InícioGatosComo Dar Banho no seu Gato de Estimação? 08 Dicas simples para...

Como Dar Banho no seu Gato de Estimação? 08 Dicas simples para você executar

Por mais que a ideia de dar banho no seu gato o intimide, existem razões para dar banho no seu gato.

Anúncios

Os gatos são conhecidos por não serem fãs de água, embora muitos deles realmente apreciem em seus termos, é claro! 

Um bom dono de gato deve saber quando lavar um gato e alternativas para um banho completo, se necessário. 

Anúncios

1 – Parasitas e fungos

Dar Banho no Seu Gato de Estimação-01
Imagem: (retirada do Google)

Uma razão para dar banho no seu gato é ajudar a livrar o felino de infestações por parasitas. Isso pode incluir pulgas, bem como fungos como micose

Seu veterinário pode recomendar xampus medicinais especiais para essas condições. 

Geralmente, você não precisa dar banho no seu gato com pulgas se ele estiver sendo tratado com medicamentos orais e tópicos. 

Anúncios

Às vezes, no entanto, a quantidade de pulgas no gato é aguda, ou o gatinho está com problemas de saúde devido a uma alergia a pulgas ou a um sistema imunológico enfraquecido, e é necessário um banho para ajudar a remover as pulgas imediatamente.

2 – Condições da pele

Dar Banho no Seu Gato de Estimação-02
Imagem: (retirada do Google)

Gatos que sofrem de problemas de pele como dermatite também podem precisar de banhos regulares para ajudar a acalmar a pele irritada. O banho também pode ser muito útil para lidar com a caspa felina. 

Anúncios

Banhos em excesso, no entanto, podem ter o efeito oposto e deixar a pele do seu gato mais irritada, portanto, certifique-se de usar os produtos adequados e consultar o seu veterinário sobre a frequência do seu horário de banho.

3 – Substâncias toxicas

Dar Banho no Seu Gato de Estimação-04
Imagem: (retirada do Google)

Outra razão para dar banho no seu gato é remover qualquer substância que possa ser tóxica em seu pelo. 

Isso pode incluir quase tudo em que seu gato entra em casa, na garagem ou no quintal, como produtos químicos para grama e insetos, anticongelante, óleo de motor, secreções de plantas venenosas e produtos de limpeza doméstica

Você precisará dar banho no seu gato para remover os produtos químicos para evitar que machuquem a pele do seu gato ou para evitar que o gato os lamba e os ingira.

4 – Limitações físicas

Dar Banho no Seu Gato de Estimação-06
Imagem: (retirada do Google)

À medida que os gatos envelhecem, eles têm menos mobilidade e podem achar mais difícil se limpar por conta própria. 

Se o gato tiver problemas de saúde física , como artrite, claudicação ou se estiver acima do peso, terá muito mais dificuldade com seu próprio regime de autolimpeza. 

Se o seu gato tem pelos médios ou compridos , ele precisa especialmente de ajuda para limpar as áreas que não podem alcançar. 

Alguns gatos também não são muito bons em se limpar, seja apenas uma falta natural de boa higiene ou um motivo de comportamento subjacente.

5 – Reduzir o derramamento

Dar Banho no Seu Gato de Estimação-08
Imagem: (retirada do Google)

Banhar um gato pode levar a menos derramamento. Se você combinar um banho com escovação regular, isso reduzirá ainda mais o derramamento. 

Se você mora com alguém que tem alergia, dar banho no seu gato regularmente pode ajudar a aliviar alguns de seus sintomas.

6 – Cuidados específicos da raça

Dar Banho no Seu Gato de Estimação-07
Imagem: (retirada do Google)

Alguns tipos de gatos exigirão banho, seja duas vezes por ano ou mais. Gatos que têm pelos médios ou longos precisam de banhos para ajudar a remover os pelos mortos e evitar emaranhados. 

Eles também podem precisar de ajuda para áreas como a região anal, onde as fezes podem se acumular porque é uma área mais difícil de alcançar. 

Gatos que viajam regularmente para exposições de gatos também precisarão de banhos muito mais frequentes para estarem em ótimas condições para a competição. 

As raças de gatos sem pelos requerem banhos semanais para manter a pele em boas condições.

7 – Mantendo um gato limpo

Dar Banho no Seu Gato de Estimação-05
Imagem: (retirada do Google)

Se o seu veterinário não acredita que um banho completo seja necessário, existem outras opções para ajudar a manter seu gato limpo. 

Isso deve ser discutido com seu veterinário para garantir que você esteja usando os suprimentos adequados e não esteja perdendo nada que seu gato possa precisar para suas condições médicas específicas. 

