os gatos costumam amassar no seu colo quando estão contentes ou como uma forma de reivindicá-lo como seu (considerando que eles têm glândulas odoríferas nas patas). Embora a maioria o faça com as garras retraídas, é possível que eles cravem as unhas involuntariamente em sua perna. 

Suas garras traseiras também podem cortar você se usarem seu corpo como superfície de lançamento.

No entanto, acolchoamento protetor como um cobertor grosso ou cama de gato pode ajudar a protegê-lo de arranhões. 

Coloque um no seu colo sempre que passar algum tempo com o seu gato. Você também pode colocar cobertores nos braços do sofá ou em qualquer outro lugar que seu gato possa amassar.

Superfícies designadas para arranhar

Supondo que seu objetivo seja impedir que seu amigo felino arranhe seu tapete antigo ou móveis de couro, oferecer a ele outra coisa para arranhar pode ser uma boa solução. 

Escolha entre estilos infinitos de postes, torres, papelão e cabides de porta feitos especificamente para gatos arranharem .

retirar as garras do seu gato - 03
Imagem (retirada do Google)

Pesquisas sugerem que os gatos podem preferir sisal ou tapetes, embora cada gato tenha uma preferência individual. 

Experimente vários arranhadores diferentes para ver o que atrai o seu gato. A American Veterinary Medical Association (AVMA) recomenda encontrar uma superfície que seja ” alta o suficiente para estimular o alongamento completo “.

Reforço positivo

Além de fornecer ao seu gato um arranhador designado, você precisará recompensá-lo sempre que ele arranhar o item apropriado. 

Use reforço positivo para manter seu gato voltando. Fale com eles com amor, acaricie-os ou ofereça-lhes uma guloseima favorita sempre que usarem o poste de arranhar. 

Evite táticas negativas ao treinar seu gato para usar o arranhador. Gritar ou borrifá-los com um frasco de spray geralmente sai pela culatra e apenas estressa seu gato.

Feromônios atraentes

Você provavelmente já ouviu falar do spray de feromônio felino, Feliway. Bem, eles também têm um produto chamado FELISCRATCH, que é uma alternativa de declaw recomendada por veterinários, projetada para redirecionar arranhões destrutivos. Contém “mensagens de território” que atraem o seu gato para o seu próprio arranhador. 

Você só precisará aplicar o produto no arranhador do seu gato ao longo de um mês para reduzir os arranhões inapropriados.

retirar as garras do seu gato - 04
Imagem (retirada do Google)

Existem também sprays de feromônios sintéticos, destinados a reduzir os arranhões relacionados ao estresse. 

A fórmula Optimum de Feliway é uma delas, assim como Comfort Zone Spray & Scratch Control . Basta dar uma borrifada no espaço uma vez por dia ou conectar um difusor para relaxar o seu gato.

Dissuasores de Móveis

Se você está tendo problemas para impedir que seu gato mexa em seus móveis preciosos, considere os impedimentos . A fita adesiva transparente é um ótimo primeiro passo a ser dado. 

Esta fita dupla face foi projetada para ser colocada nas laterais de móveis, bordas de carpetes ou onde quer que seu gato travesso goste de afundar em suas garras. 

Eles não gostam da sensação da fita adesiva em suas garras, então isso os impedirá de arranhar. A folha de alumínio também pode funcionar em uma pitada. 

Se você precisa de algo mais durável, experimente um protetor de móveis de plástico.

Enriquecimento Ambiental

Manter seu gatinho curioso ocupado pode ajudar a evitar arranhões por tédio ou ansiedade. Ofereça ao seu gato brinquedos interativos, como varinhas de provocação , pistas com bolas em movimento, quebra-cabeças de comida ou lasers ativados por movimento. 

Alguns exigem seu envolvimento, enquanto outros podem manter seu gato feliz mesmo quando você estiver longe de casa. Quanto mais mentalmente estimulado for um gato, menor a probabilidade de ele arranhar.

Adote um gato sem garras

No caso de você ainda não ter um gato e estar procurando alternativas para retirar as unhas, pode haver outra ótima solução: adotar um gato já sem as unhas. 

Abrigos estão cheios de gatos de todas as idades, formas, tamanhos, cores e personalidades. Há uma boa chance de você encontrar um gato sem garras que precisa de um lar e pode encontrar conforto em saber que está dando uma segunda chance a um animal de estimação amoroso.

Entre em contato com os resgates locais para saber se algum de seus gatos adotáveis ​​já teve suas garras retiradas. 

Apenas certifique-se de que você e o gato escolhido combinam bem antes de trazê-los para casa; não deixe que o fato de serem declamadas sirva como o único fator.

Evite retirar as garras com alternativas seguras, mas eficazes

Com tantas soluções inovadoras, raramente há necessidade de recorrer à remoção de garras. Mesmo que esses métodos possam exigir algumas tentativas e erros, eles evitarão que seu gato sofra os efeitos colaterais desagradáveis ​​da cirurgia de remoção de garras. 

Fale com o seu veterinário ou especialista em comportamento felino para obter orientação personalizada sobre qual método é o mais adequado para o seu gato. 

Dessa forma, você e seu amigo felino podem desfrutar de uma casa segura e sem arranhões .

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Presentes para Amantes de Gatos: 30 Ideias surpreendentes para se inspirar
Leia: Raças de gatos verdadeiramente diferentes
ARTIGOS RELACIONADOS