InícioGatosSaúde e Bem-Estar06 Sintomas comuns de resfriado em gatos e como tratá-los

06 Sintomas comuns de resfriado em gatos e como tratá-los

Se o seu amigo felino está espirrando ou tem secreção ocular, esses sintomas de resfriado em gatos podem indicar um resfriado viral leve ou o início de uma infecção respiratória mais grave. 

Anúncios

Se for detectado nos estágios iniciais, é possível que você trate o resfriado do seu gato em casa. No entanto, no que diz respeito aos sinais, como tosse, respiração difícil ou inapetência (falta de apetite), justifica-se uma ida ao veterinário.

Os gatos podem realmente pegar resfriados?

Quando as pessoas ficam resfriadas, geralmente é causada por um rinovírus. Os gatos geralmente não são suscetíveis aos mesmos vírus que afetam os humanos, mas são afetados por vírus específicos de felinos que produzem sintomas semelhantes. Quase todos os “resfriados” de gatos podem ser atribuídos a uma infecção por calicivírus ou herpesvírus. 

Anúncios

Os sintomas da doença geralmente aparecem de alguns dias a uma semana após a exposição inicial de um gato infectado ou objeto contaminado.

No entanto, é possível que seu gato esteja resfriado mesmo que não tenha sido exposto recentemente. Estima-se que o herpesvírus felino afete mais de 90% da população de gatos e pode permanecer latente no corpo de um gato. 

Durante períodos de estresse, o vírus pode ser reativado, o que pode estimular os sintomas do resfriado do gato .

Anúncios

Sintomas comuns de resfriado em gatos

Como você pode saber quando seu gato pode estar resfriado? Fique atento aos seguintes sintomas.

1. Espirros

O espirro é um reflexo involuntário destinado a expulsar corpos estranhos e outros invasores do sistema nasal. 

Anúncios

Normalmente, é o primeiro e mais proeminente sintoma de resfriado que você notará em seu gato. 

A maioria dos gatos resfriados espirra mais do que apenas algumas vezes; eles geralmente experimentam espirros persistentes ou até ataques de espirros.

2. Nariz escorrendo

À medida que o vírus começa a causar irritação no revestimento nasal, o corpo produz muco para proteger essas passagens. 

À medida que novo muco é produzido, o excesso vaza pelas narinas ou é expelido por meio de espirros. A secreção nasal do seu gato pode ser clara e aquosa, ou pode ter uma aparência mais mucosa.

sintomas comuns de resfriado - 01
Imagem (retirada do Google)

3. Corrimento ocular

Olhos lacrimejantes são outro sintoma comum de resfriado felino e podem ocorrer em um ou nos dois olhos. 

A descarga ocular pode se acumular ao redor dos olhos e secar em uma crosta desconfortável se não for limpa com cuidado usando um pano limpo e úmido. 

Também é possível que os gatos desenvolvam conjuntivite , que é a inflamação dos tecidos oculares, como resultado de um vírus do resfriado. 

Os sintomas que acompanham podem ser estrabismo, patas nos olhos, olhos vermelhos ou manter os olhos fechados.

resfriado em gatos - 02
Imagem (retirada do Google)

4. Letargia

Não é incomum que um gato se sinta um pouco cansado enquanto seu sistema imunológico está lutando contra um invasor viral. 

Um gato resfriado pode dormir mais e provavelmente ficará menos interessado em investigar seu ambiente. 

Também é possível que a letargia seja devida a um aumento na temperatura interna.

5. Febre

Pode ser difícil saber apenas tocando em seu gato se ele está com febre. Sua temperatura corporal normal é mais alta que a de um ser humano e algo entre 100 e 102 graus Fahrenheit. 

Se você se sentir confortável em fazê-lo, pode medir a temperatura do seu gato usando um termômetro retal ou no hospital veterinário. Qualquer febre que dure mais de 24 horas ou suba acima de 105 graus deve ser tratada por um veterinário imediatamente.

sintomas comuns de resfriado - 03
Imagem (retirada do Google)

6. Diminuição do Apetite

Muitos gatos que sofrem de um resfriado não comem tanto ou com tanta frequência como costumam fazer. Isso pode estar relacionado a febre ou congestão. 

