InícioGatosComportamentoMudando a Caixa de Areia: Passos para Uma Transição Bem-Sucedida

Mudando a Caixa de Areia: Passos para Uma Transição Bem-Sucedida

Introduzir uma nova caixa de areia ao seu gato pode ser uma tarefa desafiadora. Nossos pequenos amigos felinos são conhecidos por serem criaturas de hábito, muitas vezes resistentes a mudanças em suas rotinas.

Anúncios

No entanto, não é impossível fazer seu gato aceitar e até mesmo apreciar uma nova caixa de areia.

Neste artigo, forneceremos dicas e estratégias valiosas para facilitar a transição, garantindo que seu gato se adapte à nova caixa de areia com o mínimo de estresse possível. Continue lendo para descobrir!

Anúncios

Como apresentar a nova caixa

Mudando a Caixa de Areia - 02
Imagem (retirada do Google)

Se você está usando o mesmo tipo de areia e estilo de caixa, seu gato provavelmente não terá objeções. Se você está mudando para um estilo de caixa diferente, como uma autolimpante ou coberta, você precisa ser extra cuidadoso sobre esses outros fatores.

Passo 1: Localização é a chave. Localização, localização, localização! O que se diz sobre imóveis também é verdade para a caixa de areia do seu gato: Tê-la na posição certa pode facilitar a transição para uma nova caixa.

Considere colocar a nova caixa exatamente onde a antiga estava. Isso ajudará seu gatinho a entender que a nova caixa tem a mesma função que a antiga.

Anúncios

Passo 2: Não jogue fora a caixa antiga. Claro, é tentador, mas não jogue fora a caixa antiga assim que a nova chegar.

Seu pet pode reconhecer que ambas as caixas têm o mesmo propósito. Seu gatinho provavelmente decidirá usar a nova por conta própria. Quer descobrir por que seu gato está deitado na caixa de areia? Confira nosso guia.

Anúncios

Passo 3: Use o cheiro para atraí-los. Gatos têm excelentes sentidos do olfato. Eles gostam e são atraídos por cheiros familiares.

Para incentivar seu gato a usar a nova caixa, despeje um pouco da areia usada na nova caixa.

Tenha em mente, no entanto, que este truque não funcionará com todas as caixas de areia. Por exemplo, se você tem uma caixa de areia autolimpante, seu gato pode não conseguir pegar o cheiro antes de ser removido pela máquina.

Passo 4: Mantenha limpo. Tente tornar a nova caixa mais desejável limpando-a mais frequentemente.

Esperançosamente, seu gato perceberá as vantagens de usar a nova caixa e parará de usar a antiga por conta própria.

Passo 5: Use brinquedos e petiscos. O objetivo é ajudar seu gato a criar uma associação positiva com a caixa de areia.

Para alcançar isso, você pode usar qualquer coisa que seu gato goste, seja um petisco saboroso, brinquedo favorito, ou catnip.

Coloque os brinquedos deles ao redor da nova caixa. Espalhe petiscos na área com a caixa de areia. Polvilhe um pouco de catnip perto da entrada da caixa ou no tapete.

Passo 6: Lembre-se do reforço positivo. Você também deve fornecer reforço positivo sempre que seu gato se aproxima e explora a caixa de areia.

Emoções calorosas e positivas funcionam tão bem quanto petiscos ao recompensar seu gatinho por seu bom comportamento.

Se você elogiar e mostrar apoio ao seu gato, eles entenderão que você aprova o comportamento deles. Com seu encorajamento, eles se sentirão melhor em usar a nova caixa de areia.

Passo 7: Deixe seu gatinho definir o ritmo. Além disso, você nunca deve forçar seu gato a usar a nova caixa de areia ou repreendê-lo se ele não fizer isso.

Reforço negativo não funciona; só fará seu gato ter medo da nova caixa e de você. Dê ao seu gato o tempo e o apoio de que precisam para se acostumar com a nova caixa de areia.

O que fazer se o seu gato se recusar a usar a nova areia

Mudando a Caixa de Areia - 03
Imagem (retirada do Google)

Em alguns casos, seu pet pode rejeitar uma nova areia mesmo quando você dá a eles tempo suficiente para se ajustarem a ela.

Se seu gatinho se recusa a usar sua nova areia, é hora de ser criativo. Tente encher várias caixas diferentes com areias diferentes, certificando-se de rotulá-las para saber qual é qual, e permita que seu gato escolha sua areia.

Também recomendamos que você use areia sem perfume, pois alguns gatos são extremamente sensíveis a fragrâncias artificiais.

Trocar a caixa de areia do seu gato pode ser um grande desafio. Os gatinhos geralmente resistem às mudanças e, se você não for cuidadoso, pode acabar lidando com uma bagunça maior do que antes.

Ao manter a caixa no mesmo local e usar petiscos, cheiros e elogios para incentivá-los, você pode facilitar a transição deles.

Com essas dicas úteis, você agora sabe como apresentar uma nova caixa de areia ao seu gato. Boa sorte!

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Parto de Gata: Como se Preparar para Esse Momento Especial

Leia: Por que gato come capim? Entenda esse estranho hábito felino

ARTIGOS RELACIONADOS