Tenha em mente também que a decisão de manter seu gato dentro de casa o tempo todo reduzirá a necessidade de banhá-lo, enquanto um gato interno/externo tem mais chances de se sujar e pode precisar de banhos com mais frequência.

Shampoo Seco

Se o seu gato despreza a água com paixão e dar banho nele é uma atividade estressante para ambos, usar um xampu sem água é um bom substituto, supondo que seu gato não precise de xampus especiais do seu veterinário.

  • Alguns xampus sem água estão na forma de uma espuma que você deve borrifar nas mãos e depois esfregar no pelo do gato e escovar.
  • Você pode borrifar diretamente no gato, mas um gato mais nervoso pode se sentir mais confortável sem uma substância estranha borrifada nele.
  • Outros xampus secos vêm em forma de spray que você usa em um lenço macio no corpo do gato e deixa secar naturalmente.

Lenços para gatos

Outra opção para gatos que odeiam água são os lenços umedecidos para gatos que podem ser comprados em uma loja de animais local ou em muitas clínicas veterinárias.

  • Estes podem ser menos estressantes para o gato e até mesmo para os gatos que gostam de banho, os lenços podem ser muito úteis na limpeza de algumas áreas que precisam de atenção extra ou para limpeza ocasional de manchas.
  • Certifique-se de usar os lenços em uma pequena área primeiro para ver se a pele do seu gato desenvolve uma reação antes de usá-los em todo o corpo do gato.

Escovação

Muitos gatos, especialmente os de pelo curto, podem se safar com apenas uma boa rotina de escovação regular para se manterem limpos e nunca precisarem de um banho.

  • Escovar o pelo do seu gato uma ou duas vezes por semana ajuda a limpar a sujeira, a pele morta e os pelos da pelagem.
  • Gatos de pelo médio e comprido podem precisar de escovação com mais frequência para evitar o banho.
  • Sua rotina de escovação deve abranger o trabalho em todas as áreas do corpo do gato, da cabeça aos pés (ou cauda!) e usar uma ferramenta de tamanho adequado para o tipo de pelo do seu gato.
  • Uma escovação superficial não será tão eficaz, então planeje fazer disso uma atividade com algum tempo dedicado a cada semana.

Área principal

Ao dar banho no seu gato, evite limpar a cabeça, as orelhas e o rosto na banheira. Pode incomodar o gato ter água ao redor dos olhos e região facial em um momento em que já está muito estressado. 

Você também não quer correr o risco de colocar água com sabão em seus olhos e ouvidos.

  • A melhor maneira de limpar a cabeça é usar um pano quente e úmido e passar suavemente ao redor do rosto, sob o queixo e atrás das orelhas.
  • Não coloque xampu ou sabão no pano a menos que o rosto esteja muito sujo, caso em que a PetMD recomenda usar uma solução muito diluída de xampu e água no pano.
  • Você pode usar o pano ou uma bola de algodão úmida para limpar suavemente sob os olhos do gato.
  • Use bolas de algodão para limpar suavemente o interior das orelhas. Você pode usar uma bola de algodão limpa ou umedecê-la com uma solução feita especificamente para limpar as orelhas de um gato.
  • Converse com seu veterinário sobre o tipo certo de solução de limpeza de ouvido a ser usada. Não use remédios caseiros como peróxido de hidrogênio, vinagre ou álcool.

Se o seu gato estiver ansioso durante esse processo, tente alimentá-lo com algumas guloseimas excelentes enquanto você limpa a cabeça dele lentamente, ou peça a outra pessoa que dê as guloseimas para você enquanto você trabalha no gato.

Use um profissional

Se o seu gato ainda precisar de um banho e você não puder fazê-lo porque o gato está com muito medo ou se torna agressivo, converse com seu veterinário. 

Muitas clínicas veterinárias oferecem serviços de tosa para seus clientes e podem ajudá-lo a dar banho no seu gato. Há também groomers profissionais que podem fazer isso também. 

Se você escolher um tosador, peça referências locais ao seu veterinário e certifique-se de que a pessoa tenha experiência em trabalhar com gatos, especialmente aqueles que não estão satisfeitos com a perspectiva de um banho.

8 – Perdendo o medo de dar banho no seu gato

Dar Banho no Seu Gato de Estimação-03
Imagem: (retirada do Google)

Enquanto alguns donos de gatos podem sentir uma sensação de pavor ao pensar em dar banho no seu gato, há momentos em que será inevitável manter seu gato saudável. 

Existem também opções alternativas que não envolvem um banho completo se o seu gato realmente odeia água. 

Se tudo mais falhar, converse com seu veterinário sobre ter seu gato preparado pela equipe da clínica ou por um profissional experiente com gatos.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso blog de dicas e informações gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

ARTIGOS RELACIONADOS