Quando os gatos têm o nariz entupido, é difícil para eles cheirar a comida e, infelizmente, essa perda de cheiro pode afetar o apetite. 

A inflamação nos tecidos da garganta devido ao frio também pode tornar a deglutição desconfortável.

Sintomas que sugerem que seu gato pode ter mais do que um resfriado

A presença de alguns sintomas pode indicar que seu gato tem mais do que apenas um resfriado comum. 

Se você notar os seguintes sinais, é importante procurar atendimento veterinário.

  • Tosse : A tosse geralmente indica que a infecção se espalhou para os pulmões e evoluiu para pneumonia .
  • Respiração difícil : Infecções respiratórias superiores graves, em que um gato desenvolve passagens nasais bloqueadas devido à secreção, podem levar à respiração pela boca aberta. Isso é perigoso para gatos e deve ser tratado por um veterinário. Respiração difícil também pode apontar para pneumonia ou outras condições com risco de vida.
  • Muco escuro : é típico ver uma secreção de muco clara ou cremosa em um gato resfriado, mas se o muco começar a ficar com tons de amarelo, verde ou marrom, é provável que seja um sinal de que uma infecção bacteriana secundária se instalou. , que deve ser tratada com antibióticos.
  • Feridas : As infecções virais podem causar úlceras desconfortáveis ​​na boca de um gato ou ao redor do nariz ou dos olhos. Normalmente, antibióticos e analgésicos são necessários para essas feridas.
  • Não comer : Um gato nunca deve ficar mais de 24 horas sem comer, por isso um gato que parou de comer completamente devido a um resfriado deve ser levado ao veterinário.

Tratamento para os sintomas do resfriado do gato

Se o seu gato ainda está comendo e agindo como ele mesmo, você pode tentar tratar o resfriado em casa. 

O principal tratamento para os sintomas do resfriado felino é fornecer medidas de suporte para ajudar seu gato a se sentir mais confortável, pois seu sistema imunológico se concentra no combate ao vírus.

sintomas comuns de resfriado - 04
Imagem (retirada do Google)
  • Mantenha seu gato hidratado .
  • Limpe a secreção nasal e ocular frequentemente com um lenço ou toalha limpa e úmida.
  • Ajude a soltar o muco criando uma sala de vapor; simplesmente coloque água quente no chuveiro e leve seu gato ao banheiro (supervisionado) por alguns minutos.
  • Se o apetite do seu gato estiver baixo, faça comida para apetitoso tentando comidas enlatadas atraentes, aquecendo-o levemente ou adicionando água para fazer um molho saboroso.
  • Adicione mais umidade ao ambiente imediato do seu gato com um vaporizador de névoa fria.
  • Minimize o nível de estresse em sua casa para permitir que seu gato se recupere.

Prevenção de resfriados em gatos

Embora não haja como eliminar completamente a chance de um gato contrair um resfriado ou infecção respiratória superior, você pode ajudar a prevenir esse tipo de doença. 

Um método é aumentar o sistema imunológico para que eles sejam mais capazes de combater um vírus depois de expostos.

  • Certifique-se de que seu gato está devidamente vacinado .
  • Fornecer uma boa nutrição é fundamental para manter o sistema imunológico nas melhores condições. Sempre alimente seu gato com a melhor ração que puder.
  • Limite a exposição do seu gato a gatos fora de casa. Se você interagir com gatos doentes em um abrigo ou na casa de amigos, lave as mãos e tire a roupa antes de brincar com seu gato.
  • Se o seu gato tiver o herpesvírus, um suplemento de lisina pode ajudar a suprimir os sintomas.

Pegue um resfriado cedo

As interações diárias com seu gato o ajudarão a detectar os sintomas do resfriado felino na primeira oportunidade. 

A detecção precoce pode permitir que você forneça conforto e tratamento a um gato doente. 

No entanto, se o seu gato apresentar algum sinal preocupante, como tosse ou secreção nasal esverdeada, não demore em levá-lo ao veterinário .

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Seu Gato Está Com Dor? Veja Como Identificar
Leia: 03 Dicas Práticas Para Lidar Com a Urina do Gato
ARTIGOS RELACIONADOS