InícioGatosSaúde e Bem-Estar26 Possíveis razões pelas quais seus gatos está vomitando

26 Possíveis razões pelas quais seus gatos está vomitando

Como dono de um gato, você provavelmente está familiarizado com o som que seu amigo felino faz antes de jogar o jantar no chão. Mas se você se pegou gritando “Não no tapete!” mais vezes do que gostaria, você está pronto para chegar ao fundo da questão. 

Anúncios

Pode haver dezenas de possíveis razões pelas quais seus gatos está vomitando. É importante que você entenda o que são e quando a dor de estômago do seu gato justifica uma visita ao veterinário.

O vômito em gatos é normal?

Ao contrário da crença popular, o vômito em gatos não é um comportamento felino natural. Este é um equívoco comum que muitos donos de gatos têm, mas se você vomitasse uma vez por semana, você pensaria que isso é “normal” para você? Provavelmente não. 

Anúncios

Sempre que um gato vomita, há uma causa raiz por trás disso que deve ser abordada. Isso pode ser algo tão simples como comer demais ou comer muito rápido, ou pode ser mais complexo, envolvendo um distúrbio endócrino.

Por que os gatos vomitam

O ato de vomitar, conhecido como êmese ou vômito, é uma ação reflexa dos músculos abdominais e do sistema nervoso central. 

Um estímulo, como material ingerido ou inflamação do estômago, desencadeia a ação reflexa. 

Anúncios

Um ataque ocasional de vômito normalmente não é motivo de preocupação imediato; no entanto, você deve observar seu gato para garantir que ele não continue e não seja um sintoma de algo sério.

Saúde do gato: vômito x regurgitação

Compreender a diferença entre vômito e regurgitação do gato é importante se o seu gato estiver doente. 

Anúncios

O vômito é um reflexo que envolve o estômago, enquanto a regurgitação geralmente está associada ao esôfago.

Quando os gatos estão prestes a vomitar, eles se esforçam para vomitar o conteúdo do estômago. 

Geralmente há muitas contrações abdominais, movimento e esforço envolvidos no vômito. Quando os gatos regurgitam, geralmente abaixam a cabeça sem avisar e expelem a comida com muito pouco esforço. 

O material regurgitado geralmente não é digerido e pode ter uma forma tubular, semelhante à forma do esôfago.

O vômito e a regurgitação podem ser classificados como agudos, o que significa que começaram recentemente, ou crônicos, definidos como algo que ocorre há mais de três meses .

Causas do vômito do gato

Muitos especialistas classificam as causas do vômito em gatos em duas classificações: as causas primárias são de origem gástrica, envolvendo diretamente o estômago e o trato digestivo, e as causas secundárias são não gástricas, induzidas por doenças de outros sistemas ou órgãos. 

Existem dezenas de razões, condições e doenças que podem causar vômitos em gatos.

1. Bolas de pelo

Engolir uma grande quantidade de pelo durante a limpeza pode causar um acúmulo no estômago do gato, conhecido como tricobezoar ou bola de pelo. 

Existem inúmeras maneiras pelas quais os donos podem ajudar a prevenir as bolas de pelo, mas uma vez que um gato tenha uma, a única solução é fazer com que ele a elimine. 

Grandes bolas de pelo têm o potencial de obstruir o trato digestivo e, ocasionalmente, requerem cirurgia.

2. Alergias Alimentares

Se um gato é alérgico a um ingrediente em sua dieta – mais comumente a fonte de proteína – ele pode apresentar dor de estômago. 

Normalmente, os gatos com alergia alimentar não apenas vomitam, mas também têm diarreia, e alguns podem desenvolver coceira na pele. 

Você pode discutir uma nova proteína ou dieta hipoalergênica hipoalergênica com seu veterinário se achar que as alergias alimentares são as culpadas.

3. Indiscrição alimentar

Gatos que comem alimentos ou substâncias que não fazem bem ao seu aparelho digestivo podem desenvolver gastrite aguda. 

Esse alimento pode ser uma guloseima nova, comida estragada, grama, um inseto, matéria vegetal ou outro material que possa irritar o trato gastrointestinal do gato. 

