InícioGatosComportamentoComportamentos Irritantes Mais Comuns dos Gatos: Como Lidar com Eles

Comportamentos Irritantes Mais Comuns dos Gatos: Como Lidar com Eles

Os comportamentos irritantes mais comuns dos gatos, por vezes, podem parecer um mistério. Ao contrário dos cães, que têm a reputação de serem os melhores amigos do homem, nossos amigos felinos parecem nos ver como um mal necessário.

Anúncios

Limparamos suas caixas, enchemos suas tigelas de água e compramos árvores para eles escalarem e se afastarem de nós. Diferentemente dos cães, os gatos são predadores natos — conhecidos por serem tão prejudiciais para o ecossistema que é melhor mantê-los dentro de casa.

Esse arranjo pode causar algum atrito, mas amamos nossos gatos mesmo assim. Quando um animal de estimação começa a fazer algo fora do comum, podemos nos preocupar se não é um comportamento comum de gato.

Anúncios

Um gato fazendo xixi fora da caixa de areia é motivo de preocupação? E quando o seu gato começa a arranhar tudo? Considere este guia de comportamento de gatos um decodificador para as travessuras do seu gato e o que — se algo — você pode fazer sobre elas.

E, também ao contrário dos cães, os gatos são predadores natos – conhecidos por serem tão prejudiciais para o ecossistema que é melhor mantê-los dentro de casa. Esse arranjo pode causar alguma fricção, mas nós amamos nossos gatos de qualquer maneira.

Quando um animal de estimação começa a fazer algo de repente, podemos nos preocupar se isso não é um comportamento comum de gato.

Anúncios

É motivo de preocupação um gato fazer xixi fora da caixa de areia? E quando o seu gatinho começa a arranhar tudo? Considere este guia de comportamento de gatos como um decodificador das travessuras do seu gato e o que – se algo – você pode fazer sobre elas.

Fazendo xixi fora da caixa de areia

Comportamentos Irritantes Mais Comuns dos Gatos - 01
Imagem (retirada do Google)

Uma vantagem de ter um gato em vez de um cachorro: os gatinhos tendem a ser mais fáceis de treinar para ir ao banheiro. Eles sabem que devem ir na caixa de areia.

Anúncios

Pode ser preocupante se o seu gato de repente começar a fazer xixi fora da sua. Fazer xixi fora da caixa de areia às vezes é classificado como “comportamento ruim de gato”, o que leva a animais sendo devolvidos a abrigos.

A solução: Primeiro, chame o veterinário para descartar problemas médicos. Garanta que a caixa de areia do seu gato esteja acessível e não esteja perto de comida ou bebida.

Cada gato deve ter pelo menos uma caixa de areia pessoal. Limpe completamente os lugares onde o gato fez xixi usando um eliminador de odores para reduzir a tentação de marcar novamente.

Arranhando tudo

Arranhar é um comportamento comum dos gatos. É instintivo e serve a vários propósitos, incluindo:

  • Alívio do estresse
  • Expressar excitação
  • Remover partes mortas das unhas
  • Alongamento
  • Tédio
  • Marcação

A solução: Você nunca vai conseguir eliminar completamente o arranhar. O segredo é redirecionar o hábito para que o gato arranhe algo que seja dele, em vez do seu sofá.

Forneça ao seu gato postes de arranhar resistentes espalhados pela casa. Algumas árvores já vêm com eles. Troque os postes quando estiverem desfiados para que o gato tenha algo novo e resistente.

