InícioGatosSaúde e Bem-EstarComo aparar as unhas do gato de forma segura e bem-sucedida

Como aparar as unhas do gato de forma segura e bem-sucedida

Não é sempre uma experiência agradável, mas aparar as unhas do gato é um elemento essencial para cuidar do seu amigo peludo. Há muitos benefícios em cortar aquelas garras – tanto para você quanto para o seu gatinho.

Anúncios

Por exemplo, o corte ajuda a prevenir que as unhas se curvem para dentro e penetrem nas almofadas sensíveis das patas do gato, além de evitar que elas fiquem presas em objetos.

Um bom corte também pode, admitidamente, ajudar a proteger seus móveis, tapetes e roupas. Vamos explicar como aparar as unhas do gato de maneira segura e eficaz, e oferecer algumas dicas rápidas sobre o que fazer e o que não fazer no processo.

Anúncios

Com nossas dicas, você pode tornar o processo mais fácil, seguro e menos estressante tanto para você quanto para o seu gato. Em breve, você poderá aparar as unhas do seu gato como um profissional.

Vamos começar com o básico de como aparar as unhas do gato. Ao aparar as unhas do seu gato, é mais fácil sentá-lo na sua frente, de costas para você. Alguns gatos podem ficar ali voluntariamente, mas outros podem precisar ser gentilmente contidos com uma toalha ou cobertor.

Como aparar as unhas do gato de forma segura e bem-sucedida-02
Imagem (retirada do Google)

Segure o cortador de unhas na mão dominante e, com a outra mão, levante uma das patas do seu gato. É mais fácil começar com as patas da frente.

Anúncios

Aperte suavemente a almofada da pata do seu gato e a parte superior da pata com o polegar e a ponta do dedo indicador. Isso irá estender as garras do seu gato.

Observe cada unha. Você verá uma ponta externa mais clara e branca e, em seguida, uma seção mais escura que começa um pouco mais acima da unha. Essa seção mais escura é chamada de “veia”. Ela é sensível e sangrará se você cortá-la. Certifique-se de cortar apenas a unha, evitando a veia.

Anúncios

Posicione o cortador ao redor da ponta da unha e feche-o com um movimento rápido e firme. Na maioria dos casos, quanto mais rápido você cortar, mais limpo será o corte.

Novamente, certifique-se de evitar a veia. Se você não tiver certeza de quanto cortar, sempre opte pela cautela e corte menos.

Repita esse processo com cada unha em cada pata. Seu gato pode precisar de algumas pausas, ou você pode precisar aparar apenas uma ou duas unhas a cada sessão.

As “coisas a fazer” ao aparar as unhas do gato:

Como aparar as unhas do gato de forma segura e bem-sucedida-04
Imagem (retirada do Google)
  • Faça a introdução dos cortes de unhas quando o gato for jovem. Para facilitar os cortes de unhas, introduza-os idealmente quando ele for um filhote. Você pode acostumar seu gato a ter as patas manipuladas tocando-as brevemente e aumentando gradualmente o tempo de manipulação. Isso ajudará o gato a aprender a aceitar os cortes de unhas e tornará o processo menos estressante.
  • Faça uma programação adequada para os cortes. É melhor brincar com o gato, cansá-lo e escolher momentos em que ele esteja relaxado e tranquilo para fazer os cortes. Não tente fazer o corte antes de o gato tomar café da manhã ou quando ele estiver energizado e brincalhão. Um gato feliz e relaxado provavelmente estará mais disposto a cooperar do que um gato cheio de energia.
  • Observe as reações do seu gato durante o corte. Ele pode precisar de uma pausa, e dar-lhe uma pausa pode facilitar a cooperação.
  • Restrinja adequadamente o seu gatinho. Para a segurança do seu gato, você pode enrolá-lo em uma toalha ou cobertor, como um burrito, deixando apenas a pata que você precisa fora. Talvez seja mais fácil contar com a ajuda de outra pessoa para posicionar e segurar o gato.
  • Encontre a ferramenta certa. Os cortadores de unha adequados para gatos podem tornar o processo de corte mais fácil e seguro. Procure cortadores afiados e do tamanho apropriado para as unhas do seu gato. Os cortadores devem se encaixar firmemente na sua mão e devem ser operados com apenas uma mão. Cortadores com texturas podem proporcionar uma sensação mais segura, o que pode ajudar a aumentar sua confiança enquanto aprende a fazer os cortes de unhas.
  • Recompense o seu gato. Foque em tornar cada corte de unha uma experiência positiva para o gato. Recompense-o por um trabalho bem-feito com petiscos, elogios, carinhos e tempo de brincadeira.

As coisas a não fazer ao aparar as unhas do seu gato

Como aparar as unhas do gato de forma segura e bem-sucedida-03
Imagem (retirada do Google)

Não puxe a pata dele para longe demais. Isso fará com que o gato instintivamente a puxe de volta, o que pode ser uma batalha perdida.

Em vez disso, mantenha a pata o mais próximo possível do corpo dele enquanto faz o corte.

  • Não tenha pressa: Aparar as unhas do gato pode levar tempo e paciência. Não apresse o processo ou force o gato a cooperar.
  • Não apare todas as unhas de uma vez: Cortar todas as unhas de uma vez pode ser avassalador para o gato. Comece com uma unha de cada vez e faça pausas, se necessário.
  • Não puna o seu gato: Evite punir o gato por não cooperar durante o processo de corte. Isso pode causar medo e ansiedade, dificultando ainda mais os cortes futuros.

Não deixe o gato vencer a luta. Se você começar a cortar as unhas dele, faça pelo menos uma ou duas antes de ceder à resistência dele.

Se ele lutar com você e não conseguir cortar as unhas, ele aprenderá que pode fazer o mesmo na próxima vez.

Aprender a aparar as unhas do seu gato requer paciência e prática. Se você nunca fez um corte de unha antes, você pode pedir ao veterinário para orientá-lo durante a próxima consulta.

Eles podem dar dicas adicionais específicas para o seu gato e ajudá-lo a identificar a “veia” nas unhas do seu gato, para evitar cortá-la.

Em pouco tempo, você e seu gato estarão mais acostumados com os cortes de unhas, e o processo será mais tranquilo e fácil para amb

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Leia também:

Leia: Por que os gatos urinam em tapetes de banheiro? Fique atento!

Leia: Raças de Gato com Pelo Cacheado: Conhecendo Esses Felinos Únicos

ARTIGOS RELACIONADOS