Na maioria das vezes, a gastrite causada por uma indiscrição alimentar se resolve rapidamente por conta própria e você pode nunca descobrir o que a causou em primeiro lugar.

4. Corpo estranho

O que entra nem sempre sai. O material estranho pode facilmente ficar preso no estômago ou no intestino superior de um gato e causar uma obstrução. 

Se o seu gato gosta de brincar com laços de cabelo, fios ou brinquedos minúsculos, é possível que ele tenha engolido. 

Essas circunstâncias são consideradas emergências médicas e podem necessitar de cirurgia imediata para retirada do material. As cordas são a maior preocupação, pois podem criar corpos estranhos lineares , que podem se amontoar e até rasgar os intestinos.

5. Comer demais/comer rápido demais

Assim como você pode se sentir mal se comer demais ou comer muito rápido, essa é uma causa comum de vômito em gatos. 

Quando um gato faz isso, o rápido estiramento do estômago desencadeia um reflexo e eles regurgitam logo após comer. 

O material geralmente não é digerido. Alimentar seu gato com refeições menores e mais frequentes ou usar um alimentador lento pode ajudar.

6. Infecção bacteriana

Várias infecções bacterianas no trato gastrointestinal podem levar ao vômito. Os gatos podem contrair infecções comuns, como salmonela, clostrídios ou toxoplasmose , de um roedor infectado ou de carne mal cozida. 

A diarreia geralmente acompanha o vômito nesses casos, sendo necessário tratamento com antibióticos e possível hospitalização.

7. Parasitas Intestinais

Vermes no trato gastrointestinal de um gato podem levar a vômitos agudos ou crônicos. Você pode ver vermes no vômito ou nas fezes do seu gato, ou mesmo nenhum. 

A medicação oral para matar os vermes pode resolver o problema. Seu veterinário pode pedir que você deixe uma amostra de fezes na clínica para identificar o tipo de parasita intestinal que seu gato pode ter.

8. Toxinas

Substâncias tóxicas, como anticongelantes, chumbo, inseticidas, flores (nomeadamente, lírios), plantas e outros produtos químicos, podem promover vômitos agudos ou crônicos. 

Muitos deles podem danificar não apenas o revestimento do trato intestinal, mas também destruir outros órgãos, incluindo rins e fígado, ou causar problemas de coagulação do sangue. 

Se você está preocupado que seu gato tenha comido algo venenoso, é importante procurar cuidados veterinários ou ligar para a Linha Direta de Venenos para Animais de Estimação para obter orientação.

razões pelas quais seu gato está vomitando - 01
Imagem (retirada do Google)

9. Intussuscepção

A intussuscepção intestinal (pronuncia-se in-tuh-suh-SEP-shun) ocorre quando os intestinos se encaixam um no outro, o que interrompe o fluxo do conteúdo intestinal e causa vômitos agudos. 

A intussuscepção envolve uma parte do intestino deslizando para dentro de outra parte do intestino, mais ou menos como o que acontece quando você vira uma meia até a metade do avesso. 

Esta não é uma ocorrência comum e normalmente tem causas subjacentes, como infestações por vermes ou causas bacterianas ou virais.

10. Megaesôfago

Megaesôfago é uma condição em que o esôfago de um gato está continuamente dilatado. Gatos com esse distúrbio não conseguem mover adequadamente a comida até o estômago; portanto, eles freqüentemente regurgitam imediatamente após comer. 

A maioria dos gatos nasce com essa condição e é diagnosticada como filhote, embora gatos adultos possam desenvolvê-la em raras circunstâncias.

11. Hérnia

Uma hérnia hiatal ou diafragmática ocorre quando o estômago é empurrado através do diafragma para a cavidade torácica. 

Isso geralmente é um problema congênito ou pode ser causado por um trauma repentino, como se um gato fosse atropelado por um carro. Além de vomitar, seu gato provavelmente apresentaria respiração difícil. 

As radiografias podem diagnosticar esse tipo de hérnia, e o reparo cirúrgico é normalmente a única maneira de tratá-la.

12. Mudança Dietética Bruta

Desconforto gastrointestinal é comum após uma mudança repentina na dieta. 