Sibilando para você ou para alguém que você ama

Comportamentos Irritantes Mais Comuns dos Gatos - 02
Imagem (retirada do Google)

Ouvir um gato sibilar pode parar você em suas trilhas. Isso é o que se espera que aconteça. Um gato pode sibilar por vários motivos, incluindo:

  • Avisar você ou outra pessoa – uma pessoa ou animal – para se afastar
  • Eles estão com dor
  • Eles estão estressados, como por causa de um novo animal de estimação em casa
  • Uma sessão de brincadeira ficou um pouco violenta demais para o gosto deles

A solução: O sibilo pode ser um aviso final antes de um gato agir fisicamente, como dar um tapa ou arranhar. Se possível, dê um pouco de espaço ao seu amigo felino, especialmente se eles estiverem mostrando outra linguagem corporal que sinaliza irritação, como um arco nas costas e a cauda eriçada.

Mantenha novos animais de estimação em outro quarto e apresente-os lentamente ao seu gato usando trocas de cheiro e cheirando através de uma grade. Certifique-se de que todas as pessoas na casa, incluindo crianças pequenas, tratam o gato com gentileza e respeito.

Converse com o seu veterinário para descartar qualquer problema médico se o sibilo parecer vir do nada e não estiver relacionado a uma brincadeira violenta ou a um incidente estressante pontual.

Gato de interior tentando escapar

Comportamentos Irritantes Mais Comuns dos Gatos - 03
Imagem (retirada do Google)

Você mantém seu gato dentro de casa para protegê-lo e à fauna. Você tentou tornar o lugar confortável e divertido, com muitos poleiros de janela, brinquedos, água e árvores para gatos. No entanto, seu felino agitado tenta correr para fora da porta toda vez que você a abre.

Talvez eles até consigam escapar uma ou duas vezes – isso é preocupante porque você quer mantê-los em segurança. Mas também é normal. Você pode tirar o gato do mato, mas não pode tirar o mato do gato. Gatos querem explorar e caçar.

A solução: Fique atento ao sair pela porta. Se você perceber que seu gato está se aproximando, diga calmamente, mas firmemente, para ele se afastar. Você pode jogar um brinquedo para eles perseguirem.

Se o seu gato for persistente, considere colocar papel alumínio perto da porta – eles não gostam da sensação em suas patas. Castrar ou esterilizá-los para reduzir a vontade de vagar para acasalar. Certifique-se de que seu gato tem microchip para que ele possa ser devolvido a você em segurança caso consiga sair.

Seu gato está se escondendo

Comportamentos Irritantes Mais Comuns dos Gatos - 04
Imagem (retirada do Google)

Cães costumam adorar se enrolar em nossos colos, e alguns gatos também. Outros gostam de se esconder. Talvez o seu gato se esconda constantemente – até mesmo de você – ou talvez ele faça isso quando alguém novo está em casa. Alguns gatinhos se sentem seguros quando se escondem, especialmente em espaços fechados.

A solução: Em vez de considerar se esconder um comportamento ruim de gato, respeite os limites do seu animal de estimação. Certifique-se de que eles têm muitos lugares seguros para ficar, cheios de camas confortáveis, postes de arranhar e brinquedos.

Se o seu gato normalmente não se esconde, mas de repente começa a desaparecer, isso pode significar que eles estão doentes ou com dor. Entre em contato com o seu veterinário.

Embora este guia de comportamento de gatos aborde superficialmente as causas e soluções para problemas comuns de gatinhos, você deve sempre consultar seu veterinário se estiver preocupado.

Todos os gatos são diferentes, e é crucial que o seu receba cuidados personalizados. Às vezes, a detecção precoce de problemas, como problemas urinários, pode salvar vidas – e, no mínimo, eliminar o comportamento e manter seu gatinho feliz e sem dor.

Sem um problema médico ou de segurança, você pode ter que aceitar o seu gato pelo que ele é – ele pode não ser muito sociável e preferir se esconder.

Outros gatos podem não gostar de brincar ou ser acariciados em certas áreas, então evite esses hábitos. Sem ofensa, mas talvez o comportamento que esteja irritando seja o seu, não o do seu gato.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Raça de gato peludo: Conheça as 5 mais adoráveis!

Leia: Gato Híbrido: Compreendendo o fascínio pelos felinos mistos

ARTIGOS RELACIONADOS