Se você mudou recentemente a comida do seu gato, esse pode ser o motivo pelo qual ele está vomitando. 

Os veterinários recomendam a transição lenta de uma dieta para outra, misturando gradualmente a nova dieta com a antiga, aumentando lentamente a porcentagem da nova dieta que você dá ao seu gato ao longo de várias semanas.

13. Enjôo de Movimento

Se o vômito ocorrer após uma viagem de carro, o enjôo pode ser a causa. O movimento estranho do veículo pode deixar seu gato tão enjoado que ele vomita. 

Outros sinais de náusea incluem babar, lamber os lábios ou estimular os movimentos intestinais. Seu veterinário pode prescrever um medicamento como o Cerenia , que você pode administrar antes de viajar para evitar o enjôo.

14. Infecção do ouvido interno

Embora as infecções do ouvido externo sejam mais comuns, é possível que os gatos desenvolvam doenças do ouvido médio que podem levar a náuseas e vômitos. 

A razão para isso é que as infecções do ouvido interno perturbam o equilíbrio do gato. 

Outros sinais comuns associados a esta infecção profunda do ouvido incluem desorientação, inclinação da cabeça, perda de equilíbrio e surdez.

15. Constipação

Quando um gato fica cheio de fezes, muitas vezes ele se sente mal e pode vomitar. Você provavelmente também notará uma diminuição no volume das fezes do seu gato, fezes duras ou secas e esforço para defecar. 

Infelizmente, pode haver causas subjacentes de constipação , como disfunção renal ou artrite.

16. Doença Renal

À medida que os rins começam a perder a função, eles não conseguem mais filtrar as toxinas. Esse acúmulo de toxina no sangue pode levar a náuseas e vômitos em gatos. 

A doença renal crônica também costuma causar perda de peso, aumento da sede e aumento da produção de urina em gatos. 

Seu veterinário pode realizar exames de sangue para determinar se os rins do seu gato estão funcionando corretamente.

17. Doença hepática

Da mesma forma, o vômito pode ser um sinal de disfunção ou câncer do fígado. Gatos que sofrem de doença hepática podem apresentar outros sintomas, como diarreia, perda de peso, inapetência e icterícia. 

Um exame de sangue ou ultrassom pode ajudar seu veterinário a entender o que está acontecendo dentro do corpo do seu gato.

razões pelas quais seu gato está vomitando - 02
Imagem (retirada do Google)

18. Pancreatite

O pâncreas é um órgão que auxilia na digestão e na produção de hormônios. A inflamação desse órgão é descrita como pancreatite, que é uma doença comum em pacientes felinos e às vezes pode ocorrer sem causa definida. 

Gatos com pancreatite geralmente experimentam dor abdominal intensa, letargia e diminuição do apetite, além de vômitos.

19. Piomtera

As gatas que não foram esterilizadas correm o risco de desenvolver uma piometra ou infecção bacteriana do útero. 

Se uma infecção grave estiver presente, um gato pode vomitar, tornar-se letárgico e parar de comer. 

A piometra é tipicamente estimulada por flutuações hormonais e pode ser resolvida com a remoção cirúrgica do útero.

20. Obstrução Urinária

Os gatos podem ter uma obstrução da bexiga devido a cristais ou sedimentos, comumente conhecida como “bloqueada”. 

Os gatos bloqueados não conseguem urinar e, se a condição não for tratada, a bexiga pode estourar. Além do vômito, um gato bloqueado pode se esforçar para urinar, uivar na caixa de areia, parecer agitado e apresentar grande desconforto. 

Essa condição é mais comum em gatos machos, devido ao ângulo abrupto de sua uretra, e é considerada uma emergência médica.

21. Diabetes

Assim como os humanos, os gatos podem desenvolver diabetes. Gatos diabéticos não diagnosticados ou mal controlados geralmente apresentam aumento do apetite, aumento da sede e aumento da micção, mas perdem peso rapidamente. 

O vômito também pode acompanhar esses sintomas. O diabetes é mais comum em animais de estimação com excesso de peso e pode ser controlado com injeções de insulina duas vezes ao dia, exames de sangue de rotina e possível mudança na dieta.

22. Vírus felinos

Vírus como panleucopenia felina, vírus da leucemia felina (FeLV), infecção peritonite felina (FIP) e vírus da imunodeficiência felina (FIV) podem causar vômitos nos gatos afetados. 

Estas doenças são infecciosas, por isso, se o seu gato esteve em contacto com outros gatos, é uma boa ideia testá-los.

23. Hipertireoidismo

O aumento da função da tireoide ou hipertireoidismo afeta mais de 10% dos gatos de meia-idade e idosos. 

Juntamente com o vômito, outros sinais clínicos de hipertireoidismo incluem pelagem desgrenhada, perda de peso, hiperatividade e aumento do apetite. 

Verificar os níveis de hormônio da tireoide pode indicar se esta é a causa do vômito do seu gato. 

Medicação ou terapia com I-131 podem ser usados ​​como tratamento.

24. Dirofilariose

Os gatos não são hospedeiros ideais para dirofilariose; no entanto, eles podem ser infectados com eles. 

Um gato com dirofilariose pode vomitar, tossir, respirar com maior esforço, experimentar perda de peso ou diminuição do apetite. 

Infelizmente, os gatos não podem ser tratados para dirofilariose, pois a medicação usada em cães para matar os vermes é tóxica para os gatos. 

A prevenção é a melhor forma de proteger o seu gato deste parasita.

25. Úlceras estomacais e intestinais

Quando o revestimento do estômago e do trato digestivo está comprometido, as úlceras podem se desenvolver. 

Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo a ingestão de plantas tóxicas, medicamentos (normalmente combinando medicamentos que não devem ser administrados juntos, como AINEs e esteróides), trauma ou parasitas. 

Você pode notar sangue fresco e vermelho no vômito ou nas fezes, ou sangue preto digerido em ambos.

26. Câncer

Os cânceres do estômago ou do trato intestinal superior podem inevitavelmente levar ao vômito. Outros sinais clínicos incluem baixa energia e perda de peso. 

Embora este possa ser um diagnóstico devastador, geralmente existem opções disponíveis que deixam seu gato confortável por um período curto ou prolongado. 

Gatos com linfoma gastrointestinal de pequenas células podem viver confortavelmente por meses ou até anos com esteróides orais.

Quando Chamar o Veterinário

Se o seu gato vomitou e ainda está brincando, comendo e não mostrando sinais de desconforto físico, você provavelmente não precisa correr para o veterinário. 

Mas não deixe de ficar de olho no seu amigo felino para garantir que não haja outros sinais de uma possível doença.

Se notar algum dos seguintes sinais ou sintomas, deve levar o seu gato ao veterinário imediatamente.

razões pelas quais seu gato está vomitando - 03
Imagem (retirada do Google)
  • Seu gato é um gatinho, pois pode ficar desidratado e hipoglicêmico muito rapidamente devido ao vômito.
  • Seu gato vomita continuamente por mais de alguns dias.
  • Seu gato vomita várias vezes em um período de oito horas.
  • Você percebe sangue no vômito. O sangue fresco será vermelho vivo ou rosa, e o sangue que foi digerido se parece com grãos de café.
  • Você vê quaisquer objetos ou vermes no vômito.
  • Seu gato está agindo de forma incomum ou parece deprimido ou letárgico.
  • Seu gato parou de comer ou beber.
  • Se você sabe que o gato esteve perto de qualquer material venenoso, como anticongelante, plantas venenosas ou inseticidas.
  • Se o seu gato também apresenta algum dos seguintes sintomas, além de vômitos:
    • Diarréia
    • Constipação
    • Perda de peso
    • Desidratação

Quando seu gato joga seus biscoitos

Embora o vômito do seu gato possa ser uma ocorrência sem alarme com uma causa benigna, todos os donos de gatos devem estar cientes de que o vômito também pode ser um sinal de uma doença grave em um gato. 

Marque uma consulta com seu veterinário se estiver preocupado em descartar quaisquer problemas subjacentes.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Gato Sphynx: Conheça Fatos e fotos da raça e suas caracteristicas
Leia: 03 Dicas Para Dar Um Comprimido ao Seu Gato
ARTIGOS RELACIONADOS